04/03/2024 às 16h00min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h03min

“Pequenos Pintores Online” promove imersão de crianças de Mandaguari no mundo da arte

Projeto conta com acervo de livros e materiais artísticos, e oficinas de pintura lúdica para crianças de escolas públicas

Da redação
Bruna Campos

Com o intuito de aflorar a criatividade das crianças de Mandaguari (PR), o projeto “Pequenos Pintores Online” acontece na cidade na quarta-feira (06/03), quinta-feira (07/03) e sexta-feira (08/03). Serão entregues sete estruturas com materiais artísticos e livros que vão auxiliar em oficinas de pintura lúdica. Os horários das entregas das estruturas e das oficinas estão listados abaixo.

 

As oficinas serão distribuídas de forma virtual, em vídeos de até 60 minutos, e nelas serão apresentadas histórias de grandes pintores e artistas brasileiros e internacionais, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci e outros. Durante a oficina, os alunos poderão criar suas próprias obras de arte com os materiais disponíveis, entre eles, tintas, pincéis, telas e papéis especiais.

 

Ao final das oficinas, os alunos serão orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos para, por fim, poderem expor os trabalhos realizados.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE entre 2014 e 2018, 37% da população de pretos e pardos vivem em cidades sem museus, contra 25% da população branca. Ações como o projeto “Pequenos Pintores Online” ajudam a aumentar o acesso e o interesse da população geral pela arte.

 

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Pequenos Pintores Online” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Sancell, apoio da Incentivar, e patrocínio da Romagnole, uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, que anualmente apoia projetos de cultura e outras frentes via incentivo fiscal.

 

“O projeto Pequenos Pintores Online' está em sintonia com os valores da Romagnole por contribuir para a melhoria da educação pública e estimular a criatividade das crianças”, afirmou a coordenadora de Gestão de Pessoas da Romagnole, Aparecida Nogueira Bravo.


Sobre a Romagnole: Há 62 anos produzindo e comercializando soluções para o setor elétrico no Brasil e no exterior, a Romagnole tornou-se uma referência não só pela eficiência e qualidade dos seus produtos, mas também pelo sua forte atuação na área de responsabilidade social e sua contribuição para o desenvolvimento humano e econômico das comunidades nas quais está inserida. Ao apoiar este projeto e facilitar o acesso à cultura para os alunos da rede pública municipal, a empresa reforça seus vínculos com a comunidade local, fortalece os princípios e valores da companhia e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do município.


 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Romagnole. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


 

Serviço:

“Pequenos Pintores Online” em Mandaguari/PR

Datas, horários e locais:

 

Quarta-feira (06/03/2024) - 08h30

Instituição: Escola Municipal Bom Pastor

Endereço: Rua João Ernesto Ferreira, 1359 - Centro


 

Quarta-feira (06/03/2024) - 10h00

Instituição: Escola Municipal Profª Angelina Teixeira Pinheiro

Endereço: Rua Jacob Evaldo Stadler, 80 - Jd. Boa Vista


 

Quarta-feira (06/03/2024) - 14h00

Instituição: Escola Municipal Profª Yolanda Cercal Da Silva

Endereço: Rua Manoel Antunes Pereira,1132 - Centro


 

Quinta-feira (07/03/2024) - 10h00

Instituição: Apae Mandaguari

Endereço: Rua Rio Branco,572 -Jd. Esplanada


 

Quinta-feira (07/03/2024) - 14h00

Instituição: Escola Municipal Dr. Ary Da Cunha Pereira

Endereço: Rua Carlos Gomes, 303- Jd Esplanada


 

Quinta-feira (07/03/2024) - 15h00

Instituição: Escola Municipal Walter Antunes Pereira

Endereço: Rua Maria Benedita Nistoreni Giacomini, S/Nº


 

Sexta-feira (08/03/2024) - 10h00

Instituição: Escola Municipal Francisco Romagnole Junior

Endereço: Rua Ludovico Falkowiski, 103

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp