28/02/2024 às 16h34min - Atualizada em 29/02/2024 às 04h03min

Filme sobre os impactos do crime ambiental de Brumadinho tem sessão especial gratuita em São Paulo

Dirigido por Paul Heritage e Marcelo Barbosa, "Vale? Cinco Artistas Diante do Maior Crime Ambiental do Brasil "será exibido em 5 de março, às 21h, no CineSesc, com bate-papo após a sessão

ATTi Comunicação & Ideias
Divulgação
Fevereiro de 2024 - Cinco anos após o colapso da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que matou quase 300 pessoas, e com avanço dos processos indenizatórios nas cortes da Europa, o centro de arte e pesquisa para justiça social e climática People 's Palace Projects, da Universidade de Queen Mary, em Londres, exibe o documentário Vale? (30') em sessão única e gratuita no CineSesc, no dia 5 de Março às 21 horas. Os ingressos podem ser retirados a partir das 20h, na bilheteria do cinema. O evento está sujeito à lotação.
 
A exibição do documentário será seguida de uma conversa com os diretores do filme, Marcelo Barbosa (Indianara, 2019) e Paul Heritage, e com Felipe Hotta, advogado da firma responsável pelas ações dos casos Brumadinho e Mariana, na Inglaterra e na Alemanha[JR1] . O rapper de Itabira, Thiago SKP, também participa com uma performance.
 
O documentário aborda o rompimento da barragem de Brumadinho e direciona o olhar ao impacto dessa tragédia à arte e cultura da região. Cinco artistas de Minas Gerais compartilham suas vivências, dores, preocupações e esperança com música, sons, rap e performances de circo.
 
Em Vale? Jô Alves (palhaça Jojo, Passagem de Mariana), ator e diretor de teatro Lucas Fabrício (Nova Lima), Rei Batuque (Quilombo de Marinhos, Brumadinho), músico Vitor Elias (Banda São Sebastião, Brumadinho) e o rapper e poeta Thiago SKP (Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira) - falam sobre o reflexo da mineração e dos acidentes decorrentes dessa atividade no trabalho deles como artistas. Para eles, a arte e a cultura, embora abaladas pelos crimes ambientais, têm sido usadas como ferramentas de resiliência e fortalecimento dos laços sociais para as comunidades afetadas na região.
 
A centenária Banda São Sebastião de Brumadinho foi a primeira a oferecer conforto aos parentes das vítimas da tragédia, com música. 
 
"Naquele momento a gente sentiu que a comunidade precisava de acalento e a nossa arte foi uma forma de manifestar nossos afetos", diz Vítor Elias que vê na música uma missão de prestar serviço à sociedade.
 
'Quanto vale a vida? Quanto vale? Quanto vale? A dor de quem chora, quanto vale? Gerar emprego, por comida na mesa, não fazem por você mas pelo lucro da empresa. Thiago SKP
 
A mineração citada em muitos versos de Carlos Drummond de Andrade também permeia a arte do rapper e educador de Itabira, Thiago SKP, autor da música-tema do documentário. "Essa música e o filme nos instigam a ter coragem de questionar para que haja alguma mudança", diz SKP.
 
O filme faz parte do projeto de pesquisa internacional Raízes de Resiliência, que mapeou o valor do patrimônio cultural material e imaterial do Quadrilátero Ferrífero em parceria com cinco organizações artísticas locais diretamente impactadas pela atividade mineradora. O estudo também olhou para os efeitos ao meio ambiente na região em colaboração com artistas de Brumadinho, Nova Lima, Passagem de Mariana e Itabira. Leia mais
 
 
Serviço:
 
O que? Exibição do filme VALE? e bate papo com os diretores e convidados
Quando? Terça-feira, dia 5 março, às 21horas
Onde? CineSesc - Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo - Brasil
Ingressos: Entrada Gratuita (retirada de ingresso na bilheteria a partir das 20 horas)
 
Vale? Cinco artistas diante do maior crime ambiental do Brasil
Um filme de Paul Heritage e Marcelo Barbosa
 
Sinopse
Com música, poesia e performance circense, cinco artistas mineiros falam de suas dores, medos e esperanças quatro anos após o colapso da barragem de Brumadinho que matou quase 300 pessoas. Diante da destruição ambiental, o documentário volta o olhar para a arte e o patrimônio cultural de Minas Gerais e pergunta- quanto Vale?
 
 
Créditos:
 
Coordenação e produção: People's Palace Projects e Queen Mary University of London
Direção criativa: Paul Heritage
Direção de fotografia e câmera: Marcelo Barbosa e Joanna Ramos
Som direto: Luan Carlos, Wagner Borba e Diogo Muniz
Montagem: João Paulo Reys e Eduardo Viana
Correção de cor: Eduardo Viana
Motion Graphics: Breno Pineschi
Direção musical e trilha sonora original: Rafael Rocha
Produção musical: Rodrigo Campello no MiniStereo estúdio
Produção executiva: Brenno Erick
Gerente de projeto: Gustavo Möller
Assistente de produção: Elquires Sousa
Assistente de projeto: Natália Aguiar
Assessoria de imprensa e comunicação: Yula Rocha
Financeiro: Rafael Braga e Luciana Goulart
 
Financiamento do projeto: Arts and Humanities Research Council (AHRC), Global Challenges Research Fund (GCRF) e Department for Digital, Culture, Media & Sport (DCMS) do Reino Unido
Financiador regular da PPP:  Arts Council England (ACE)
 
Material de divulgação
Crédito: People's Palace Projects https://drive.google.com/drive/folders/1HmQlQmP-lCjS7BJsaENjhgznvEpBZF6i
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp