26/02/2024 às 17h01min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h03min

"Medo do Escuro", podcast investigativo do g1, está entre os 3 podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming

Produzido pelo g1 Piracicaba, do Grupo EP e EPTV, a série de podcasts aborda o caso João Paulo, um dos mais emblemáticos da cidade, nos anos 80

Redação
"Medo do Escuro", podcast investigativo do g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos do Brasil no streaming

A série de podcast investigativo "Medo do Escuro", produzida pelo g1 Piracicaba, está entre os 3 podcasts mais ouvidos no Brasil pelo streaming Spotify Brasil. Parte do Grupo EP / EPTV, empresa afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, a série do g1 aborda um dos crimes mais emblemáticos de Piracicaba (SP), cidade a 158 km da capital de São Paulo. Em seis episódios, "Medo do Escuro" mergulha nas investigações sobre o menino de nove anos, João Paulo Brancalion, que foi encontrado morto em uma escola tradicional da cidade, em dezembro de 1989. Os próximos episódios vão revelar informações inéditas sobre o caso. Confira no link: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/podcast/medo-do-escuro-caso-joao-paulo/

Após 35 anos, o jornalista do g1 Piracicaba, Rodrigo Pereira, teve acesso a quase duas mil páginas do inquérito policial e dos processos e obteve depoimentos exclusivos do caso. "Medo do Escuro" revela detalhes do que levou o julgamento a se arrastar por 13 anos, destacando informações desencontradas, depoimentos contraditórios e suspeitas que não levaram a conclusão alguma. Do gênero de jornalismo investigativo, os episódios, lançados toda quarta-feira, trazem entrevistas exclusivas que mostram os impactos emocionais causados pela tragédia e relatos inéditos.

Rodrigo Pereira compartilha que, após estudar os arquivos de imprensa da época, percebeu que a cobertura se baseava em entrevistas de fontes oficiais, sem tantos detalhes quanto aos autos do processo, aos quais ele teve acesso. "Fui, então, atrás de respostas. Como é um processo antigo, os autos só estão disponíveis fisicamente, então eu precisei fotografar página por página. A quantidade de conteúdo e reviravoltas no caso, que teve cerca de 300 depoimentos, não me deixou dúvidas de que a série seria uma documentação importante, dessa vez contando com o distanciamento do tempo e a atualização das histórias de vida impactadas pela morte de João Paulo", diz.

Além de Rodrigo Pereira, a produção do podcast contou com a supervisão de Lana Torres, coordenadora de conteúdo do g1 da região de abrangência do Grupo EP, e Cláudia Croitor, editora-chefe do g1 nacional. Lana comenta que, sem respostas, o crime permaneceu na memória coletiva da população de Piracicaba com um aspecto de "lenda urbana". "O 'Medo do Escuro' nasceu para investigar e documentar de forma detalhada tudo o que realmente aconteceu na época e não deixar que o caso se misture a boatos, como estava acontecendo", conta.

O podcast "Medo do Escuro" está disponível no g1GloboplaySpotifyApple PodcastsDeezer e Amazon Music. Novos episódios toda quarta-feira.

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 43 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,39% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2023 / IPC Maps 2023).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp