15/02/2024 às 00h33min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h33min

Duda Santos, a Maria Santa de “Renascer”, se impressiona com repercussão da novela das nove

Ritmo de sucesso

O caminho profissional de Duda Santos diante das câmeras está apenas no início. Porém, a atriz de 22 anos viu muita coisa se transformar ao encarar sua terceira novela, a segunda no horário nobre da Globo. Na pele da inocente Maria Santa de “Renascer”, Duda experimentou uma repercussão e uma carga de responsabilidade completamente inédita. “Essa personagem mudou a minha vida. Foi algo avassalador. Nunca mais serei a mesma Duda. Desde o início, eu acreditava muito nesse projeto. Sabia que seria um papel recebido com muito amor por todo o Brasil. Foi assim que a gente se dedicou ao trabalho em todo o momento”, valoriza.
Apesar de toda a grandiosidade e expectativa do papel, o processo para viver Maria Santa envolveu bastante sigilo por parte de Duda. A atriz encarou um longo processo de testes até ser confirmada no elenco da adaptação assinada por Bruno Luperi. Toda essa bateria de audições, no entanto, foi um segredo entre a atriz e seu empresário. “Eu falei: ‘não vou contar para ninguém para não criar expectativa’. É uma novela que todo mundo gosta muito, minha mãe é apaixonada, eu não vou falar nada para ninguém. Se eu não passar, não quero que ninguém fique triste”, explica Duda, que precisou controlar a ansiedade até o feedback positivo da direção. “Eu sabia o dia que seria a resposta e já acordei pilhada. Minha irmã estava na minha casa, e não entendia a razão por eu estar nervosa (risos). Quando recebi o sim, só chorava e tremia”, completa.
Na história criada por Benedito Ruy Barbosa, Maria Santa é o grande amor de José Inocêncio, papel defendido por Humberto Carrão e Marcos Palmeira. Após um beijo, a menina acredita estar grávida, vivendo em pecado, e acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga, interpretada por Juliana Paes, a cafetina da cidade. Lá é acolhida pela dona do bordel, que se torna sua segunda mãe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e de João Pedro (Juan Paiva). “Desde o início do processo, fiquei com muito tesão de contar essa história. Maria Santa é amor no melhor sentido da palavra. Fiquei um pouco receosa do tanto de responsabilidade que é contar uma história tão bonita. Queria comunicar todo o amor que essa personagem tem”, aponta a atriz, que é carioca da Vila da Penha, na Zona Norte do Rio.
Antes de “Renascer”, Duda já havia passado pela temporada de “Malhação – Toda a Forma de Amar” e também integrou o elenco de “Travessia”. A atual novela das nove, porém, apresentou novas responsabilidades para a intérprete de Maria Santa. “Acho que existe uma responsabilidade como qualquer outro personagem, porque é um presente. Personagem é um presente que a gente ganha e tem de cuidar, não pode deixar quebrar. É uma coisa sensível de se fazer. Você está contando uma história, lidando com sentimentos, com o mais bonito, que é o que a gente tem por dentro. Fiquei feliz porque estou ao lado de uma galera incrível”, elogia.

“Renascer” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.

Mergulho Cultural
Logo no início do projeto, Duda Santos viajou para a Bahia ao lado de parte do elenco. Durante o período de trabalho longe do Rio, a atriz aproveitou para conhecer mais sobre a cultura do Bumba Meu Boi, que é abordada na novela das nove. “O Sul da Bahia é lindo. Essa cultura é muito bonita. Eu e Fabinho Lago fomos em Urucutuba. A gente foi para visitar e conhecer o Bumba. Eu não conhecia nada disso, foi uma cultura muito nova para mim. É sempre muito lindo visitar outras culturas e conhecer outras coisas, coisas novas”, afirma.
Além de se aproximar da cultura baiana ao longo da viagem, Duda também absorveu com facilidade o sotaque da personagem. Interpretando Maria Santa das 11h às 21h, a atriz estava quase esquecendo o “carioquês”. “Se baiana é mais legal, né? Fiquei mais tempo sendo Maria Santa do que eu mesma. São muitas cenas pra gravar, muito estudo... Quando eu falo da Maria Santa, já vem o sotaque. Aos poucos, meu ‘carioquês’ retorna também”, brinca.

Instantâneas 
# Duda Santos também poderá ser vista na trama de “Guerreiros do Sol”, nova novela original Globoplay. A produção, que já foi inteiramente gravada, chega ao serviço de streaming no ano que vem.
# A atriz está no elenco do filme “Um Ano Inesquecível – Primavera”, que está disponível no Amazon Prime Vídeo.
# Duda chegou a fazer testes para “Renascer” ao lado de Humberto Carrão. “A gente já tinha mais ou menos uma noção de que talvez seríamos nós dois”, afirma. 
# Na primeira versão, a personagem Maria Santa foi vivida por Patrícia França.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp