07/02/2024 às 17h01min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h09min

Com suas belas praias, Mata de São João tem sido o paraíso para muitos turistas brasileiros e estrangeiros

Julia Ramires Reyes - SK Comunica
divulgação

Mata de São João é um município da Grande Salvador, no estado da Bahia. Hoje é o mais importante município do Litoral Norte da Bahia. O município se tornou um dos principais destinos turísticos do país, com suas belezas naturais e com o alto padrão dos serviços prestados que reúne resorts, luxuosas pousadas e restaurantes de todas as

nacionalidades. A Costa dos Coqueiros, na qual se insere a região litorânea do município, é conhecida no mundo inteiro pela beleza de suas praias, pela ocorrência de sol o ano todo e por sua natureza exuberante. A região litorânea do município começa em Praia do Forte, ao sul, e vai até Costa do Sauípe, ao norte, possuindo 28 quilômetros de litoral e reservas naturais. 

Além de suas belas praias, Mata de São João também é famosa por abrigar o Projeto Tamar, uma iniciativa de preservação das tartarugas marinhas. O projeto possui uma base de pesquisa e um centro de visitantes, onde os turistas podem aprender mais sobre essas espécies e até mesmo ver de perto os filhotes de tartaruga.

Outra atração turística do município é o Castelo Garcia D"Ávila, uma fortaleza construída no século XVI. O castelo é considerado o único exemplar de arquitetura militar portuguesa do país e oferece uma vista privilegiada da região.

Além do turismo, Mata de São João possui uma economia diversificada, com destaque para a agricultura, a pesca e a produção de petróleo e gás natural. O setor de serviços também é relevante, principalmente devido ao turismo.

No aspecto cultural, o município é conhecido por suas festas populares, como o São João, comemorado em junho, e o Carnaval, que atrai foliões de diversas partes do país.

Além disso, a culinária local é rica em sabores tradicionais da Bahia, como o acarajé, o vatapá e o caruru.

Esse ano o município Mata de São João é tema central da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé e vai trazer as belezas e encantos da região. O Prefeito Bira (Agostinho Batista dos Santos Neto) fala da sua satisfação de mostrar para o Brasil e para o mundo um pouco mais da sua região.

 

“Sou muito orgulhoso da trajetória de desenvolvimento de Mata de São João. Consolidamos nosso destino não apenas pelas belezas naturais, mas pela infraestrutura.

Se você procura diversão, aventura, contato com a natureza, gastronomia, sossego, cultura e história, Mata de São João tem! Nossas belezas naturais são inegáveis e unindo tudo isso aos investimentos que são feitos com intuito de melhorar ainda mais, temos como resultado o reconhecimento de nosso destino, nacional e internacionalmente.”

 

“É uma honra para todos os matenses ver nossa cidade cantada pela Acadêmicos da Tatuapé. Isso vai muito além do turismo, é motivo de orgulho em pertencer a um lugar tão rico em cultura, é a valorização de nossa história e de nossa gente! Estamos mais do que preparados para ter os olhares do mundo voltados para nós. Nossa infraestrutura é completa, temos serviços e atendimento de qualidade, nossa gente é acolhedora. Estamos trabalhando para que com essa exposição possamos atrair turistas para outros atrativos de nossa cidade, viabilizando a interiorização do turismo e apresentar aos visitantes, por exemplo, vivências na Zona Rural da cidade.” Finaliza o prefeito Bira que tem feito uma gestão impecável.

 

O secretário de Turismo Alexandre Rossi, que está a frente da secretaria desempenhando um papel importantíssimo, comenta como a cidade está se preparando para essa grande visibilidade que a região terá com o desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.

 

“Além das ações que já existem em relação à fiscalização, ordenamento, capacitação de mão de obra, que acontecem durante todo o ano. Durante os períodos de alta temporada essas ações são intensificadas, e claro, que esperamos que essa ação do carnaval gere um aumento de fluxo turístico, que com certeza iremos aumentar e intensificar todas as nossas ações de zeladoria e acolhimento aos turistas e visitantes”

 

“Nosso município é muito rico em manifestações culturais, principalmente no nosso litoral, e o ano todo acontecem eventos que são celebrações dessas culturas e a prefeitura é parceira para fazer esses projetos e eventos acontecerem. Além de sempre divulgar e promover como uma das nossas maiores riquezas. Estamos sempre em interface com as secretarias, de cultura e educação para fomentamos cada vez mais a diversidade cultural em nosso município.”

 

E é exatamente por todo esse cuidado com o município que Mata de São João é um destino turístico ideal para quem busca praias paradisíacas, belezas naturais e momentos de relaxamento. Com sua infraestrutura de qualidade, aliada à preservação ambiental e à diversidade cultural, o município atrai visitantes nacionais e internacionais em busca de uma experiência única.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp