21/02/2024 às 13h15min - Atualizada em 22/02/2024 às 04h07min

ABA terá eleição no dia 21 de março, com chapa única, liderada por Nelcina Tropardi

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), a Associação Brasileira de Anunciantes, que comemora 65 anos em 2024, elegerá os membros de sua gestão para o biênio 2024-2026

Isabele Campos
Divulgação ABA

São Paulo, 21 de fevereiro de 2024 – Em 21 de março de 2024, a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, realizará Assembleia Geral Ordinária (AGO), em sua sede e com transmissão virtual, onde será realizado o processo eletivo de sua gestão para o biênio 2024-2026, com chapa única, liderada por Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa. Na ocasião, serão eleitos os membros da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal para os próximos dois anos. Também serão apresentados e validados os líderes dos 9 Comitês Nacionais, 4 Grupos de Trabalho e a composição do Comitê de Compliance da entidade.
 

Nelcina Tropardi será reeleita para seu terceiro mandato como Presidente da Diretoria Nacional da ABA, posição que ocupa desde maio de 2019. Em sua trajetória na entidade, presidiu o Comitê Juridico por cinco anos e como presidente da Diretoria Nacional liderou importantes conquistas, como a aquisição da primeira sede própria da ABA, depois de 62 anos pagando aluguel, e o lançamento da campanha “O futuro passa aqui” que, em 2020 norteou o novo posicionamento da entidade, de atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade em um momento de profundas transformações, tendo em sua segunda fase, em 2023, um destaque para a importância da conexão entre profissionais que caminham na direção desse futuro e que se encontram na ABA.
 

Nos últimos cinco anos, Nelcina também levou a entidade a emergir internacionalmente, colocando o Brasil como referência global, sendo reconhecida pela WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Executive Committee, com quatro prêmios WFA President Awards - Recognising excellence in industry leadership. As premiações reconhecem iniciativas e guias lançados pela ABA, que representam o protagonismo colaborativo, pioneirismo e forte poder de articulação da associação, em prol da construção de um marketing mais ético, representativo e responsável, como o Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação (2022) e a campanha Com Publicidade Responsável Não Se Brinca (2023).

Nelcina liderou nos últimos anos a discussão de uma publicidade ética e responsável no Brasil, por meio do Movimento em prol das Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, que contou com a participação de cerca de 80 lideranças do setor, divididos em quatro grupos de trabalho: Boas Práticas para Livre Negociação e Estruturas de Negócios, Boas Práticas para Compra e Entrega de Mídia, Boas Práticas de Métricas de Mídia e Boas Práticas no Relacionamento entre Agências e Anunciantes. Esse Movimento resultou no lançamento do “Guia de Melhores Práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável.”
 

Para os próximos dois anos, a Presidente da Diretoria Nacional da ABA liderará uma agenda transformadora, focada nos desafios da contemporaneidade e alinhada à WFA, atuando em temas como, o novo perfil dos CMOs; Relações cliente-agência: melhores práticas, eficácia e agilidade; IA; Retail Media; Brand Safety; LGPD; procurement e insights em destaque na gestão de negócios; ESG e DE&I: inclusão e aceleração do tema no ecossistema; e Políticas públicas: fortalecimento do marketing responsável.
 

“Fazer parte da ABA é fazer parte da história de transformação do marketing no Brasil. Tenho imenso orgulho em liderar sua Diretoria Nacional , especialmente neste ano em que estamos comemorando os 65 anos de relevância, influência e compromisso da entidade com um marketing ético, transparente, pujante e na defesa da liberdade de expressão e da autorregulamentação. Juntamente com os integrantes da Diretoria Nacional, Conselho Superior e Conselho Fiscal que compõem a chapa única, e também com os líderes dos 9 Comitês Nacionais, dos 4 Grupos de Trabalho e do Comite de Compliance, seguiremos enfrentando os desafios do nosso setor, buscando as melhores soluções, compartilhando as tendências e estratégias atuais e disseminando as boas práticas globais para apoiar os anunciantes e o mercado e criar marcas cada vez mais fortes", pontua Nelcina.
 

Para a Presidência do Conselho Superior da ABA, será reeleito Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson e presidente do Conar, um defensor da autorregulamentação, do ambiente de negócios livre e responsável, da transparência e da ética publicitária.
 

“Temos a importante missão de ajudar nosso mercado a evoluir convergindo a ética e a responsabilidade sem deixar de lado a liberdade de expressão e a autorregulamentação, defendidas pela ABA e pelo Conar. E esse grupo de líderes, que acredita nesse marketing transformador, encontra na ABA o ambiente de conexão perfeito para impulsionar essas mudanças, trabalhando juntos, compartilhando suas visões, estratégias e experiências para criarmos, cada vez mais, marcas fortes, relevantes, autênticas e que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, comenta Pompilio.
 

Sandra Martinelli segue como CEO da ABA, posição que ocupa desde setembro de 2014, sendo também, há nove anos, membro do Executive Committee da WFA. “Nossa nova gestão atuará fortemente no interesse dos anunciantes e do mercado e em temas que estão pautando a estratégias das marcas, como a inteligência artificial, debatendo juntos e construindo coletivamente as melhores práticas locais e globais para enfrentarmos os desafios diários que os profissionais de marketing vêm vivenciando. Vamos celebrar 65 anos do forte compromisso da ABA com seu propósito de 'Mobilizar o Marketing para transformar os negócios e a sociedade', acreditando que podemos mudar o futuro agora, no presente”. A ABA é a única entidade que representa e conecta anunciantes no Brasil, tendo hoje mais de 1400 marcas de mais de 130 associados, de 21 setores, e uma agenda proativa e propositiva, promovendo mais de 300 reuniões por ano com o mercado, entregando uma média de 5 grandes eventos, inúmeras publicações de boas práticas, entre guias e livros, atuando em centenas de frentes de Advocacy, realizando dezenas de reuniões com membros de seus Comitês, GTs, Diretoria e Conselho, e liderando iniciativas em prol do marketing responsável e ético com outras entidades e players do mercado”, enfatiza Martinelli.
 

A chapa única para o processo eletivo da nova gestão é composta por:

Diretoria Nacional

Presidente da Diretoria Nacional

Nelcina Tropardi, Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa

1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional

Álvaro Garcia, CMO da Mondelez

Vice-Presidentes da Diretoria Nacional

Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Kenvue

Fernando Careli, South America Corporate Affairs Director da Ferrero

Guilherme Martins, Vice-presidente de Marketing e Inovação da Diageo

Manuela Alves Nunes, General Counsel Unilever Brazil and General Counsel Personal Care Latam

Paula Marsilli, Diretora Latam de Mídia e Audiências da Natura & Co Latam

Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev

Diretores

Amira Ayoub, Head de Marketing da LATAM Airlines

Ana Claudia Esteves, Branding, Advertising & Media Manager da Petrobras

André Campos, Diretor de Marketing da Haleon

André Scaciota, Superintendent of Marketing & Media do Itaú

Carla Dias, CMO da Hypera

Cecilia Dias, Vice President Marketing da PepsiCo

Daniel Bicudo, Diretor de Marketing e Negócios da Azul Linhas Aéreas

Daniela Rios, Diretora de Rel. Gov. e Políticas Públicas da P&G

Denise Door, Diretora de Marketing da Mars

Eduardo Guedes, Diretor de Marketing da Yduqs

Eliane Quintella, Diretora de assuntos jurídicos, relações institucionais e ESG da Softys

Frederico Battaglia, CMO LATAM da Stellantis

Gustavo Amaral, CMO da Bombril

Ionah Kochen, VP de Marketing, comunicação e Assuntos Institucionais da Nestlé

Juliana Cury, CMO do Santander

Luciana Bulau, Head of Sadia Brand da BRF

Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding & Comunicação do Grupo Boticário

Marco Parretti, Digital Marketing Director do Carrefour

Mariana Pimentel, LATAM Legal Director – Brazil Public Affairs Director da Pernod Ricard

Marina Fernie, VP Marketing, Digital and S&I da Danone

Mauro Homem, VP Sustainability & Corporate Affairs da HEINEKEN

Regiane Bueno, VP de Marketing da Coty

Renata Vieira, Sr Marketing Director da Reckitt Hygiene

Renato Firmiano, Marketing Director da BASF Suvinil

Tatisa Fabris, Gerente Nacional de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital da Caixa

Victor Soffiatti, Media & Data Director at da L´Óreal

Conselho Superior

Presidente do Conselho Superior

Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson

Copresidente do Conselho Superior

Christianne Rego, CMO da General Motors

Conselheiros do Conselho Superior

Adriana Cardinali, Diretora Jurídica do Mercado Livre

Afonso Champi, Conselheiro Consultor

Ana Carolina de Castro, Gerente Executiva de Marketing Digital do Banco do Brasil

André Svartman, CMO do Grupo DPSP

Camila Ribeiro, Diretora Sênior | Advertising, Media & Brand Management da Tim

Carla Dart, South Zone Latam Sr Media Director da Coca-cola

Christina Larroude, Diretora de Marketing da

Claudia Neufeld, CMO da The Walt Disney Company

Danielle Bibas, Conselheira Consultora

Fabio Toreta

João Campos, CEO da Seara Alimentos

Lucia Bittar, CMO da Samsung

Maria Belen Silvestris, CMO da P&G

Mariana Lucena, Corporate Affairs Latam Director da Haleon

Nathalia Garcia, Diretora de Marketing do Bradesco

Patrick Sabatier, Chief Corporate Affairs & Engagement Officer da L'Oréal

Pedro Henrique Rubião, Institucional Affairs and Legal Director da Ypê

Poliana Sousa, General Manager Personal Care Brazil da Unilever

Renata Garrido, Conselheira Consultora

Ricardo Chueiri de Souza, Diretor de Mercado e Consumo da Aurora

Tannia Fukuda, Diretora de Marketing da Seara

Conselho Fiscal

André Melo, Diretor Financeiro da Coty

Arthur Glugoski, Corporate Affairs Specialist da Ferrero

Railton Carvalho, Gerente Sênior do Jurídico Tributário do Mercado Livre do Mercado Live

 

Comitê de Compliance

Presidente: José Marcelo, Diretor Global de Compliance da JBS

Vice-Presidente: Catarina Donda, Advertising Manager do BNDES

Coordenador: Leandro Ambiel, Diretor Jurídico da HEINEKEN

 

Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho

 

Presidente Comitê de Branding & Conteúdo

André Kieling, Global Brand Manager da Bauducco

 

Vice-Presidentes Comitê de Branding & Conteúdo

Lucia Bitar, CMO da Samsung

Paula Paiva, Digital & Commerce & Media Lead da Unilever

Sheila Ribas, Gerente Sênior de Mídia & Performance do Grupo Boticário

 

Presidente Comitê de Comunicação e ESG

Fabíola Duarte, Head de Comunicação Corporativa da Diageo

 

Vice-Presidente Comitê de Comunicação & ESG

Artur Martins, Marketing/Mídia do Itaú

 

Presidente Comitê de Consumer Experience

Fabiola Palermo, Gerente de Relacionamento com o cliente da Kimberly Clark

 

Vice-Presidentes Comitê de Consumer Experience

Betania Gattai, Consumer Engagement Centres Manager for Latam & Brasil da Unilever

Renata Esteves, Consumer Relations Manager da PepsiCo

 

Presidente Comitê de Insights

Aline Notaroberto Alexandrino, Gerente Executiva Global Insights da BRF

 

Vice-Presidentes Comitê de Insights

Celia Nishio, Head of Consumer Insights and Consumer Engagement Services da Nestlé

Sandra Bussotti, Director Product Experience Latin America da IFF

 

Presidente Comitê Jurídico

Ana Carolina Pescarmona, Legal Senior Executive Director – Latin America da Coty

 

Vice-Presidentes Comitê Jurídico

Elias Junior, Sr Legal Director Brazil and Litigation & Legal Operations LATAM da Kenvue

Péricles D'ávila, Executive Director (LatAm), Global Public Policy da The Walt Disney Company

 

Presidente Comitê de Mídia

Karem Pugliese, Coordenadora de Marketing e Mídia do Itaú

 

Vice-Presidente Comitê de Mídia

Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia digital da Coty

 

Presidente Comitê de Relações Governamentais

Renato Megda, Head of Government Relations da Kimberly Clark

 

Vice-Presidente Comitê de Relações Governamentais

Bruna Porto, Gerente de Assuntos Corporativos da Coca-cola FEMSA

 

Presidente Comitê de Sourcing

Livia Duarte de Barros, Gerente Sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário

 

Vice-Presidentes Comitê de Sourcing

Aline Meneses de Matos, Gerente de Compras Varejo e Trade MKT do Grupo Boticário

Aline Nosé Rabboni, Gerente de Compras de Marketing da Natura & Co Latam

 

Presidente Comitê de Trade & Retail

Marcelo Carmim, Coordenador de Marketing do Itaú

 

Vice-Presidentes Comitê de Trade & Retail

Edgar Galbiatti, Gerente de Marketing de Categoria da Minalba

Eduardo Abritta, Diretor de Trade Marketing da Bauducco

Renato Tartarelli, Head of Trade Marketing da Pernod Ricard

 

Líderes GT Privacidade e Proteção de Dados

Caroline Cavassin, Senior Legal Counsel for Beauty & Welbeing Brazil da Unilever

Lucas Gobbo, Global Legal Manager, Commercial and Data da Ambev

 

Líder GT Marketing Responsável - Bebidas Alcóolicas

Larissa Menezes, Executive Manager of Institutional Relations da Ambev

 

Líder de Inteligência Artificial

Paula Bauléo, Legal Manager da Diageo

 

Líderes Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças

Daniela Teixeira, Sr. Manager Public & Government Affairs da Mondelez

Naiara Amorim, Public Affairs Specialist da Mars

 

Sobre a ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais.

É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo e disseminando a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.

Através de reuniões, comitês e GTs, eventos, publicações de guias livros, apoio à pesquisas e encontros, sempre reunindo líderes do mercado engajados no propósito da ABA, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 1400 marcas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e é na ABA que os líderes desse grupo multissetorial se

encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp - Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Integra o Executive Committee da WFA - World Federation of Advertisers, que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp