03/03/2024 às 07h46min - Atualizada em 03/03/2024 às 16h02min

Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte são os temas da 5ª edição do curso de pós-graduação da  Clínica Pomar

A coordenadora Angela Philippini quer aprimorar o trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.

PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 

"Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas".(https://www.tjdft.jus.br/)
 
 
A atenção para as questões da saúde no envelhecimento tem crescido nas últimas décadas, em razão do aumento da longevidade, com índices sem precedentes na história. Em todo o mundo, e especialmente no Brasil, marcado pelas desigualdades, a busca de qualidade de vida dos idosos surge como desafio, já que permitirá grandes melhoras na expectativa de vida como valiosa conquista humana e social.
 
 
Atenta a essas questões, a Clínica Pomar promove o curso de pós graduação lato sensu em Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte, trazendo não só o (re)conhecimento dos momentos de crises e perdas, como a descoberta de talentos e potenciais adormecidos, auxiliando em novas formas de 'ser' e 'estar'. A coordenação é de Angela PhilippiniArteterapeuta, psicóloga, diretora da clínica Pomar de Arteterapia, Presidente da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, Mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha e Doutora em Ecologia Social pelo EICOS-UFRJ .
 
 
O envelhecimento é um percurso complexo, multifatorial e desafiador como um caleidoscópio. Estratégias criativas, expressivas, redes de apoio diversas e muita informação podem facilitar essa caminhada. A 5a edição do curso de pós-graduação Lato Sensu em Envelhecimento Ativo está com as inscrições abertas e permite que o aluno conheça mais sobre o tema e habilite-se ao trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.
 
 
Sobre o curso
 
 
. Promover novas estratégias de inserção do idoso nas redes sociais e atividades intergeracionais da comunidade em que vive, estímulo à participação ativa, com ênfase em experiências com arte e cultura, favorecendo a criação de formas mais inovadoras e criativas de utilização e administração do tempo. 
 
 
. Capacitar os alunos a promover oportunidades e experiências que gerem prazer e bem-estar ao indivíduo que envelhece, favorecendo a sua participação natural em ações comunitárias, propiciando bem-estar e melhor qualidade de vida. Informar que programas e políticas de envelhecimento ativo devem reconhecer a necessidade de incentivar e equilibrar responsabilidade pessoal (cuidado consigo mesmo), ambientes amistosos para o idoso e solidariedade entre gerações. 
 
 
. Capacitar para o assessoramento de famílias de idosos e os indivíduos que precisam planejar, preparar-se para a velhice, e precisam se esforçar pessoalmente para adotar uma postura de práticas saudáveis em todas as fases da vida. 
 
 
. Instrumentalizar profissionais de áreas diversas para que os ambientes de apoio voltados para o idoso facilitem opções saudáveis que sejam de fácil acesso em múltiplos sentidos (econômico, geográfico e de acolhimento). (OMS, 2015 p.18) 
 
 
Sobre a Clínica Pomar
 
 
A Clínica POMAR  tem 39 anos de  funcionamento, sendo que há 36 anos consecutivos dedica-se ao treinamento e difusão da Arteterapia.  Organizou o  primeiro  e segundo Congressos Brasileiros de Arteterapia, e mantém publicações regulares sobre este processo arteterapêutico, incluindo a coleção de Revistas de Arteterapia Imagens da Transformação,  com 15 exemplares, seis livros de Arteterapia (Para Entender Arteterapia: Cartografias da Coragem – na sexta edição); (Arteterapia: Métodos, Projetos e Processos - na terceira edição);  (Linguagens e Materiais  Expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades, na segunda edição) (Grupos em Arteterapia:redes coloridas para colorir vidas - na segunda edição), (Caminhos da Arte: a construção do envelhecimento ativo(Imaginário em Arteterapia) e dois livros: 'Celebrações' e  'Reencantamentos', na segunda edição ,  
sobre a aplicação terapêutica de contos em contextos clínicos e educacionais, incluindo CD com as narrativas e músicas das histórias.
 
 
Sobre a metodologia de ensino
 
 
 Aulas expositivas, leituras e debates de textos, filmes, dinâmicas de grupo, experiências com modalidades expressivas diversas, participação de atividades de campo relativas a fazeres artísticos, voltadas (ou não) ao público idoso.
 
 
Sobre a equipe docente
 
 
. Angela Philippini (coordenadora ) - Envelhecimento ativo / Psicologia analítica
. Marcia Costa - Oficina de criatividade
. Marcelo Adão dos Santos - Neurociência / Neuroestética
. Paulo Antunes - Teatro Terapêutico
. Cristiane Gerolis - Movimento Terapêutico
. Alex Xavier Flores - Bioética / Cuidados Paliativos
. Priscila Ferreira - Consciência Corporal / Dança
. Nivea Freitas - Fotografia / Memória Afetiva
. Bruna Estrella - Alimentação Natural
. Bernardo Arraes - Metodologia de Pesquisa
. Danielle Spada - Mídias Digitais
. Luiz Costa Lima Neto - Música
. Tiago Pereira de Souza - Música
 
 
Informações e inscrições
 
Pomar
Contatos: (21) 99677-3636 / 98221-0475
Início: 12 de março de 2024
Duração: 18 meses
Com aulas síncronas integralmente on-line pela plataforma Google meet sempre às feiras das 18 às 22h ( horário do Brasil)
Vagas limitadas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp