20/02/2024 às 12h36min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h06min

Por que o melasma pode piorar no verão? Descubra os cuidados necessários nesta época do ano

Exposição ao sol, mesmo com proteção no rosto, induz a produção de hormônio responsável pela pigmentação da pele

Redação
Divulgação
Quem tem melasma precisa ficar atento porque ele pode piorar no verão, já que a radiação solar e o próprio calor podem agravar o quadro. Trata-se de uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de marcas escurecidas acastanhadas, principalmente no rosto. As mulheres estão mais suscetíveis a desenvolver o problema, que está relacionado não apenas a alterações hormonais na gravidez, mas também à exposição solar em excesso. 

Andrea Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios, explica que a exposição excessiva e sem proteção ao sol, mesmo que ele não atinja diretamente no rosto, pode intensificar o surgimento da hiperpigmentação causada pelo melasma. 

“Quando exposto ao sol, o corpo produz o hormônio estimulante dos melanócitos, que por sua vez produzem melanina, o pigmento responsável pela hiperpigmentação. Essa produção ocorre quando qualquer parte do corpo está exposta aos raios solares, mas os efeitos podem ser notados em toda a pele. Por isso, o melasma pode piorar se a pessoa protege o rosto, mas esquece do restante do corpo”, explica.

Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o melasma acomete entre 15% a 35% das mulheres brasileiras, sendo mais comum o aparecimento a partir dos 30 anos e com tendência à melhora após a menopausa. É uma condição crônica, podendo durar anos ou por toda a vida. 

A recomendação para essas pessoas é sempre utilizar corretamente o protetor solar, independentemente do clima e até mesmo dentro de casa. 

“O protetor deve ser de amplo espectro, protegendo contra os raios UVA, UVB e a luz visível, preferencialmente com cor. Ele deve ser aplicado rigorosamente todos os dias, independentemente das condições climáticas, na quantidade correta, e reaplicado frequentemente – sobretudo se a pessoa tiver entrado no mar ou na piscina, ou suado bastante”, recomenda a Dra. Andrea. 

Quando for necessário sair de casa em horários de sol ou em situações de exposição solar maior, como praia e durante a prática de esportes, a orientação é usar acessórios que ajudem na proteção física, a exemplo de roupas, chapéus e guarda-sol. Também é essencial evitar horários de maior radiação, normalmente entre 10h e 16h – vale sempre conferir o índice UV para cada horário nas plataformas meteorológicas antes de planejar alguma atividade. 

Quem tem melasma pode seguir os passos básicos de skincare (limpeza, hidratação e proteção solar) de acordo com o tipo de pele (seca, mista ou oleosa). Se desejar atenuar as marcas escurecidas, a pessoa pode usar produtos que combatam as marcas escurecidas, sempre com a orientação de um médico dermatologista, já que alguns ácidos e outros ingredientes uniformizadores podem irritar a pele. Alguns ativos que podem ser aliados no tratamento são a cisteamina e a hidroquinona. 

No verão, além do uso de produtos tópicos, também é possível usar antioxidantes via oral, desde que sejam recomendados por um dermatologista. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp