09/02/2024 às 09h08min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h06min

Quedas repentinas de temperatura podem afetar articulações dos pets

A exposição ao clima mais frio deve acender sinal de alerta nos tutores

Graziele Oliveira
FREEPIK
Os problemas nas articulações dos pets podem acontecer por diversos motivos, mas um deles merece atenção de tutores e veterinários: períodos de temperatura mais baixa. Apesar de as dores serem mais comuns nessas condições, é importante ressaltar que o frio, por si só, não provoca novos problemas nos músculos, ossos e articulações de cães e gatos, mas é capaz de fazer com que os sintomas já existentes nos animais, principalmente idosos e com doenças ortopédicas, piorem consideravelmente. "Os principais causadores de problemas articulares são quedas, impactos mais fortes e escorregões. Porém, essas questões são intensificadas nos dias de queda de temperatura", explica a médica-veterinária da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo.
Entre as condições mais comuns, se destacam artroses, artrites e doenças osteoarticulares crônicas, muitas vezes decorrentes de problemas genéticos. "Os indícios dessas enfermidades são facilmente identificados pelos tutores, visto que em caso de dor os pets tendem a evitar certos movimentos, principalmente pulos, subidas de escadas e até ficar em duas patas. Também há animais que podem apresentar ganidos de dor, tremores, medo súbito, perda de apetite e desânimo", alerta Suzana.
O frio tem ligação direta com esses problemas, pois o corpo realiza contrações musculares destinadas a gerar calor, as quais, frequentemente, podem sobrecarregar as articulações. Isso acontece quando o corpo do pet faz a vasoconstrição, ou seja, a redução do fluxo sanguíneo para retenção de calor – o que diminui a lubrificação presente nas articulações, tornando mais difícil a movimentação.
Infelizmente, os tutores não podem evitar o aparecimento desses problemas, mas é preciso tratá-los, o que geralmente não requer processos invasivos. A colocação de pisos antiderrapantes, sessões de acupuntura e alimentação adequada somada à suplementação são fortes aliados do bem-estar dos peludos.
Como apoio à dieta equilibrada, os tutores podem utilizar Nutricore Move, produto da Pearson Saúde Animal que incentiva a lubrificação articular, visto que contém em sua composição colágenos tipo I e II, que auxiliam na firmeza nos ligamentos, contribuindo com a manutenção da função das articulações, e manganês, antioxidante essencial para o funcionamento dos tecidos conectivos.
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, com mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2021, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp