01/03/2024 às 17h56min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h03min

Conheça a programação de exposições do 13º Festival de Fotografia de Tiradentes

Serão mais de 20 mostras de fotógrafos nacionais, internacionais e de prestigiadas instituições

Luciana Rodrigues d'Anunciação
http://fotoempauta.com.br/festival2024/
Leo Lara - Foto em Pauta
Entre os dias 6 e 10 de março, a 13ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes vai movimentar a cidade histórica com 22 exposições gratuitas em 13 espaços: Centro Cultural Yves Alves, Largo das Forras, Museu de Sant'Ana, IPHAN, Centro Cultural Aimorés, Quatro Cantos Espaço Cultural, Vila Foto em Pauta, Teatro Casa de Boneco, Instituto Rouanet, Plano B, Museu Padre Toledo, Taberna d’Omar e Galeria Birot Zucco.

Diversas mostras contarão com visitas guiadas ou bate-papo com os curadores. Algumas delas poderão ser vistas até o fim de março. A programação completa das exposições está disponível no site oficial do evento http://fotoempauta.com.br/festival2024/exposicoes/.

“O Festival recebe colaborações de instituições diversas como a UFMG, que vai realizar duas exposições, o Instituto Rouanet e a Vento Leste, que vão promover uma mostra cada. Recebemos ainda artistas independentes de todo o país que buscam o evento para mostrar os seus trabalhos. A cidade começa a ser ocupada pela fotografia de uma forma orgânica e esse é um fenômeno muito interessante do nosso evento”, destaca Eugênio Sávio, idealizador e diretor artístico do Festival.

Retratos da Terra
Nas exposições do 13º Festival de Fotografia de Tiradentes, fãs das artes visuais, turistas e o público em geral poderão conferir imagens de cidades, de natureza, de conflitos, de meios de transporte, de pessoas, de famílias, do universo feminino, entre outros temas.

Destaque para mostras que dialogam, de diferentes formas, com a terra - temática da 13ª edição do Festival. Como a exposição “Eztetyka da Terra” que reúne trabalhos provenientes de diversas partes do mundo, produzidos em épocas distintas, formatos e objetivos, de 13 artistas diferentes. Em comum, as obras têm a base fotográfica e a preocupação com o registro, a interpretação e o envolvimento com questões relativas às organizações dos agenciamentos terrestres.

Como a Terra é tornada habitável e propícia à vida, como ela vem sendo ocupada por humanos e uma infinidade de outros seres, como as diversas multiplicidades que a compõem se organizam para produzir o vivo e o não vivo e como se formam rochas, animais, plantas, organismos moleculares, grandes fenômenos micro e macroscópicos são temas desta exposição. A mostra poderá ser vista até o dia 30 de março no Centro Cultural Yves Alves. E no dia 7 de março, quinta-feira, às 20h, o público poderá participar da Conversa com os curadores e artistas participantes.

Também no Centro Cultural Yves Alves, a exposição “Retratistas do Morro” poderá ser vista no foyer até 30 de março. A mostra apresenta parte do acervo de mais de 250 mil fotogramas produzidos para o projeto Retratistas do Morro, realizado no período de 1960 a 2000, por fotógrafos que atuaram em vilas, favelas e comunidades da capital mineira. A mostra traz um recorte de registros do cotidiano dos moradores de Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, segunda maior favela do Brasil, feitos pelos fotógrafos mineiros João Mendes e Afonso Pimenta. No dia 9 de março, às 11 horas, o curador Guilherme Cunha participará de um bate-papo com o público no auditório do Centro Cultural Yves Alves.

Já o Largo das Forras será palco da exposição “Serra de Todos Nós”. A mostra é realizada a partir de imagens realizadas por 16 moradores de Tiradentes e região como uma forma de celebração e homenagem à Serra de São José, ressaltando sua importância na constituição da paisagem e do imaginário tiradentino. A serra, que exerce fascínio por sua beleza natural, é também abrigo de diversas espécies de animais e plantas que merecem ter seu habitat preservado. As fotografias selecionadas revelam não apenas a riqueza e a diversidade ambiental deste marco geológico, mas também destacam a luta contínua dos moradores locais pela preservação deste símbolo regional.

E o Museu de Sant’Ana recebe, até 29 de março, a exposição “Poéticas da Floresta”. A mostra é o testemunho do encontro entre os fotógrafos Renato Soares e Piratá Waurá. Atravessando a fronteira de seus territórios, os dois artistas se encontram na linguagem fotográfica e constroem uma poética estreitamente ligada à floresta e aos povos do Território Indígena do Xingu. Através de retratos, de pinturas corporais, dos rostos das crianças, das plumas dos animais Renato e Piratá transportam os visitantes para um mundo onde as pessoas estão entrelaçadas aos múltiplos elementos da Terra. As imagens nos mostram não apenas a profunda relação entre o povo Wauja e o ambiente que as cerca, mas também a estreita conexão entre os fotógrafos com seus temas. No dia 9 de março, sábado, às 12 horas, o público poderá participar de uma visita guiada à exposição com a presença dos artistas.

Fotolivros
O evento receberá ainda, na Vila Foto em Pauta, duas mostras dedicadas ao livros de fotografia. A exposição de fotolivros do Prêmio Internacional FELIFA 2023, contará com os 18 fotolivros vencedores e finalistas da 4ª edição do Prêmio Internacional FELIFA (FELIFA-Festival de Libros de Fotografía y Artes Gráficas). Realizado pelo maior festival de fotolivros da América-latina, o prêmio destaca as etapas que um livro de fotografia percorre até que seja publicado, dá visibilidade aos atores envolvidos e distingue os múltiplos saberes que tornam possível um fotolivro.

A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS) apresenta a mostra com as obras selecionadas da Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2023. A iniciativa, que acontece desde 2017, foi criada no mesmo ano para aprofundar os vínculos do Instituto Moreira Salles com a produção contemporânea de fotografia voltada ao meio editorial. Este ano foram selecionadas publicações, entre fotolivros, zines, catálogos e livros de fotografia de todas as regiões do Brasil, além de países da América Latina e da Europa.

13º Festival de Fotografia de Tiradentes
O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua décima terceira edição entre os dias 6 e 10 de março de 2024, na cidade histórica mineira. A programação intensa, diversificada e gratuita contará com exposições, debates, palestras, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas. A programação completa está disponível no link http://fotoempauta.com.br/festival2024/.
O 13º Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CBMM, do Itaú e da Rede.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp