26/02/2024 às 10h09min - Atualizada em 27/02/2024 às 00h02min

Educação: Barretos está entre as 10 cidades mais bem avaliadas entre 645 municípios paulistas; conheça Programa adotado pelo município

Estância Turística figura no top 10; rede pública municipal conta com metodologia reconhecida internacionalmente

Redação
Divulgação - Mind Lab

A cidade de Barretos recebeu, na terça-feira (20), o troféu “Município Destaque na Alfabetização”. A honraria foi concedida durante evento de lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP pelo Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), na Sala São Paulo, na capital paulista. O prêmio reconhece a Estância Turística entre as 10 cidades mais bem avaliadas, sendo a 1ª entre as de mesmo porte. O Programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco na metodologia socioemocional, faz parte da grade curricular de educação da rede pública da cidade.
 

A metodologia do Programa é baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos com ações intencionais. Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa. O MenteInovadora atua como complemento ao sistema de ensino, em total sintonia com o conteúdo aplicado pelos educadores. Para ministrar as aulas do Programa, os professores da rede municipal de Barretos passaram por um processo de formação, treinamento e certificação.
 

“A premiação de Barretos é um marco muito significativo também para nós. Com a meta de alfabetização nos 645 municípios do Estado de São Paulo, a atenção se volta para projetos focados nesse desafio. Contamos, hoje, com um sólido portfólio de clientes. Os dados mostram que nosso Programa é, também, uma valiosa contribuição para o desenvolvimento das habilidades de leitura, especialmente com o incentivo literário desde as creches. Estamos prontos para continuar fazendo a diferença na educação pública e oferecendo cada vez mais técnicas modernas e eficazes de capacitar futuros cidadãos", afirma Thiago Zola, head de produtos da Mind Lab.
 

Com resultados comprovados em mais de 20 países, a metodologia atende a milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como a Universidade de Yale, nos Estados Unidos. No Brasil, já atuou em mais de 10 mil escolas de 17 estados, atingindo instituições públicas e privadas em 140 municípios. Já auxiliou mais de 7,3 milhões de alunos e famílias e ajudou a capacitar 220 mil professores. No Brasil desde 2006, possui parceria com mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e formou mais de 5.000 professores em escolas parceiras de cinco regiões brasileiras.
 

O prêmio
 

Além do Governador, o secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder, também participou do reconhecimento às cidades. Dados da Prefeitura de Barretos apontam que, com 59 docentes e 1.322 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, o município atingiu 79% de alunos leitores iniciantes ou fluentes, o que garantiu a boa classificação entre as 645 cidades avaliadas. De acordo com a Seduc-SP, “são consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto”.
 

A prefeita de Barretos, Paula Lemos, comemorou o reconhecimento e destacou os investimentos da atual gestão na área educacional, entre eles, a atuação da Mind Lab. “Isso é fruto de muito trabalho e quero agradecer a Deus que sempre me ilumina para podermos fazer as escolhas certas e aos nossos profissionais da Educação que desenvolvem um trabalho de grande qualidade. Investir em Educação é um dos pilares do nosso governo e desde o primeiro ano de gestão estamos comprometidos com a recuperação de aprendizagem. Logo em 2021, no meio da pandemia, quando as crianças estavam tendo aulas em casa, a gente implantou o Programa de Recuperação de Aprendizagem, o material didático da FTD, que é um dos melhores materiais do mundo e que hoje a gente tem em toda a nossa rede para os 13 mil alunos a partir dos dois anos de idade, e a Mind Lab, que desenvolve a criança inclusive no aspecto emocional. Barretos se destacou muito na questão da leitura, pois a criança mais desenvolvida consegue ler melhor. Foram muitas melhorias em nossos Programas Pró CEMEI, Pró IDEB, Pró Alfabetização são muito importantes para esses resultados”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp