15/02/2024 às 11h36min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h06min

Alunos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto retornam de festival na Europa

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
Quatro alunos e um professor da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (ALMA) participaram, de 28 de janeiro a 6 de fevereiro, da 13ª edição do festival “Fiato al Brasile”, em Faenza, cidade de pouco mais de 50 mil habitantes na região da Emilia-Romagna, na Itália. “Foi uma experiência muito boa e diferente, de poder tocar com outros músicos, brasileiros e italianos, e também levar nossa cultura para outro país. Me dá a vontade de crescer cada vez mais profissionalmente e o desejo de viver experiências como essa novamente”, comenta a violinista Sara Teófilo Oliveira, de 19 anos.

Assim como Sara, o também aluno de violino da ALMA, Samuel de Souza Atanasio, de 18 anos, participou na Europa de aulas, ensaios, se apresentou, assistiu concertos e visitou equipamentos culturais. “Foi uma experiência incrível, poder ter contato com pessoas e estilos diferentes. Algo que vai contribuir muito para minha carreira e que, com certeza, quero repetir”, diz. "O festival representou para nossos alunos um intercâmbio cultural muito valioso. Escutar italianos tocando música brasileira, se apropriando de uma maneira tão profunda. Vivemos uma integração muito marcante", afirma o professor de viola e violino da ALMA, Guilherme de Carvalho Pereira.

“É sempre uma experiência rica, tanto em conhecimento profissional e acadêmico, mas sobretudo humano. Isso porque os alunos são hospedados por famílias italianas que os inserem no seu cotidiano e oferecem uma vivência extraordinária de diferentes hábitos e culturas. Ter aulas com professores renomados, realizar concertos conjuntos com os alunos italianos e em lugares belíssimos, que muitas vezes datam da época medieval, conhecer bibliotecas centenárias, cidades históricas e pinacotecas e museus incríveis, isso tudo faz parte de um conjunto de vivências absurdamente enriquecedoras para os alunos”, avalia a presidente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

A participação dos jovens de Ribeirão Preto e região no evento é resultado da parceria entre ALMA, Departamento de Música da USP Ribeirão Preto e escola italiana de música Giuseppe Sarti. Para viabilizar a viagem, o grupo de alunos e professores foi apadrinhado por empresas e empresários, que custearam as passagens aéreas: GS Inima Ambient, RibeirãoShopping, Usina Alta Mogiana, Maurilio Biagi, Wagner de Paula Ferreira e Jorge Lima. “Vale destacar, também, o apoio incondicional da Comuna de Faenza e em especial de seu prefeito, Massimo Isola, que aprecia e apoia o festival desde a sua primeira edição”, completa Dulce.

Sobre a ALMA
A ALMA - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da ALMA foi oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) pudessem, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a ALMA criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp