09/02/2024 às 17h51min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h03min

Escola de Samba Imperadores Rubro Negros e Embalixo Promovem Conscientização Sobre o Lixo no Carnaval do Rio

Pesquisas indicam um aumento significativo na geração de resíduos durante o Carnaval, evidenciando a necessidade de ações sustentáveis

Embalixo
Divulgação: Embalixo
 

Rio de Janeiro, fevereiro de 2024 – Em um esforço conjunto para enfrentar os desafios ambientais da festividade, a escola de samba Imperadores Rubro Negros, associada ao Clube de Regatas Flamengo, e a Embalixo, líder no mercado de sacos para lixo, unem forças em um desfile temático inovador no sambódromo Marquês de Sapucaí, do Rio de Janeiro. Para promover a conscientização ambiental, a escola de samba não se limitará ao sambódromo, mas também se apresentará em 58 bairros e 9 municípios, incluindo Niterói, Saquarema e Petrópolis, levando sua mensagem importante sobre a gestão sustentável do lixo para um público ainda mais vasto.

Grandes eventos, como o Carnaval, frequentemente apresentam desafios significativos em relação à gestão do lixo, a intensa movimentação de pessoas, somado ao consumo de alimentos e bebidas, além da utilização de uma variedade de produtos descartáveis, como adereços, embalagens e utensílios contribuem para um aumento expressivo na geração de resíduos durante o período festivo. Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da gestão adequada do lixo, o desfile destacará a necessidade urgente de conscientização sobre o descarte e reciclagem de resíduos, especialmente durante eventos de grande porte como este.

“O Carnaval é uma época de festa e celebração, mas também deve ser um momento de reflexão sobre nossas responsabilidades com o meio ambiente”, afirma Rafael Costa, Diretor Comercial da Embalixo. “Nossa parceria com a Imperadores Rubro Negros é um passo importante para destacar a importância da correta gestão de resíduos, demonstrando que é possível unir tradição e sustentabilidade”.

Pesquisas recentes apoiam a informação de que as celebrações de Carnaval levam a um aumento significativo na geração de lixo. Por exemplo, estima-se que no Brasil, cerca de 625 toneladas de resíduos sejam geradas a cada dia do Carnaval. Além disso, um relatório menciona que a geração e coleta de lixo podem aumentar até 25% durante as festividades, com as cidades coletando um extra de 170 a 180 toneladas de resíduos diariamente durante esses eventos. Essas estatísticas destacam o impacto ambiental do Carnaval e sublinham a importância de iniciativas focadas na gestão de resíduos e sustentabilidade.

Um dos principais desafios associados ao Carnaval é a falta de infraestrutura adequada para lidar com a quantidade crescente de resíduos gerados durante o evento. Muitas cidades enfrentam dificuldades na coleta, transporte e disposição final do lixo, resultando em problemas como ruas sujas, poluição ambiental e obstrução de sistemas de drenagem, o que torna-se uma questão de saúde pública, pois a contaminação por resíduos pode afetar a qualidade da água e a segurança alimentar. 

A parceria com a Embalixo, pioneira em soluções sustentáveis para o manejo de resíduos, reforça a mensagem do desfile, apresentando alternativas eficazes para a redução do impacto ambiental durante o Carnaval e além. A empresa, com mais de 19 anos de experiência e uma equipe de mais de 500 colaboradores, é reconhecida por seus produtos inovadores, como o primeiro saco para lixo vegano do mundo, e suas iniciativas de sustentabilidade.

Alémnda participação no desfile, influenciadores como Pri Pessanha, Mariah Mascarenhas e Mariana Karla Santos estarão presentes, divulgando informações essenciais sobre o evento e a importância da gestão responsável do lixo.

Este esforço conjunto entre a Imperadores Rubro Negros e a Embalixo visa não apenas destacar os desafios associados à gestão de resíduos durante o Carnaval, mas também promover a adoção de práticas sustentáveis que possam ser implementadas em outros grandes eventos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e um meio ambiente mais saudável.

Sobre a Embalixo

Líder nacional na categoria de sacos para lixo, a Embalixo soma mais de 19 anos de atuação, planta em Hortolândia/SP, contando com mais de 500 colaboradores. A empresa tem inclusão, inovação e a sustentabilidade como pilares básicos do negócio, oferecendo soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançaram o 1º saco para lixo Vegano do mundo. Saiba mais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp