22/02/2024 às 17h04min - Atualizada em 23/02/2024 às 04h07min

Castrol revela a evolução da marca, que reflete a mudança das necessidades dos seus clientes

SLN
www.castrol.com.br
Divulgação
A Castrol, líder mundial em lubrificantes premium, e parte do grupo bp, revela a renovação da sua marca com visual modernizado. O objetivo da renovação é refletir ainda mais o seu posicionamento único no mercado e as oportunidades em satisfazer as mudanças constantes de seus clientes.

A identidade Castrol renovada é o resultado de um processo abrangente de estratégia da marca, que incluiu uma extensa pesquisa, análise e contribuições de acionistas, consumidores, clientes e especialistas do setor. O logo atualizado apresenta um design mais moderno, dinâmico e vibrante, com foco nos principais pontos fortes e diferenciais, uma vez que a Castrol pretende estender o seu apelo a uma base de clientes mais diversificada em lubrificantes, serviços e soluções. O logo mantém as cores icônicas da Castrol - o vermelho, verde e branco - que estão fortemente associadas à marca, num conjunto que aprimora a memorização da marca em nível digital.

"Estamos entusiasmados com o lançamento da renovação da nossa marca, que representa um capítulo emocionante para a nossa empresa", afirmou Nicola Buck, diretora de Marketing da Castrol. "A nossa identidade de marca renovada reflete o nosso compromisso de investir no futuro e criar novas oportunidades de crescimento e sucesso. Os mundos da mobilidade e da indústria estão enfrentando mudanças mais rápidas do que nunca e, à medida em que essa transformação visa o net zero, nossos clientes solicitam soluções mais sustentáveis. A mudança é vital para que a Castrol prospere. Estamos sinalizando para o mundo que estamos preparados para o futuro”.

Neste cenário de transformação, a empresa explora possibilidades de fornecer soluções e serviços que complementem o seu negócio principal de lubrificantes e que proporcionem valor adicional aos clientes. Por exemplo, a Castrol já oferece um portfólio de fluidos avançados para veículos elétricos - incluindo fluidos para transmissões, fluidos térmicos e graxas lubrificantes - chamado “Castrol ON”, e anunciou recentemente um investimento de cerca de 60 milhões de dólares em um novo centro de testes de baterias de veículos elétricos de última geração e um laboratório analítico no Reino Unido. O fluido de arrefecimento por imersão Castrol ON para utilização em Centros de Dados (data centers) foi totalmente aprovado pela Submer (empresa que busca soluções para tornar a construção e operação de datacenters mais sustentável e eficiente), para utilização em todo seu portfólio de produtos.

De acordo com Michelle Jou, CEO da Castrol, “Renovar a imagem de uma marca mundialmente reconhecida não é apenas mudar a sua aparência ou as mensagens que transmite. Trata-se de revigorar a sua essência e importância no contexto atual. Temos que ouvir os nossos clientes, compreender as suas necessidades e expectativas em constante transformação e potencializar nossos pontos fortes para sermos uma marca inspiradora. Renovar a imagem de uma marca não deve ser um mero exercício cosmético. Na minha opinião, é uma exigência estratégica que promove o crescimento, a diferenciação e o sucesso a longo prazo.”

A renovação da marca inclui também uma nova identidade sonora que foi criada para realçar seu novo aspecto visual, com música e design de som que evocam fortemente sentimentos de aceleração, impulso e movimento dinâmico. A nova identidade da Castrol é um poderoso e distinto ativo de marca para o futuro, que irá aumentar sua notoriedade e memorização.

A Castrol acredita que estas alterações irão proporcionar uma experiência de marca mais envolvente, memorável e eficaz para o público. A empresa trabalhou com a agência de branding e design Landor & Fitch, e com a agência líder de branding sonoro MassiveMusic, para desenvolver a sua nova identidade de marca, cuja experiência e criatividade foram fundamentais para dar forma à marca renovada.

Castrol no Brasil
A Castrol está entre as empresas que mais cresceram em volume na categoria de lubrificantes em 2023 e a que apresentou maior crescimento no segmento de motores à gasolina, álcool e flex comparando 2023 com 2019, ano pré-pandemia, conforme IBP. Além disso é a marca mais lembrada pelos mecânicos de acordo com a pesquisa da revista “O Mecânico” realizada pelo instituto IPEC e marca número 1 em lubrificantes de acordo com o prêmio “Melhores do Ano 2023” da Sindirepa.

Com a iniciativa de renovação da marca, a empresa fará a mudança de todas as embalagens dos seus produtos a partir de janeiro de 2024 e anuncia também um novo layout para suas lojas Castrol Auto Service (CAS) pelo Brasil, além do lançamento das primeiras lojas Castrol Moto Service exclusivas para motos, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2024. Ainda como parte deste movimento, Castrol reforça o foco nas linhas de lubrificantes Castrol MAGNATEC para carros, agora com produtos atualizados contando novas especificações, e as linhas Castrol ACTEVO e Castrol POWER1 Racing para motos.

“A operação da Castrol no Brasil é uma importante engrenagem de crescimento da nossa marca no mundo. Temos os melhores produtos, e a nossa excelente performance em 2023 comprova o reconhecimento do mercado pela nossa marca. Queremos agora reforçar nosso foco também em serviços, para nos aproximarmos ainda mais dos nossos parceiros e clientes", afirma Deborah Sciamarella, diretora de Marketing da Castrol Brasil.

Ao longo de 2023, a Castrol reforçou suas ações focadas em serviços como, por exemplo, o lançamento do programa “Garantia de Motor” para carros e motos que tenham como finalidade o uso pessoal. Este programa proporciona aos consumidores Castrol uma grande vantagem em fazer manutenção dos veículos utilizando os lubrificantes da marca.
Para saber mais sobre todas as novidades da Castrol e a linha de produtos, basta acessar o www.castrol.com.br.
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