21/02/2024 às 18h46min - Atualizada em 22/02/2024 às 00h08min

Itaú Cultural recebe a estreia internacional da peça argentina Wayqeycuna [Meus irmãos]

Parte da programação da Mostra Internacional de Teatro de SP, o espetáculo do diretor, dramaturgista e performer Tiziano Cruz traça um caminho de volta à infância para reencontrar sua comunidade.

Larissa Corrêa
Foto: Jujuy
O Itaú Cultural abre a programação teatral de março com a estreia internacional do espetáculo Wayqeycuna [Meus irmãos], do multiartista argentino Tiziano Cruz, dentro da 9ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Parceira da mostra desde a primeira edição, a instituição recebe a peça em seu palco no sábado, dia 2, às 17h, seguida de bate-papo com o artista, e no domingo, 3, com sessões às 14h e às 18h.

As apresentações são gratuitas, como toda a programação do Itaú Cultural. Os ingressos serão disponibilizados a partir das 12h do dia 21 de fevereiro (quarta-feira) e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

Entre teatro e performance, Wayqeycuna [Meus irmãos] propõe uma reflexão sobre como as hierarquias raciais e as estruturas de dominação operam em um mundo no qual o neoliberalismo varre os traços culturais. Na peça, Cruz mescla temas sociopolíticos, como o racismo e epistemicído, com elementos autobiográficos.

O espetáculo fecha a trilogia Tres maneras de cantarle a una montaña [Três maneiras de cantar para uma montanha]. Nela, por meio de uma série de gestos poéticos, o artista articula as suas primeiras memórias no interior do norte da Argentina, com manifestos políticos sobre o mercado de arte e o privilégio de classe.  

Cruz nasceu em San Francisco, província de Jujuy, norte da Argentina, tendo sido criado na fronteira entre o Chile e a Bolívia, região habitada por diversos povos indígenas. É a partir dessa origem e vivência que ele norteia a sua obra e é por aí que Wayqeycuna também se orienta. Como pano de fundo, o artista traça uma alegoria com as mulheres andinas, que tecem seus quipus (artefato têxtil feito de cordas e nós) como objeto memorial que registra histórias e cantos, e elabora um caminho de volta à sua própria infância para se reencontrar com sua comunidade.

Em 2022, Tiziano esteve no Brasil para exibir Solilóquio (acordei e bati a minha cabeça contra a parede) no Cena contemporânea – festival internacional de teatro de Brasília. O espetáculo trata da perseguição sofrida secularmente pelas comunidades indígenas originárias de seu país.

Sobre o artista
Tiziano Cruz é um artista argentino interdisciplinar que une em suas obras as linguagens visual e teatral, além da performance e da intervenção artística em espaços públicos. Foi bolsista do Fondo Nacional de las Artes e do Instituto Nacional del Teatro, na Argentina, onde também venceu a Bienal de Arte Jovem (2019), além de ter sido campeão do prêmio finlandês ANTI (2023).

É fundador da plataforma de gestão cultural Ulmus, dedicada à mediação entre diferentes organizações culturais em seu país de origem e em países vizinhos. Também trabalhou como produtor de conteúdo no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. Suas criações já percorreram locais como Chile, Brasil, México, Canadá, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.

Ficha Técnica:
Direção geral, dramaturgia e performance: Tiziano Cruz
Dramaturgia: Rodrigo Herrera
Produção audiovisual, coordenação técnica, fotografia, design de som e música: Matías Gutiérrez
Produção artística, design e realização de figurinos: Luciana Iovane
Colaboração artística: Rio Paraná (Duen Sacchi e Mag De Santo)
Produção executiva: Ulmus Gestión Cultural
Relações internacionais e gestão: Cecilia Kuska e ROSA Studio
Residência de criação: La Virreina Centre de la Imatge (España) e CRL – Central Elétrica (Portugal)

SERVIÇO
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp no Itaú Cultural
Espetáculo Wayqeycuna [Meus irmãos] (ARG)
Direção geral, dramaturgia e performance: Tiziano Cruz
Dia 2 de março (sábado), às 17h, seguida de bate-papo com o artista (com tradução)
Dia 3 de março (domingo), às 14h e às 18h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) 
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir das 12h do dia 21 de fevereiro, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br   
* Atividade contará com acessibilidade em libras e com legendagem em português 
Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média



PROTOCOLOS:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp