27/02/2024 às 21h23min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h03min

Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte

Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte - Março começa com “Solo de Cana” do diretor João Saldanha com texto e atuação de Izabel de Barros Stewart - dias 2 e 3

Cláudia Tisato
Créditos das fotos: Carol Pires

O Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o Palco Carioca Carlos Laerte. Até agora, já passaram pelo projeto o espetáculo "Suíte Rock", da Renato Vieira Cia de Dança e os “Jovens Coreógrafos”, com Márcio Jahú, Clara da Costa e Hugo Lopes. 

Em março, dias 2 e 3, o coreógrafo João Saldanha vai mostrar “Solo da Cana” com texto e atuação de Izabel Barros Stewart.

                                                                                                        (fotos: Carol Pires)

Sobre Solo da Cana 

“Solo da Cana” traz para cena um corpo de mulher que assume o lugar de fala de uma cana-de-açúcar, ícone da cultura mono-agro-pop, em diálogo com a platéia, versando sobre o cultivo de afetos entre os seres. Não se trata de antropomorfizar um ser vegetal, mas sim de criar condições para encarar o outro, o diferente, como sujeito ativo nas relações, atribuindo voz e agência àquela que foi considerada objeto inanimado na nossa cultura mercantilista. Solo da Cana trata de uma batalha entre o alargamento da fronteira agrícola e o atrofiamento do horizonte sensível, entre o superávit e a fome, na luta por um terreno que recupere o cosmo. Para além dos enquadramentos que classificam humanos e não humanos, o desafio aqui é perceber as interações que nos transformam materialmente e simbolicamente no inevitável convívio interespécies.

 

Acompanhada pelo diretor-jardineiro João Saldanha e com a parceria das produtoras Ana Paula Abreu e Renata Blasi, a artista Izabel de Barros Stewart se laça na dramaturgia ficcionalizando um depoimento vegetal: a perspectiva de uma cana-de-açúcar sobre os vínculos coloniais que deflagram um determinado modo de habitar a Terra e de se relacionar com o solo e suas gentes, revelando o racismo ambiental que permeia essas práticas.

A programação do Palco Carioca se estenderá por todo o mês de março e abril, trazendo ao Espaço Tápias renomadas companhias e grupos cariocas de dança, como Companhia Urbana de Dança, Sônia Destri, Esther Weitzman Companhia de Dança, Marcia Milhazes Companhia de Dança, Bruno Cezario, Angel Vianna Faculdade de Dança, Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas, Betina Guelmann, Grupo Tápias e Cia Étnica de Dança/Carmen Luz.

O espetáculo "Solo da Cana” que acontecerá nos dias 2 e 3 de março, às 20h, já está com ingressos disponíveis através da plataforma Sympla e na portaria do Centro Cultural Espaço Tápias. A programação do Palco Carioca promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da dança e da expressão artística. 

Homenagem a Carlos Laerte 

O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte é o primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. "Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto da nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar", diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural

 

 

Ficha técnica:

Texto e Atuação: Izabel de Barros Stewart

Direção: João Saldanha

Trilha Sonora: Antônio Saraiva

Preparação Vocal: Pedro Lima

Figurinos e Adereços: Mauro Leite

Iluminação: João Saldanha

Design Gráfico: Roberto Unterladstaetter

Fotografia Divulgação: Pedro Yytoá Rodrigues

Fotografia de Cena: Carol Pires

Direção de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Idealização: Izabel de Barros Stewart

Realização: Associação de Fomento Saúva

Programação Palco Carioca Carlos Laerte – Dança em Trânsito

Março 

- 2 e 3/3: João Saldanha - “Solo da Cana”

- 9 e 10/3: Companhia Urbana de Dança / Sônia Destri - “Dança de 9”

- 16 e 17/3: Esther Weitzman Companhia de Dança - “Breve“

- 23 e 24/3: Marcia Milhazes Companhia de Dança - “Guarde-me”

- 30 e 31/3: Bruno Cezario - “22:22”

 Abril 

- 6 e 7/4: Angel Vianna Faculdade de Dança - Encontro Angel Vianna e Tápias em “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”

- 13 e 14/4: Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann - “Antes de Tudo “

- 20 e 21/4: Grupo Tápias 

- 27 e 28/4: Cia Étnica de Dança/ Carmen Luz

 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

                                                    Sala Maria Thereza Tápias (foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias)

  

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré”conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

Serviço:

Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte 

[Dança ] “Solo da Cana” – João Saldanha

Dia 2 e 3 de março – sábado e domingo

Horário: 20h

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 40,00 inteira, R$20,00 meia-entrada – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) - Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca

Assessoria de imprensa

Alexandre Aquino – imprensa.alexandreaquino@gmail.com

(21) – 98842 3199

Cláudia Tisato – [email protected]

(21) – 99256-7350


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp