22/02/2024 às 09h39min - Atualizada em 23/02/2024 às 04h04min

Casa das Meninas charcutaria terra e mar abre as portas no Centro Histórico de Paraty

A cidade ganha um novo espaço, um misto de delicatessen, charcutaria artesanal e bar de Tapas

Fabiana Gomes - GMP Assessoria
@fotosincriveisparaty

A Casa das Meninas foi batizada assim por conta dos amigos. "Bora para a Casa das Meninas?". No local frequentado pelos amigos habitués, hoje funciona também a linha de produção da primeira charcutaria artesanal terroir de Paraty. A boa notícia é que as sócias Anna Paula Barreto e Maria Claudia Franca inauguraram no Centro Histórico de Paraty, um novo espaço, que é um misto de delicatessen, charcutaria artesanal e bar de Tapas.

Com um ambiente aconchegante, de 18 m2 e capacidade para 15 pessoas, o público poderá provar as delícias das linhas terra e mar, servidas em forma de tábuas com charcutaria de primeira qualidade. São curados, maturados, fermentados, defumados de porco, de boi e de peixes e frutos do mar. Sanduíches e porções, com direito a um produto iguaria toda semana e um prato diferente aos sábados, além de todo um leque de produtos harmonizados com chutneys, geleias e antepastos que, combinados entre si, viram uma explosão de sabores, e que podem ser servidos em tábuas personalizadas ou porções. Para acompanhar, há opções de vinhos, espumantes, cervejas artesanais, uísques ou até mesmo uma cachacinha da região.  "Nossa ideia é servir essas delícias com um conceito de praticidade, para comer com as mãos", explica Anna.

O novo espaço também vende toda a linha grab'n go, ou seja, o cliente pode optar por levar produtos fatiados e pesados na hora, em potes, ou mesmo os pratos servidos no salão. "Começamos a nossa produção sempre aproveitando os insumos locais, com aroma da Mata Atlântica – sua fauna e flora inspirando cada pote, cada produto, fazendo as geleias, antepastos e chutneys, das frutas e verduras, e só então partimos para a charcutaria. Primeiro com porco e boi, e, em seguida, a Charcutaria do Mar, nossos queridinhos", conta Anna Paula.

O próximo passo foi aprimorar saberes com a consultoria da chef Tatianna Cirinno ou "Menina Charcuteira" que, inspirada na riqueza marítima da cidade, sugeriu às sócias explorarem a grande diversidade de espécies dos mares de Paraty. Dessa maneira, a dupla passou a produzir um vasto cardápio de charcutaria marítima, com o boudin de peixe e camarão, o polvo defumado, a manteiga de siri, a linguiça de arraia defumada no vermute, os mariscos defumados, as ovas de tainha à caiçara, o salame de peixe branco e peixes curados "A cozinha caiçara é nossa base, o resto é inspiração, criação e execução", explica Anna que tempos depois, passou a explorar ainda mais a fermentação, criando o salame de atum e guanciale, baseado no conceito surf and turf, que liga o porco ao peixe, mesclando sabores e texturas, curados e maturados nas câmaras que ficam no sítio.

Na linha terra, os produtos se dividem em curados, maturados, fermentados e defumados, onde se destacam as linguiças, seguidos dos curados e maturados copa, guanciale, filetto dourado e os defumados como o pastrame, o lombinho, e os fermentados como o salame Friulano e o caçadora. "Buscamos a tradição, o respeito ao alimento e ao tempo de cada peça, cada produto. A gente brinca que Charcutaria é sal, pimenta, açúcar e uma boa dose de paciência", conta.

E, na linha mar, a vedete fica a cargo do jamón de atum, que leva a textura do jamóm ibérico, sendo curado e maturado, e filetado na frente do cliente, na Jamoneira.

Serviço:

Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar

Aberto: 15h às 23h

Segunda, quinta, sexta, sábados e domingos

Terças e quarta – não funciona

Endereço: Centro Histórico de Paraty

Rua Comendador José Luiz, 11-B

$ - débito, crédito, pix e dinheiro - Capacidade – 15 pessoas.

Fotos: @fotosincriveisparaty


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp