21/02/2024 às 15h06min - Atualizada em 22/02/2024 às 00h02min

MIS realiza sessão de animação premiada e pré-estreia gratuita de curta-metragem

Eventos fazem parte da programação de cinema do museu, que ainda oferece oficina de flipbook e bate-papo com diretora

Diego Andrade de Santana
Divulgação
A programação de fevereiro no MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – segue repleta de opções para os fãs de cinema. No dia 22, o museu realiza uma sessão da animação premiada “Bizarros peixes das fossas abissais”, seguida de uma oficina de flipbook com o diretor Marcelo Marão. Já no dia 27, será possível conferir uma pré-estreia exclusiva do curta-metragem “Casulo”, além de um bate-papo com a diretora Aline Flores e convidadas. Confira, abaixo, todos os detalhes e programe-se!

22 de fevereiro: Sessão Vitrine Petrobras + oficina de flipbook | “Bizarros peixes das fossas abissais”
 

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. 

Para o mês de fevereiro, a Sessão Vitrine Petrobras apresenta a animação “Bizarros peixes das fossas abissais”, que tem feito uma linda trajetória em festivais nacionais e internacionais. A obra recebeu Menção Honrosa dentro da Première Brasil – Novos Rumos no Festival do Rio deste ano. Também recebeu o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular do MONSTRA Festival, em Lisboa, e fez parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana (Cuba). A sessão apresentada no MIS contará com a presença do diretor Marcelo Marão, que ministrará uma oficina de flipbook, técnica utilizada no filme. 
 
Bizarros peixes das fossas abissais (dir. Marcelo Marão, Brasil, 2023, 75min, 10 anos) acompanha uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano. 

27 de fevereiro: Pré-estreia + bate-papo | “Casulo”


No dia 27 de fevereiro, o MIS recebe a pré-estreia do curta-metragem “Casulo”, dirigido por Aline Flores. Após a sessão, a diretora e convidadas participarão de uma roda de conversa, explorando não apenas os aspectos da produção cinematográfica, mas também os temas abordados na obra, como a depressão pós-parto e a solidão materna. 
 
No filme “Casulo (dir. Aline Flores, Brasil, 2024, 27 min, livre), após dar à luz um menino em um parto violento e solitário, Joana acaba desenvolvendo depressão, que evolui para um quadro de transtorno obsessivo compulsivo (TOC). O convívio social passa a ser cada vez mais difícil, e Joana se vê presa dentro de seu casulo, o seu apartamento. Apesar de criar o filho com muito zelo e carinho, ela enxerga o perigo nos mínimos detalhes. Essa aflição resulta em um processo de autolesão da sua própria pele – tal qual a casca de um casulo, feridas que permanecem. O medo vem das portas, das janelas, dos vizinhos e até de si mesma. Ela acredita que precisa proteger a criança dos perigos do mundo, inclusive do próprio pai, que briga na justiça pela guarda da criança. Ao receber a notícia de que uma assistente social irá visitá-la nos próximos dias, Joana se vê desafiada a reorganizar sua vida e a convencer a todos de que pode cuidar do filho. 

Serviço
Sessão Vitrine Petrobras + oficina de flipbook | “Bizarros peixes das fossas abissais”
Local: Auditório MIS |Museu da Imagem e do Som (MIS)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 22.02, às 19h 
Ingresso: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia), disponíveis na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do MIS
Classificação: 10 anos 

Pré-estreia + bate-papo | “Casulo”
Local: Auditório MIS |Museu da Imagem e do Som (MIS)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 27.02, às 20h 
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 
Classificação: livre 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp