27/02/2024 às 15h05min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h06min

Benji Kaplan lança o videoclipe Xaxado em Alegria, primeiro single do álbum Untold Stories

No violão solo, Kaplan mescla memórias de uma viagem por Recife e Olinda com influências do erudito e da música instrumental no single que ganha versão animada por Rita Figueiredo

Patricia Dornelas
https://www.youtube.com/@benjikaplan
Cyntia Delconte
Xaxado em Alegria, primeiro single do sétimo disco da carreira de Benji Kaplan, violonista e compositor novaiorquino, está no ar! Na faixa que prenuncia o álbum Untold Stories, a ser lançado no dia 14 de março, Kaplan traz a alegria do xaxado em uma releitura virtuosa do ritmo, com trechos de alta dificuldade técnica que não tiram do ouvinte a vontade de dançar. Além da viagem pelo Nordeste brasileiro, o pequeno filho do compositor serviu de inspiração para a faixa, que traz o entusiasmo e a alegria de viver de uma criança.
 
O videoclipe foi realizado em animação 2D frame a frame, com o auxílio de uma caneta digital. Um efeito de caleidoscópio acompanha as imagens, que reverberam os belos harmônicos do violão enquanto a melodia se desenrola, convidando o espectador a descobrir elementos figurativos da animação que não estão em evidência. A criadora do clipe, Rita Figueiredo, é cantora e compositora com três discos lançados, e costuma criar seus próprios videoclipes, muitos deles premiados e selecionados em festivais internacionais. A parceria dos dois se estende também ao disco Benji & Rita, lançado em 2018.
 
Xaxado em Alegria carrega lembranças da viagem de dois meses que Kaplan realizou ainda muito jovem, mas que marcou profundamente sua carreira musical. Na época, visitou Olinda e Recife e viveu intensamente o período das festas juninas, conhecendo ritmos como o forró, o baião, o afoxé e o próprio xaxado. Inspirado na música Óia Eu Aqui de Novo, de Antônio Barros, que conheceu na voz de Gilberto Gil, e nas batidas do pandeiro e da zabumba, o músico imprimiu no seu toque violonístico uma forte dose percussiva que, nessa composição, fica em evidência. A influência da percussão nas mãos de Kaplan se faz sentir na melodia cíclica e agitada de Xaxado em Alegria, bem como nas animações de Rita que saltam aos olhos do espectador.  
 
Mesmo sendo composta muitos anos depois, em uma área rural dos Estados Unidos, Kaplan sente que imprimiu inconscientemente uma homenagem ao Brasil no single. O ambiente bucólico ajudou a trazer as memórias à tona, bem como a sensação de gratidão pela trajetória no país. Xaxado em Alegria antecipa o álbum Untold Stories, sétimo lançamento de Kaplan, que desta vez aposta em composições próprias, inéditas e no violão solo. O álbum flerta com outros gêneros musicais, como a valsa, o choro, a modinha e o erudito, sempre evidenciando o talento composicional e virtuoso do instrumentista ao violão. 
 
Xaxado em Alegria – Benji Kaplan
Lançamento: YouTube e demais plataformas digitais
 
Composição e violão: Benji Kaplan 
Criação, ilustração e animação: Rita Figueiredo 
Mixado e Masterizado por Homero Lotito no Reference Mastering Studio em São Paulo, Brasil
 
Sobre Benji Kaplan
 
Benji Kaplan é guitarrista, violonista, arranjador, cantor e compositor norte-americano. Possui sete discos gravados e 15 videoclipes lançados, muitos deles selecionados em festivais internacionais. Nascido em 1985, foi criado na cidade de Nova York mas suas influências musicais são diversas, indo desde a música cubana, europeia, africana e principalmente brasileira.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp