23/02/2024 às 09h40min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h03min

“Pequenos Pintores Online” promove imersão de crianças de Nova Prata do Iguaçu no mundo da arte

Projeto gratuito conta com a doação do acervo de livros e materiais artísticos, além de oficinas de pintura lúdica para os estudantes da escola pública

Da redação
Bruna Campos

Com o intuito de aflorar a criatividade das crianças, o projeto “Pequenos Pintores Online” promoverá, no dia 29/02 (quinta feira), uma imersão no mundo das artes para as crianças na Escola Teotônio Vilela, em Nova Prata do Iguaçu, no Paraná. Na ocasião será entregue uma estrutura com materiais artísticos e livros, inclusive em braille para auxiliar em oficinas de pintura lúdica.

 

A oficina será realizada de forma virtual, em vídeos de até 60 minutos, que contam também com intérpretes em Libras, e nelas serão apresentadas histórias de grandes pintores e artistas brasileiros e internacionais como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci, entre outros. Durante a oficina, os alunos poderão criar suas próprias obras de arte com os materiais disponíveis, entre eles, tintas, pincéis, telas e papéis especiais.

 

Ao final das oficinas, os alunos serão orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos para, por fim, poderem expor os trabalhos realizados.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE entre 2014 e 2018, 37% da população de pretos e pardos vivem em cidades sem museus, contra 25% da população branca. Ações como o projeto “Pequenos Pintores Online” ajudam a aumentar o acesso e o interesse da população geral pela arte.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Pequenos Pintores Online” tem a produção da Sancell, apoio da Incentivar, e patrocínio da Jaguafrangos, A gosto, Sublime Sull e Jaguá e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre o Grupo BTZ: Satisfazer pessoas em todo o mundo com qualidade e eficiência é o propósito do Grupo Btz, um complexo empresarial com mais de 30 anos atuando no segmento de alimentos à base de proteína animal e agronegócio. Formado por pessoas comprometidas e engajadas, o Grupo Btz começou com a fundação da empresa Jaguafrangos em 1992, em Jaguapitã (PR), pelos irmãos Sidnei Donizete Bottazzari e Paulo Sérgio Botazzari. A operação, que iniciou com 50 colaboradores e com abate de 1000 aves/dia, hoje é composta por mais de 7 mil pessoas e sua produção ultrapassa a marca de 350 mil toneladas de proteína a cada ano. Com unidades produtivas e filiais nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, o Grupo Btz atua em todo o Brasil e também no exterior, levando seus produtos e marcas a mais de 50 países. Há 30 anos nutrindo a vida e contribuindo com a prosperidade social, o Grupo Btz se pauta em valores como solidez e integridade para crescer e evoluir com seus clientes, parceiros e colaboradores, tornando-se cada vez mais referência em qualidade e segurança alimentar. Para obter informações adicionais, visite o site Link 

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Jaguafrangos, A gosto, Sublime Sull e Jaguá. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Pequenos Pintores Online” em Nova Prata do Iguaçu/PR

Datas, horários e locais:

29/02 - 10h00

Instituição: Escola Teotônio Vilela

Endereço: Rua Colono, 90 - Centro


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp