26/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h04min

Terrine é versátil e faz sucesso global

Prato com versão nordestina elaborado em um restaurante de Sergipe já ganhou até concurso

Gabriella Oltramari Romancini
Restaurante Lê Gourmet

São Paulo, fevereiro de 2024. Originado na França, a terrine é um prato que ganha adaptações em todo o mundo, principalmente para aproveitar ingredientes locais. No Brasil, não é diferente. Uma receita do restaurante Lê Gourmet, de Aracaju, leva banana da terra, carne seca desfiada, catupiry e mussarela. O sucesso é tanto que a receita foi vencedora estadual do concurso Quilo É Nosso de 2023, promovido pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa e patrocínio da Pluxee. 

 

“A terrine é muito interessante, pois nos desafia a experimentar novas combinações. O prato que criamos, traz um sabor do nordeste com temperos caseiros que são a peça-chave da receita. Ele é ousado e de paladar marcante, unindo o doce da banana da terra, o tempero salgado da carne e ligadas pela cremosidade do catupiry, o que torna a terrine nordestina um dos pratos mais famosos que temos na Lê Gourmet hoje” explica, Paula Sobrau, proprietária e sócia do restaurante por aquilo Lê Gourmet.


“A sua versatilidade permite combinar ingredientes como legumes, carnes e queijos, e agrada a qualquer tipo de paladar. A mistura de banana da terra com a carne seca, além de gerar um sabor agridoce delicioso, e é rico em fibras, potássio, vitamina A, B e C, e em proteína vinda da carne. Contudo, é preciso moderação por conta da presença de ingredientes calóricos” explica Soraia Batista, nutricionista da Pluxee Brasil.  

 

Por ser muito similar ao patê, em aparência, modo de preparo e composições, normalmente é servido como entrada ou acompanhamento.
 

TERRINE NORDESTINA:  

 

Ingredientes  

  • 4 bananas da terra   
  • 400g de charque   
  • 150g creme de leite   
  • 150g de catupiry   
  • 100g mussarela  

Modo de preparo  

  • Corte 4 bananas da terra bem maduras em fatias finas e longas;  
  • Cozinhe a carne seca 30 minutos na panela de pressão para deixar desfiado;
  • Tempere a carne seca gosto;  
  • Enquanto isso, em uma forma de 22 cm de diâmetro, forre com plástico culinário, pegue as fatias de banana da terra e monte de forma uniforme circular; 
  • Utilize a carne seca para rechear o meio do círculo já montado, acrescente 150 ml de creme de leite por cima da carne seca, mais 150 ml de catupiry e para fechar, ponha 100g de mozarela picada;   
  • Feche a terrine com as pontas da banana junto com o plástico culinário e leve ao forno por 20 minutos a 170° C;   
  • Retire do forno, desenforme retirando o plástico e está pronta para servir.  

Chef responsável: Rilza Santos Alves  

Restaurante: Lê Gourmet  

Endereço:  R. Dr. José Roberto Ribeiro, 125 - Grageru, Aracaju - SE

Sobre a Pluxee

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. 
 

A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias. 


Para mais informações, acesse: www܂pluxee܂com܂br .

Informações 

Assessoria de imprensa Pluxee 
JeffreyGroup Brasil – pluxee@jeffreygroup܂com 
Bruna Ortega | (11) 98267-1012 
Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565 
Simone Sabatini | (11) 99742-1111 
Daniela Teixeira | (11) 3185-0878 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp