01/03/2024 às 19h28min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h06min

Virgínia Barros cria calçados exclusivos para Lisboa Fashion Week 2024

Designer radicada em MG estreia na semana de moda de Lisboa

Tangerina Conteúdo
Virgínia Barros
Virgínia Barros cria calçados exclusivos para Lisboa Fashion Week 2024

 ‘Tênis Bolha’ e ‘Tênis Virgínia Barros’ serão apresentados no desfile da estilista Lidija Kolovrat. Os calçados serviram de inspiração para a criação de coleção inédita
  
De 07 a 10 de março, acontece em Portugal a Lisboa Fashion Week, primeira semana de moda a surgir após as grandes capitais de estilo, como Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Para marcar sua estreia no evento, a sapateira Virgínia Barros criou dois modelos exclusivos em collab com a estilista Lidija Kolovrat: Tênis Bolha, em jacquard de bolinhas irregulares, e Tênis Virgínia Barros, em tricot com estampa digital de borra de café, que também é o tema do desfile. As peças farão parte do desfile da estilista, programado para 10/03, às 18h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site oficial do evento (modalisboa.pt).

Virgínia Barros descobriu o trabalho de Lidija Kolovrat em novembro do ano passado, durante uma viagem a Lisboa, e descreve o encontro como uma paixão à primeira vista. "Ela possui uma identidade única. Assim que nos conhecemos, em questão de minutos, sentimos uma forte conexão. Estávamos entusiasmadas com as possibilidades do que poderíamos criar juntas, e ao sair do ateliê dela, já tinha a ideia de realizarmos o próximo desfile na Semana de Moda", recorda.

Foi assim que nasceram os Tênis Bolha e Tênis Virgínia Barros, ambos com sola em PU (Poliuretano) emborrachado, sendo o primeiro em jacquard com bolinhas irregulares e o segundo em tricot com estampa digital de borra de café. Para proporcionar ainda mais conforto, as palmilhas foram desenvolvidas em PU Hiper Soft de alta qualidade, uma tecnologia que absorve o impacto e garante uma experiência mais confortável ao caminhar.

Coleção Aquática
Em paralelo aos calçados que serão apresentados no desfile de Lidija, Virgínia Barros desenvolveu a coleção "Aquática", cujo lançamento está programado para março no Brasil e em Portugal. "Os tênis foram inspirados na expressão 'fixe', amplamente utilizada em Portugal para descrever algo considerado 'cool e descolado'. Apesar da tradução em inglês remeter a peixes, sua origem não está relacionada a eles; são palavras homófonas. Aquática deseja ser 'fixe'!", afirma Virgínia.

Com peças guiadas na vida aquática, a coleção visa trazer o máximo conforto, para que todos possam desbravar o dia a dia com facilidade e estilo, como se estivessem caminhando pelo fundo do mar. O diferencial dos calçados são os seus bordados tridimensionais, com brincadeiras que se complementam. Parte dos bordados são feitos à mão, incluindo detalhes como corais, pérolas, escamas e peixes.


Sobre Virgínia Barros
A sapateira e estilista autoral Virgínia Barros está presente no mundo da moda há mais de 20 anos. Radicada em Minas Gerais, a gaúcha imprime o traço autoral em coleções temáticas de calçados feitos à mão. Conhecida por calçar artistas brasileiros, como Hugo Gloss, Leilaine Neubarth e Tais Araújo, a designer também desenha e fabrica roupas minimalistas, feitas em tecidos de fibras naturais.
Jornalista de formação, Virgínia Barros estudou moda e foi professora de Desenho e História do Sapato no curso de Estilismo da Escola de Belas Artes da UFMG.
Hoje, a marca Virgínia Barros está presente em quatro importantes endereços do Brasil: Savassi, Mercado Novo - ambas em Belo Horizonte (MG), em Brasília, no Shopping Liberty Mall (DF) e Pinheiros (SP). A grife também conta com e-commerce com entregas para todo o Brasil.


Serviço – Virgínia Barros na Lisboa Fashion Week 2024
Data: 10 de março
Horário: 21h horário do Brasil
Local: Pátio da Galé
Endereço: Rua do Comércio ala poente 1100-148 – Lisboa/Portugal
Instagram Virgínia Barros: @virginiabarrosoficial
Instagram Lidija Kolovrat: @lidijakolovrat
Instagram Lisbon Fashion Week: @lisboafashionweek
Site Virgínia Barros: https://virginiabarros.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp