26/02/2024 às 11h14min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h09min

Fundo Comunitário do Airbnb concede R$1,7 milhão para organizações brasileiras em apoio a iniciativas de sustentabilidade e conservação

As organizações beneficiadas são o Instituto E, a SOS Mata Atlântica e a TETO Brasil

Airbnb
Divulgação
Os anfitriões brasileiros no Airbnb abrem suas casas para hóspedes de todo o mundo, e é importante capacitá-los a retribuir às suas comunidades. Comemorando o seu terceiro ano, o Fundo Comunitário do Airbnb concedeu 10 milhões de dólares a organizações que apoiam comunidades em todo o mundo em 2023, incluindo mais de 120 organizações sem fins lucrativos em 44 países em seis continentes. Quase 8 milhões de dólares foram direcionados em parceria com os anfitriões no Airbnb, que selecionaram os temas principais e identificaram organizações nas comunidades que chamam de lar.

Na América Latina, o Fundo Comunitário do Airbnb concedeu subsídios a mais de 25 organizações em 13 países da região. No Brasil, os beneficiários incluem o Instituto E, parceiro interno da Osklen para aprimorar a cultura ESG da marca, além de dar apoio para a conservação de restingas na cidade do Rio de Janeiro, a SOS Mata Atlântica, para apoiar áreas protegidas e estimular o turismo sustentável no Vale do Paraíba, e a TETO Brasil, para apoio na construção desenvolvimento de moradias de emergência habitações ecossustentáveis ​​em comunidades de baixa renda. 

“Para nós do Instituto-E, juntos com a Osklen e o Janeiro Hotel, termos conosco o Airbnb, uma empresa reconhecida globalmente por sua visão e iniciativas de inovação, demonstra o quanto um olhar generoso e de cuidado com a natureza e sua relação com a cidade, que idealizamos e iniciamos em parceria com a Prefeitura já há 15 anos é um ato de vanguarda. Quando juntos protegemos a restinga das praias de Ipanema e Leblon estamos demonstrando ao mundo o quanto nós, cariocas, cuidamos deste espaço de expressão de nossa cultura singular: do equilíbrio entre a complexidade de uma vida urbana com a vulnerável e bela natureza que envolve nossa cidade”, diz Oskar Metsavaht, Fundador e Presidente do Instituto E.

“Estamos muito animados com a parceria com o Airbnb para 2024. As Áreas Protegidas da Mata Atlântica são fundamentais para a conservação desta floresta ameaçada e ainda oferecem oportunidades de experiências únicas ao unirem natureza, cultura e história. O turismo nos Parques Nacionais brasileiros gera um impacto econômico estimado em cerca de R$ 3 bilhões ao ano, são parques como o de Itatiaia e o da Serra da Bocaina, na região do Vale do Paraíba, que conservam nossos biomas e impulsionam viajantes e anfitriões da plataforma. Com nossas ações, esperamos contribuir com a efetividade dessas áreas e inspirar mais pessoas na defesa da Mata Atlântica”, diz Diego Igawa Martinez, Coordenador de Projetos para Áreas Protegidas na Fundação SOS Mata Atlântica.

"Aqui na TETO, estamos muito animados em receber a doação do Airbnb e vamos utilizá-la para ampliar o impacto do projeto de moradia mais inovador da organização: a moradia semente Eco Sustentável. A realidade de vulnerabilidade que milhões de pessoas vivem hoje no Brasil é uma emergência e sabemos que ter um local para se abrigar é o primeiro passo necessário para reverter essa situação. Agora, mal podemos esperar para ir nas comunidades, junto com o Airbnb, e começar a construção de um futuro justo e sem pobreza!", comenta Stella Araújo, Gerente Nacional de Parcerias e Captação de Recursos da TETO Brasil.

No ano passado, por meio do Fundo Comunitário, o Airbnb doou ao WWF-Brasil 500 mil dólares com o objetivo de apoiar os esforços de conservação e restauração de recifes de coral ao longo da costa brasileira, com foco no território da APA Costa dos Corais (Pernambuco) e de Abrolhos (Bahia). 

“O Airbnb sente-se honrado em apoiar organizações sem fins lucrativos de prestígio no Brasil que estão comprometidas com iniciativas sustentáveis ​​e de conservação no país. O Airbnb está confiante de que essas contribuições criarão um impacto positivo para as comunidades, trazendo oportunidades e ajudando a proteger o nosso planeta”, afirma Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

Através destas iniciativas, o Airbnb continua a investir nas comunidades onde a empresa atua, capacitando os anfitriões e apoiando as causas que mais importam para as partes interessadas. O Airbnb espera continuar este trabalho nos próximos anos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp