27/02/2024 às 20h35min - Atualizada em 28/02/2024 às 00h02min

Mostra "Os Melhores Filmes do Ano" da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ): Uma celebração cinematográfica anual

21ª edição - 7 a 17 de março - Estação Net Rio e Ponto Cine - A instituição completa 40 anos em 2024

Cláudia Tisato
  Assassinos da Lua das Flores - Crédito: Paramount

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) realizará a mostra anual "Os Melhores Filmes do Ano", entre os dias 7 e 17 de março. A 21ª edição do evento marca também os 40 anos da fundação da ACCRJ, que vem contribuindo de forma única para o entendimento do público frente à sétima arte.

A mostra é consagrada no calendário cinematográfico da cidade e destaca os 10 melhores filmes lançados comercialmente em 2023, eleitos democraticamente pelos críticos da Associação. Serão dois locais de exibição: de 7 a 13 de março no Estação Net Rio, com entrada a R$15, e de 12 a 17 de março no Ponto Cine, em Guadalupe, com entrada gratuita. Toda a programação está em https://www.blgentretenimento.com.br/.

“A ACCRJ chega ao seu 40º ano de criação absolutamente alinhada à realidade do cinema atual. Naquela primeira metade da década de 1980, ninguém, nenhum dos fundadores da entidade, poderia imaginar que um dia, como ocorreu com a seleção de 2023, assistiríamos a alguns dos melhores filmes do ano diretamente via streaming. O cinema evoluiu, acompanhou os imensos avanços tecnológicos dos últimos anos; se reinventou. E continua a se reinventar. O papel fundamental dos críticos, contudo, permanece o mesmo: refletir com profundidade, sempre e cada vez mais, sobre o que está sendo exibido na tela — seja ela de que tamanho for. Isso os membros da ACCRJ sempre fizeram, fazem e continuarão a fazer com inabalável maestria.” - afirma Ricardo Largman, presidente da ACCRJ.

Contando com o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, através do Pro-Carioca Audiovisual, a ACCRJ busca ampliar seu alcance, proporcionando a experiência cinematográfica a um público mais amplo e diversificado.

Sobre o Evento

A mostra, que se tornou referência na promoção da diversidade cinematográfica, reúne os filmes escolhidos pela crítica especializada em uma programação que contempla não apenas as projeções, mas também homenagens a personalidades do cinema, curso de crítica cinematográfica e debates conduzidos por especialistas renomados. E este ano, em especial, a mostra chega a Guadalupe, bairro onde nasceu o Ponto Cine, um exemplo de cinema social que remodelou a comunidade e se tornou referência e local para encontros culturais em um dos bairros com menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade do Rio de Janeiro.

O melhor filme este ano ficou com “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.

                                                                  Assassinos da Lua das Flores - Crédito: Paramount

Segue a relação dos filmes escolhidos:

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023) – Melhor Filme do Ano 

A BALEIA (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022)

DECISÃO DE PARTIR (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022)

OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022)

OS FABELMANS (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022)

OPPENHEIMER, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023)

PEARL, de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022)

RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)

TÁR, de Todd Field (EUA, 2022)

TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022)

Destaques

- Seleção Democrática: Os 10 melhores filmes foram escolhidos por votação democrática dos membros da ACCRJ, após quatro turnos de deliberação.

- Programação Abrangente: Além da exibição dos filmes eleitos, a mostra homenageará o ator e diretor José Celso Martinez Corrêa, o compositor Burt Bacharach, o crítico de cinema Michel Ciment e a atriz Léa Garcia, e ainda coroar o documentário "Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema" como Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023.

 O evento também promoverá curso e debates - serão dois por dia com a presença dos membros da ACCRJ.

- Iniciativa Cultural: A ACCRJ destaca a importância da crítica na orientação do público, oferecendo uma nova oportunidade de assistir ou revisitar obras notáveis lançadas ao longo do ano de 2023. 

Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade: Explore o Mundo da Sétima Arte

Prepare-se para uma jornada única no universo da crítica cinematográfica com o renomado crítico Mario Abbade (O Globo), membro da ACCRJ (www.accrj.com.br). Será de 13 a 15 de março, às 15h, no Ponto Cine (Estrada do Camboatá, 2.300, Guadalupe). Participe de um curso que mergulhará nas nuances e técnicas da crítica - aberto a profissionais de qualquer formação. As inscrições são gratuitas.

Detalhes do Curso:

Datas e Horários: 13 a 15 de março, às 15h.

Local: Ponto Cine (Estrada do Camboatá, 2.300, Guadalupe).

Duração: três encontros de duas horas cada.

Inscrições: Gratuitas, mediante envio de e-mail para contatoblgentretenimento@gmail.com a partir de 07 de março. O interessado deve informar no corpo da mensagem nome completo, número do RG e telefones para contato. Vagas limitadas - a confirmação será feita pela produção.

Certificado: Ao final do curso, será entregue um certificado de participação.

Classificação Indicativa: 16 anos.

 Acessibilidade Garantida

- Intérprete de Libras: Todos os debates e o curso contarão com a presença de intérpretes de Libras, garantindo a inclusão de todos os participantes.

- Programação Acessível da Mostra "Os Melhores Filmes do Ano 2023": Os filmes terão recursos como audiodescrição, legenda descritiva e interpretação em Libras disponíveis nos aplicativos Mobi LOAD e MovieReading, disponíveis para aparelhos Android e IOS.

- Recursos Específicos para Alguns Filmes: OS BANSHEES DE INISHERIN: Recursos de acessibilidade disponíveis apenas no aplicativo MovieReading; - ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES: Exibição com legenda descritiva diretamente no filme; DECISÃO DE PARTIR, TÁR e FILHAS DO VENTO: Legenda descritiva disponível no aplicativo Mobi LOAD; Demais Filmes: Todos os recursos de acessibilidade disponíveis nos respectivos aplicativos.

Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro presta homenagens especiais

Em reconhecimento à importância artística e cinematográfica, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) dedicará homenagens a quatro personalidades que deixaram uma marca indelével no mundo do entretenimento. Além disso, reconhecerá a notável contribuição do documentário "Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema", elegendo-o como a Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023.

Homenageados:

- Léa Garcia: Atriz de talento incomparável, Léa Garcia será lembrada por sua dedicação à arte dramática e suas contribuições notáveis para o cinema brasileiro;

- José Celso Martinez Corrêa: Ator, diretor e dramaturgo multifacetado, José Celso Martinez Corrêa deixa um legado de inovação e paixão pelas artes cênicas;

- Burt Bacharach: O renomado compositor Burt Bacharach será homenageado por suas inesquecíveis trilhas sonoras que enriqueceram a experiência cinematográfica ao longo dos anos;

- Michel Ciment: Crítico de cinema respeitado e influente, Michel Ciment será lembrado por suas análises perspicazes e contribuições significativas para o entendimento da sétima arte.

Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023

O documentário "Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema", dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira, receberá o reconhecimento da ACCRJ como a Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023. Este trabalho notável ilumina a vida e a obra de um dos ícones do cinema brasileiro, Nelson Pereira dos Santos.

Estas homenagens não apenas celebram o legado dessas personalidades extraordinárias, mas também destacam a diversidade e a riqueza do cenário cinematográfico mundial. A ACCRJ orgulha-se de render tributo a esses talentos que moldaram e inspiraram a indústria do entretenimento. 

Serviço:

Mostra Melhores Filmes do Ano pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)

- De 7 a 13 de março no Estação Net Rio (R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo) – 55 lugares

Ingressos: R$15 para as exibições; debates com entrada gratuita mediante distribuição de senhas.

- De 12 a 17 de março no Ponto Cine (Estrada do Camboatá, 2300, Guadalupe. Guadalupe Shopping) – 73 lugares

- Entrada Gratuita

Classificação etária: ver programação: https://www.blgentretenimento.com.br/

Contatos com a imprensa:

Assessoria de Imprensa Mostra Melhores Filmes do Ano:

Alexandre Aquino – imprensa.alexandreaquino@gmail.com

(21) – 98842 3199

Cláudia Tisato – [email protected]

(21) – 99256 7350

 

Assessoria de comunicação RioFilme:

E-mail: [email protected]

Responsável: Roberta Canuto


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp