26/02/2024 às 10h03min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h06min

Xô, inchaço: 4 dicas valiosas para tratar e evitar a retenção de líquidos e viver melhor

Da prevenção ao tratamento, especialista explica o que pode ser feito para reduzir inchaços incômodos

Daniela Albuquerque
freepik

A retenção de líquidos pode causar desconforto em diferentes partes do corpo, como pés, tornozelos, pernas, mãos e abdômen. Esse problema acontece quando há um acúmulo excessivo de água nos tecidos do organismo, resultando em sensação de peso, inchaço e dor. A retenção também pode provocar edemas visíveis, deixando a pele mais brilhante e sensível devido ao acúmulo localizado.

Existem muitas causas possíveis, incluindo desequilíbrios hormonais, problemas renais ou cardíacos, gravidez, problemas circulatórios, uso de certos medicamentos e hábitos de vida sedentários. Esse acúmulo pode trazer prejuízos para a saúde, por isso é fundamental cuidar da hidratação adequada e buscar orientação médica em casos persistentes.

"Pequenas mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas, tratamentos adequados e uma alimentação saudável, podem ajudar a prevenir e tratar o problema", declara  Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos.

Além de prestar mais atenção na rotina, algumas técnicas não invasivas, como a drenagem linfática, podem ajudar e muito no tratamento de quem já sofre com sintomas. Renata explica, a seguir, alguns dos principais hábitos para evitar a retenção de líquidos, com opções simples e acessíveis. Confira:

Beba Água
A ingestão regular de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, já que o corpo é 70% composto por líquidos. Beber água ajuda a limpar o corpo e eliminar toxinas, combatendo os inchaços. Outras bebidas, como chás e sucos, também têm efeito diurético. A prática deve ser incentivada desde a infância para que se torne um costume ao longo da vida. Para adultos, é recomendado carregar uma garrafa de água e usar lembretes ou aplicativos para estimular a hidratação adequada. São necessários pelo menos 2 litros diários.

Tenha uma alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada resulta em uma boa qualidade de vida e disposição para as atividades diárias. No entanto, algumas comidas podem causar ou piorar o inchaço. Alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, molhos industrializados e fast foods, fazem o corpo reter mais água. Sempre que puder, opte por uma alimentação mais natural. Mas não precisa abandonar de vez as gostosuras; é possível consumir alimentos pouco saudáveis de vez em quando, sem comprometer a dieta. O importante é manter o equilíbrio para evitar outros problemas de saúde.

Pratique exercícios
A prática regular de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de combater a retenção de líquidos, já que ajuda a estimular a circulação sanguínea e linfática, promovendo a eliminação de toxinas e excesso de líquidos retidos nos tecidos. Logo, reduz o risco de inchaço e outros problemas relacionados à má circulação. Por isso, é importante que as pessoas incluam exercícios físicos em sua rotina diária, sempre com acompanhamento profissional adequado para evitar lesões e maximizar os benefícios à saúde.

Realize sessões de drenagem linfática
O tratamento consiste em uma técnica de massagem localizada e delicada, que pode ser aplicada tanto manualmente quanto através de equipamentos específicos. Por meio de movimentos suaves e repetitivos, em um ritmo lento, a técnica visa estimular a circulação do sistema linfático, fazendo com que os líquidos acumulados passem a fluir naturalmente, sendo absorvidos de volta pelo organismo.

"A drenagem linfática tem a vantagem da consistência da pressão aplicada na região a ser massageada, com resultados perceptíveis já na primeira sessão, e ela pode ser potencializada com o auxílio de aparelhos. O Beauty Dermo Maxx da HTM, por exemplo, oferece a função de pressoterapia para mais de uma região e com total controle para o profissional, podendo ser regulado de acordo com a necessidade de cada caso. A ideia é acelerar o processo de renovação dos líquidos do corpo, diminuindo o inchaço e os desconfortos da retenção", detalha Renata.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp