29/02/2024 às 12h37min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h03min

Cidade de Guaiçara recebe etapa de campeonato de Futebol da Fundação CASA

Participarão dos jogos os centros socioeducativos das cidades de Araçatuba, Rio Preto e Lins

Assessoria Fundação CASA
FCASA

75 jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA localizados nas cidades de Araçatuba, Rio Preto e Lins participam nesta quinta-feira (29/02) da etapa regional da XIX Copa CASA de Futebol de Campo.
Os jogos acontecerão no campo do Centro Desportivo Natal Alves, localizado na cidade de Guaiçara.
Em jogo, estarão as equipes dos CASAs Araçatuba, Araçá, São José do Rio Preto, Rio Dourado e Vitória Régia (ambos da cidade de Lins).
A equipe vencedora terá a oportunidade de representar a região Oeste de São Paulo na etapa estadual do Torneio.
Atualmente, cinco times já estão classificados para etapa estadual: as equipes dos CASAs Guarulhos, representando o Vale do Paraíba (DRVP), CASA Limeira, representando a região Metropolitana de Campinas (DRMC); CASA Botucatu, representando a região Sudoeste (DRS); o CASA Ouro Preto, da capital paulista, representando a Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); e o CASA Juquiá, também da capital, representando a Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE).

XIX Copa CASA
A XIX edição da Copa CASA de Futebol contará com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), após uma reunião entre os representantes das Instituições renovar a parceria.
A parceria entre a FPF e a Fundação CASA para realizar a competição já existe há 19 anos, com a Federação cedendo materiais, como espaços para os jogos nas etapas finais, bolas, troféus e medalhas para as equipes campeãs. Além disso, uma equipe de arbitragem oficial apitará as partidas finais da competição.
De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o esporte é essencial para os adolescentes. “O futebol, especialmente, desempenha um papel crucial na vida dos jovens da Fundação CASA. Por meio dele, promovemos valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”, destacou.
Já o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, destacou a importância do vínculo entre as Instituições. “A parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a edição da Copa CASA é uma oportunidade única para os jovens da Fundação CASA se envolverem em uma competição estruturada, que promove a inclusão, o respeito e os valores positivos por meio desse esporte”, concluiu.
O superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, destaca ainda o papel do futebol na saúde física dos jovens. “As práticas esportivas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na melhoria da saúde física e mental dos jovens, ajudando na reintegração social e na construção de um caminho positivo para o futuro”, afirmou.

Sobre a Copa CASA de Futebol
A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
O campeonato se divide em duas fases: a regional e a estadual. No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.
A Instituição promove o evento, anualmente, desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve uma edição.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp