19/02/2024 às 18h00min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h08min

Espetáculo Reciclown Circus abre novo circuito para estudantes de escolas públicas no interior paulista

Verbo Nostro
Verbo Nostro
fotos de Rogener Pavinski
A Cia Raros Circo e Teatro retoma agenda de apresentações do espetáculo Reciclown Circus. O novo circuito prevê 13 apresentações agendadas em três municípios entre os meses de fevereiro e março. Serrana foi a primeira cidade a receber o espetáculo nesta segunda-feira (19) e também nos dias 26 de fevereiro e 5 de março. As apresentações ocorrem na Fundação Cultural de Serrana (Rua Barão do Rio Branco, 339) e na Escola Municipal Maria Antônia Soares Selegato.  Ribeirão Preto faz parte do cronograma nos dias 19, 20, 21 e 26 de março, no Teatro Municipal e no EMEF Professor José Rodini Luiz e Sertãozinho receberá a trupe em 27 de março (local a ser confirmado).
  

Espetáculo realizado em São Simão

Para esta nova temporada em cena, a Cia Raros Circo e Teatro inseriu no projeto uma oficina de capacitação para professores, arte-educadores e educadores sociais, onde são apresentadas diferentes possibilidades de uso de materiais recicláveis no ensino de modalidades como malabarismo e equilibrismo. “Visamos oferecer aos educadores alternativas que podem ser exploradas em sala de aula, visando ampliar o debate e a consciência dos alunos para os problemas de ordem ambiental cada vez mais sérios no mundo”, explica o artista Fábio Brasileiro, coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro. Além disso, para reforçar a mensagem passada pelo espetáculo, o grupo mantém a tradicional roda de conversa após as apresentações.
  

Crianças de Jardinopolis assistiram à peça na 1ª fase da temporada

O espetáculo Reciclown Circus é uma comédia que mistura recursos teatrais e circenses, unindo entretenimento e educação. A proposta traz ainda incentivo a reflexões sobre o uso de materiais reutilizáveis e outras questões ambientais. Entram em cena também a importância do trabalho de garis e de catadores de lixo reciclável, sem estigmatizar essas atividades e valorizando esses profissionais que cumprem papel fundamental para a sociedade e para o meio ambiente. A relação entre o consumo e o meio ambiente também é abordada. “Com humor, poesia e ludicidade, a peça mostra como pequenas ações em nosso cotidiano impactam a vida de todo mundo, especialmente na dimensão socioambiental”, finaliza Brasileiro. 
  

Apresentação realizada em Ribeirão Preto

O cunho educativo do Reciclow Circus é trabalhado com muita descontração, especialmente no que se refere aos números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e acrobacias. É a partir destes elementos que os dois personagens em cena tratam de separação, reutilização e reciclagem de materiais, e da urgente necessidade de conscientização popular sobre esses temas.
  

Espetáculo passou por escolas de Brodosqui

Viabilizado por meio de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) ICMS, o projeto abriu temporada no segundo semestre de 2023 e ao final terá promovido 31 apresentações a cerca de 7.500 crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública municipal e estadual em seis municípios da região. Todas as sessões são gratuitas e realizadas em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura das cidades participantes.

O projeto também conta com patrocínio da empresa RTE Rodonaves e com a produção executiva da Origem Produções, empresa responsável por processos de captação de recursos junto a projetos governamentais para a cultura.

Serviço
Circuito Reciclown Circus – Região de Ribeirão Preto

Serrana 
19/02 
Horário:  10h e 14h (duas apresentações em cada dia)
Local: Fundação Cultural de Serrana - Rua Barão do Rio Branco, 339.
26/02 
Horário:  10h e 14h (duas apresentações em cada dia)
Local: Escola Municipal Maria Antônia Soares Selegato
05/03 
Horário:  10h (única apresentação)
Local: Fundação Cultural de Serrana - Rua Barão do Rio Branco, 339.

Ribeirão Preto 
19/3, 20/3 e 21/3
Horário: 9h e 14h (duas apresentações em cada dia)
Local: Teatro Municipal - Via São Bento, Campos Elísios.
26/3
Horário: 9h e 14h (duas apresentações no dia)
Local: EMEF Professor José Rodini Luiz – Rua José Ignacchitti, 700 - Jardim Zara.
Sertãozinho 
27/3
Horário: 10h e 14h (duas apresentações no dia)
Local: Aguardando confirmação do local

Sobre a Cia Raros Circo Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos (2016); Clownflitos Amorosos (2019); Reciclown Circus (2021) e o Tradição, Paixão e Circo (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo. 

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Sobre a Origem Produções
Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp