09/02/2024 às 13h45min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h03min

13º Festival de Fotografia de Tiradentes lança convocatória Diálogos da Terra

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até 18 de fevereiro pelo site do evento

Luciana Rodrigues d'Anunciação
http://fotoempauta.com.br/festival2024/
Leo Lara - Foto em Pauta
Oportunidade para fotógrafos de todo o país: O 13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta lança convocatória para artistas da fotografia refletirem sobre o tema: Diálogos da Terra. As inscrições são gratuitas e deverão ser submetidas pelo formulário disponível no site do Festival, entre os dias 9 e 18 de fevereiro de 2024.

A convocatória aceita inscrições de no máximo cinco imagens, que podem ou não ser da mesma série. Trabalhos individuais ou coletivos podem ser apresentados. Valem fotos produzidas com filmes, câmeras digitais ou smartphones.

A convocatória busca reunir trabalhos de fotografia das mais diversas vertentes (documentais, imagens pessoais e poéticas) para serem exibidas em uma projeção no Largo das Forras, em Tiradentes/MG, nas noites de 8 e 9 de março de 2024.

A equipe curadora, formada por Gláucia Nogueira e Mônica Maia, ficará responsável pela seleção das imagens. O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro. Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Diálogos da Terra
O século XXI nos trouxe uma profusão de estudos relativos às mudanças climáticas e às novas visões sobre o conceito de Terra. Não mais como algo inerte, separado da humanidade, como uma visão simplista de pano de fundo para o palco humano. Esse momento atual deixa claro que a Terra é um denso conjunto de relações, articulando o que as disciplinas tinham por hábito tratar separadamente.

Os seres vivos, os oceanos, os rios, a atmosfera, o clima, as rochas e o gelo trabalham em estreita conexão - fazendo-se e se refazendo, em constante mutação e troca. A convocatória aberta pretende receber trabalhos que tratam da Terra no sentido mais amplo possível. Paisagens; animais; ventos; plantas; microrganismos; seres vivos, não vivos humanos, não humanos, ou seja, as mais diversas multiplicidades e seus agentes. Esses, que formam complexos emaranhados e conexões que garantem a diversidade e a possibilidade da vida.

13º Festival de Fotografia de Tiradentes
O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à sua décima terceira edição entre os dias 6 e 10 de março de 2024, na cidade histórica mineira. A programação intensa, diversificada e gratuita contará com exposições, debates, palestras, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas. A programação completa está disponível no link http://fotoempauta.com.br/festival2024/.

O 13º Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com o patrocínio da CBMM, da Cemig, do Itaú e da Rede.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp