01/03/2024 às 14h12min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h04min

Gabi Medvedovsky se despede de Keyla na última temporada de As Five: “Estou ansiosa pelos próximos capítulos da minha vida”

A atriz de 31 anos conta como ganhou o papel que mudou sua vida, relembra a trajetória que a levou para a TV e se mostra ansiosa para o futuro

Balancê
Créditos: Ángel Castellanos/Divulgação
Pode-se dizer que a nova e última temporada de As Five, que estreia nesta sexta-feira (1), no Globoplay, marca uma virada de jogo importante na carreira de Gabi Medvedovsky. A atriz, de 31 anos de idade, se despede da personagem Keyla, que nasceu em “Malhação - Viva a Diferença”, em 2017, seu primeiro trabalho na TV, e fez tanto sucesso que ganhou protagonismo e série própria no serviço de streaming, ao lado do quarteto formado por Ana Hikari, Manoela Aliperti, Daphne Bozaski e Heslaine Vieira.

Foi por causa da personagem Keyla, que no primeiro capítulo deu à luz em pleno metrô, que o quinteto de jovens amigas se formou, levando esta temporada da série infanto-juvenil da Globo a índices de audiência não vistos em mais de uma década. Nas preciosas mãos de Cao Hamburger no roteiro e Paulo Silvestrini na direção, “Viva a Diferença” também atravessou as fronteiras da televisão, tornando-se um fenômeno nas redes sociais com fandom formado por milhões de pessoas. Em 2018, o projeto recebeu o Emmy Internacional Kids na categoria melhor série, prêmio inédito na história do programa.

Não à toa que o sinal verde para a produção de “As Five” veio logo em seguida do final de “Malhação”, ainda que tenha estreado três anos depois. Foi a primeira vez que personagens da “novela” ganharam um spin-off. “Quando tive que me despedir dela, foi como viver um luto. Senti que tínhamos mais histórias para contar”, conta Gabi, ao relembrar as últimas gravações de “Viva a Diferença”, em 2017.

Desta vez, o sentimento é agridoce. “Eu sempre vou levar um pouquinho da Keyla dentro de mim. Estou triste por dar tchau, mas feliz porque entregamos um trabalho muito bonito, muito bem feito, no qual uma equipe inteira se esforçou”, diz ela, sobre o encerramento deste ciclo na carreira. Gravada em 2022, nesta terceira e última temporada, Keyla finalmente consegue respirar aliviada após passar por diversos “corres”, encontrar o amor em Edu (personagem interpretado por Samuel de Assis) e felicidade nos negócios. Mas nem tudo são flores: ela vai entrar em conflito com Tina (Ana Hikari), por motivos relacionados a esse relacionamento e o direcionamento da casa noturna que elas abriram juntas, a Ladeira das Minas.

TEATRO MUSICAL

Formada em publicidade e também em balé clássico, Gabi tem dedo para a arte desde criança. Toda vez que via oportunidade, tratava de inserir algum contexto artístico em seus trabalhos de faculdade e de escola. O tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso na publicidade, ela lembra, foi uma análise mercadológica de inserção cultural de peças americanas no Brasil. Para isso, convenceu a diretora do curso a trazer um orientador da faculdade de jornalismo, crítico de teatro. Pouco antes, ela havia se encantado com musicais da West End durante uma viagem com amigas a Londres, quando decidiu que queria mudar os rumos profissionais.

“Fui estudar mais esse universo e, em paralelo, terminei a faculdade de publicidade”, conta ela, que foi se aperfeiçoando na atuação, dança e canto enquanto encerrava o curso em Porto Alegre, onde morava desde os dois anos de idade.

Sua primeira oportunidade profissional nos palcos foi em 2015, no “
Natal Luz 30 anos - Natal Pelo Mundo, espetáculo histórico de Gramado, no Rio Grande do Sul, que, na época, estava celebrando três décadas. Gabi, que também tem paixão por cantar, esperava um papel no coral, mas surpreendeu-se ao ser aprovada para a personagem de uma boneca bailarina, em que teria que colocar para jogo seu talento como atriz.

Após a temporada de quatro meses, ela fez as malas e mudou-se para São Paulo, onde se inscreveu em mais especializações na área da atuação. Neste primeiro ano, angariou um papel no musical “Godspell”, no qual interpretava Robin Lamon. Foi a experiência no teatro paulistano que a fez ter coragem para fazer um teste para “Malhação - Viva a Diferença”, após uma caça-talentos da Globo ter feito uma visita na escola em que estudava, convidando os alunos para uma conversa.

Assim, Gabi foi chamada para um workshop e, consequentemente, para testes com o diretor Paulo Silvestrini, onde, sem saber, já estava interpretando Keyla. No mais importante deles, a atriz teve que improvisar por vários minutos, e aproveitou o momento para também mostrar seus talentos no canto. O sim veio no dia 24 de dezembro de 2016, mudando a sua vida.

SUCESSO INSTANTÂNEO

“Viva a Diferença” foi uma temporada de Malhação tão fora da curva, que acabou ganhando uma reprise em 2020, durante a pandemia, superando seu próprio recorde de audiência. Com um milhão de seguidores e um fã-clube dedicado, Medvedovsky conta que não se deslumbrou com a fama instantânea porque já era um pouco mais velha quando ganhou a personagem. “Eu já tinha mais responsabilidade, estava com 24, 25 anos, e trabalhava muito, o elenco todo estava imerso naquelas personagens”, conta ela, que gravou a primeira temporada de “As Five” na sequência e voltou a São Paulo para a peça de temática feminista “Lugar de Escuta”. “O teatro ajuda a colocar os pés no chão”, afirma.

Em 2021, Gabi ganhou sua primeira protagonista na Globo, a Pilar de Nos Tempos do Imperador. Ambientada no século 19, a novela estava prevista para 2020, mas sofreu adiamentos por conta da pandemia e tinha no elenco Selton Mello, Michel Gomes, Mariana Ximenes, Vivianne Pasmanter, Alexandre Nero e Heslaine Vieira, entre outros grandes artistas.


Com a despedida de As Five, Gabi quer se dedicar aos trabalhos no cinema, mais uma vez voltar aos palcos, e, quem sabe, amarrar um projeto musical. Não sem antes fazer um balanço de como Keyla e ela amadureceram juntas nesses quase sete anos fazendo a personagem. “Nessa virada dos 30, me sinto mais madura tanto profissional quanto emocionalmente [...] Estou ansiosa para o próximo capítulo da minha vida.”

A terceira temporada de As Five estreia na sexta-feira (01/03) com todos os episódios disponíveis na Globoplay.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp