21/02/2024 às 12h08min - Atualizada em 22/02/2024 às 04h10min

3 benefícios-chave da proteína

Entenda por que a proteína é uma aliada do estilo saudável e ativo

Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife

Imprescindível para manutenção e ganho de massa muscular, a proteína é formada por aminoácidos responsáveis por formar músculos, ossos, pele, órgãos e outros tecidos. “Portanto, a ingestão adequada deste macronutriente é fundamental, caso contrário, o corpo usaria a própria massa muscular para obter os aminoácidos essenciais para seu funcionamento”, explica o nutricionista Richard Allison, da Herbalife no Reino Unido. 

As pessoas que praticam musculação precisam incluir uma maior quantidade de proteína na dieta para que ocorra o reparo e formação dos músculos. Mas este macronutriente beneficia nosso corpo em inúmeras formas. Confira abaixo três benefícios importantes:

1. Sacia por mais tempo

Consumir proteína pode contribuir principalmente para quem busca a perda de peso, pois proporciona uma sensação de saciedade por períodos mais longos em comparação com carboidratos ou gorduras, que são mais facilmente digeridas. “É uma estratégia valiosa para reduzir os lanches não saudáveis", observa Allison.
 

2. Estimula o metabolismo

A proteína desempenha um papel fundamental no aumento do metabolismo, otimizando a queima de calorias. Isso é crucial para quem busca mudar a composição corporal (reduzir o percentual de gordura). “Além disso, a ingestão do nutriente ao longo do dia contribui para a manutenção da massa muscular, fator essencial para preservar o metabolismo", acrescenta o nutricionista.
 

3. Atua no reparo e no crescimento muscular

Proteínas de alta qualidade contêm todos os aminoácidos essenciais e são ricas em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs). Entre eles, está a leucina, que desempenha um papel importante na promoção do crescimento e recuperação muscular após exercícios de resistência e de endurance. “Estas proteínas de alta qualidade estão presentes em alimentos proteicos de origem animal, como aves, carne bovina, peixes, laticínios e ovos. Se você é vegano ou gosta de seguir uma dieta vegana ocasionalmente, existem muitas proteínas à base de plantas que são igualmente eficazes na promoção do crescimento e recuperação muscular, como soja, ervilha, quinoa e semente de linhaça”, destaca Dr. Allison. O nutricionista enfatiza ainda sobre a importância do momento de consumo por atletas e aqueles que visam a construção muscular. “O exercício físico estressa os músculos, portanto, consumir proteínas após o treino ajuda na reparação e reconstrução muscular. É recomendável consumir de 20 a 40 gramas de proteína dentro de 30 minutos após se exercitar”, coloca o nutricionista. Se você estiver com pressa a sugestão é consumir shakes de qualidade, como os da Herbalife, que trazem proteínas de alto valor biológico e fornecem todos os aminoácidos essenciais.
 

Sobre o Dr. Richard Allison  

Richard Allison é nutricionista da Herbalife no Reino Unido, ex-chefe de nutrição de performance do time feminino do Tottenham Hotspur e do Arsenal Football Club. É nutricionista registrado na British Dietetic Association.


Para saber mais sobre os produtos da Herbalife, acesse o site e leia atentamente o rótulo antes de consumir os produtos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp