29/02/2024 às 10h40min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h06min

Viagem ao passado: O poder das fragrâncias nas memórias afetivas

Perfumes e fragrâncias possuem o poder de nos teletransportar para momentos importantes do passado

Pedro Amaral
(Imagem: Envato)
 

Cheiro de comida da avó, tons amadeirados da casa de campo e ervas terapêuticas são alguns exemplos de fragrâncias que conectam o corpo aos ambientes e são capazes de provocar sentimentos. Cada um com suas lembranças, os estímulos sensoriais gerados pelo olfato marcam memórias afetivas.

Com um nome de origem italiana, assim como o seu fundador, Leopoldo Mesquita, a marca L’acqua Di Fiori foi lançada sobre a premissa de buscar o melhor da perfumaria europeia, explorando as raízes do Mesquita para criar produtos de alta qualidade e verdadeiramente exclusivos.

Contudo, a empresa enfrentou desafios significativos, incluindo a doença e morte do fundador no início do ano de 2021, a transferência do negócio para os filhos, o fechamento de centenas de lojas e o encerramento da fábrica em 2019. Apesar das dificuldades, a L'acqua Di Fiori nunca deixou de ser lembrada, permanecendo na memória afetiva e olfativa das pessoas.

O histórico da marca, com participações em novelas como Top Model, da TV Globo, e rostos conhecidos em suas campanhas, como a atriz Maria Fernanda Cândido, adiciona nuances à narrativa de ressurgimento. No Brasil, onde a fragrância é uma parte significativa da cultura, 78% da população consome perfumes, em comparação com 50% na Europa, aproximadamente 30% nos Estados Unidos e menos de 2% na China. Este mercado em ascensão prevê uma expansão anual de 6,3% até 2027, de acordo com a pesquisa da Statista.

Leandro Terada, CEO  e sócio da marca fala de como as fragrâncias possuem o poder de acionar memórias afetivas. “Os aromas e as fragrâncias de perfume têm um poder incrível de evocar memórias e emoções. Essa conexão entre cheiros e memórias é tão forte que muitas vezes podemos ser transportados de volta no tempo e reviver experiências passadas. Um simples cheiro pode nos fazer lembrar da casa da avó, do primeiro amor ou até mesmo de um momento traumático”, reforça.

Para Leandro, ao escolher um perfume é importante considerar os ingredientes usados na sua composição. Alguns como a lavanda e o jasmim são conhecidos por suas propriedades relaxantes e podem ajudar a evocar sentimentos de calma e tranquilidade. Outros ingredientes, como a baunilha e o coco, podem evocar memórias doces.

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Pedro Amaral - [email protected] - (11) 99460-2979

Laíse Marcondes - [email protected] - (12) 99674 5960


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp