16/02/2024 às 16h37min - Atualizada em 17/02/2024 às 00h02min

Educação Digital: preparando estudantes para o mundo digitalizado

A Educação Digital prepara alunos para prosperarem em um mundo digitalizado e em constante evolução. As escolas e as famílias desempenham um papel vital nesse processo, criando um ambiente propício para que crianças e jovens desenvolvam habilidades essenciais e naveguem com segurança neste universo

Ana Carolina Esmeraldo
Divulgação / FACES Comunicação
A tecnologia está enriquecendo a experiência educacional, promovendo a coexistência harmoniosa entre os métodos tradicionais e as metodologias ativas, com uso intencional do digital, que preparam os estudantes para os desafios do agora e do futuro. E nessa sociedade cada vez mais digitalizada, a educação enfrenta um desafio crucial: adaptar-se e evoluir para atender às necessidades contemporâneas.

É importante destacar que o uso da tecnologia hoje nas escolas vai muito além da exposição a telas e de um uso intensivo do digital. Ela aparece como uma ferramenta pedagógica de apoio e potencialização ao processo de aprendizagem e, vale ressaltar, com uma intensidade menor, em comparação ao que aconteceu no período da pandemia, por exemplo.

Há, ainda, uma confusão a respeito do que é de fato o ensino híbrido, visto que esse termo foi muito utilizado durante a pandemia para falar sobre aulas remotas. Mas, por mais que quiséssemos associar essa expressão ao que vivemos durante esse período de isolamento, é preciso esclarecer que nesse momento tivemos uma adaptação momentânea diante do que estávamos passando, não o ensino híbrido como se propõe.

Para enriquecer esse importante debate a respeito da transformação do ensino, trazemos, a seguir, as perspectivas inovadoras de Elaine Jesuíno e Débora Pretti, duas professoras que estão na vanguarda do uso de tecnologias educacionais, a respeito de importantes temas:
  • A pandemia como catalisadora de mudanças
A pandemia acelerou a integração da tecnologia na educação, transformando-a em uma ferramenta vital para o engajamento e a aprendizagem. A partir do isolamento obrigatório, a sociedade apresentou novas demandas na forma de se comunicar, consumir e se divertir. E com o processo educacional não foi diferente: as tecnologias tornaram-se ferramentas essenciais de conexão e engajamento entre alunos e professores.

E para termos resultados cada vez melhores e mais eficientes, é fundamental repensar as práticas pedagógicas, aliando metodologias ativas ao uso intencional da tecnologia, enfatizando um ensino híbrido que respeita tanto às práticas comprovadas quanto às inovações tecnológicas. “O que chamamos de ensino híbrido deve permear nossas práticas e enriquecê-las. A neurociência nos aponta a importância da escrita e da leitura em materiais físicos, mas as ferramentas digitais complementam o processo com dinamismo dos diagnósticos, a agilidade do ensino personalizado, atualizado e, sobretudo, a linguagem tecnológica mais próxima do contexto dos alunos e nas mais variadas formas como vivemos e interagimos na sociedade contemporânea, reforça a professora do Colégio Avance, no Mato Grosso do Sul, licenciada em Geografia, História e Pedagogia, Elaine Jesuíno.

Mas é importante ressaltar que o ensino híbrido difere da educação remota adotada durante a pandemia. “Acreditamos que o ensino híbrido é, de fato, o futuro da educação. Mas nada tem a ver com o que foi feito emergencialmente durante a pandemia. Porque enquanto a educação remota adotada naquele momento muitas vezes replicava métodos tradicionais de ensino, o ensino híbrido busca um equilíbrio entre o uso da tecnologia e as interações pessoais, promovendo um ambiente mais dinâmico e engajador”, destaca a especialista.
  • Enriquecimento da experiência educativa
Débora Pretti, Designer Pedagógica na Geekie - empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica -, ressalta a importância da Educação Digital na escola, considerando o aumento do uso da internet entre crianças e adolescentes. “A escola tem o papel de preparar os estudantes para o exercício da cidadania e os desafios do agora e do futuro. A tecnologia já é presente agora e estará ainda mais presente no futuro. Mais do que saber encontrar e consumir conteúdos, utilizar aplicativos e se comunicar por meios digitais, é necessário aprender a refletir de forma crítica sobre o que se consome, sobre o que é ou não saudável e sobre ter empatia, também, no mundo digital. E é esse tipo de reflexão que a Educação Digital proporciona” reforça.

Além de ensinar as habilidades digitais básicas, como navegação segura na web e compreensão do funcionamento das redes sociais, a disciplina de Educação Digital visa incutir nos alunos uma compreensão mais profunda do impacto da tecnologia em suas vidas, compreendendo seus riscos, desafios e oportunidades. Ela enfatiza a importância de educar os alunos sobre questões de privacidade online, ética digital e cidadania na internet, habilidades essenciais em uma era onde a distinção entre o mundo real e o virtual está cada vez mais tênue.
  • Educação digital: responsabilidade compartilhada
É importante destacar que é preciso uma abordagem conjunta entre escolas e famílias na educação digital. É essencial criarmos um diálogo aberto e seguro, onde crianças e adolescentes possam aprender a usar a tecnologia de forma responsável e crítica, especialmente no que diz respeito à verificação de informações e ao uso ético das redes.

O papel da família nesse processo também é essencial. Primeiro, eu destacaria que é importante haver uma relação de confiança em casa, um espaço seguro de diálogo onde as famílias construam combinados em relação ao tempo e ao que pode ou não ser acessado. Nem sempre os responsáveis conseguem acompanhar todas as novidades, os virais e estar por dentro das trends da mesma forma que os filhos e filhas, mas é importante sempre conversar e entender o que chama a atenção da criança/adolescente, praticar a escuta ativa e, a partir daí, ajudar a analisar os conteúdos e compreender se é adequado e saudável”, ressalta Débora.

É necessária uma abordagem em que a família e a escola se coloquem como corresponsáveis por uma educação digital que prepare crianças e jovens para utilizá-la de forma ética e segura. A onipresença das tecnologias é real, portanto, ter noção da forma e do momento de sua permissão e uso, bem como seus limites, cabe aos responsáveis em questão, dentro de suas respectivas e complementares esferas – em casa ou no ambiente escolar.
  • Personalização do ensino
Um ponto destacado por ambas é que a tecnologia oferece oportunidades únicas para personalizar a jornada educacional de cada estudante. Elaine Jesuíno exemplifica este ponto com a Geekie, que desenvolveu a plataforma Geekie One em 2018 e está em constante evolução, utilizando a inteligência artificial para adaptar o processo de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos e propondo soluções inovadoras para a educação.

A Geekie traz soluções inovadoras e modernas que solidificam as práticas pedagógicas, tais como a implementação da inteligência artificial na personalização do processo de aprendizagem. Promove o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica e as possibilidades e resultados são fantásticos, tornando visível o invisível. A Geekie dinamiza e otimiza os processos pedagógicos, possibilitando maior assertividade e efetividade em nossas práticas educacionais”, elenca Elaine.
  • A Geekie na vanguarda da educação tecnológica
Elaine e Débora destacam o papel pioneiro da Geekie na transformação da educação brasileira por meio da tecnologia e na oferta da disciplina de Educação Digital, que desafia a forma como crianças e adolescentes interagem com o mundo digital. É um investimento importantíssimo para prepará-los para uma sociedade cada vez mais digitalizada, onde a ética, a responsabilidade e a compreensão crítica desempenham papéis fundamentais. “Tanto as escolas quanto as famílias têm funções vitais nesse processo, criando um ambiente propício para que os jovens aprendam a tirar o melhor proveito do mundo digital, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades essenciais para navegar com segurança e responsabilidade no vasto oceano digital”, reforça Débora Pretti.

Especialistas: Elaine Jesuíno, especialista em educação, licenciada em Geografia, História e Pedagogia e professora no Colégio Avance, parceiro da Geekie desde 2020, e Débora Pretti, Designer Pedagógica na Geekie, formada em Letras e Pedagogia, Google Educator nível II e especialista em Design Instrucional e Tecnologias na Aprendizagem.

Sobre a Geekie
Fundada em 2011, a Geekie é uma empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica que trabalha incansavelmente com seu time de educadores engajados em contribuir com a transformação que a educação do Brasil tanto precisa. Com foco no Ensino Básico, a companhia já alcançou mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. Para mais informações, acesse o site www.geekie.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp