07/02/2024 às 13h32min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h06min

-Zona da Mata mineira recebe 1ª edição do CarnaMata 2024

Pré-Carnaval de rua ocorrerá em Ponte Nova e Oratórios com programação gratuita e diversificada

Aline Lourenço
Pedro Bichuete
A maior e mais democrática festa do Brasil e uma das principais do mundo, o Carnaval terá, pela primeira vez, seu aquecimento na Zona da Mata, região rica em folclore e tradições orais, lendas, contos populares e artesanato. A 1ª edição do CarnaMata 2024 será realizada em Ponte Nova e Oratórios, nos dias 03 e 09 de fevereiro, com uma vasta programação gratuita para adultos e crianças, realizada em espaços públicos, seguros, sustentáveis e acessíveis.

Entre as atrações confirmadas, os blocos do Índio e Feliz Idade, os grupos Charanga Pop – composto por instrumentos de metal e bateria –, e Banda Charme, Jader Joanes e banda, Will Motta e banda, e DJs. Os foliões poderão participar ainda de oficinas de percussão e sopros, ministradas pelo Arildo Nani, Piazza e João Vianna.

Com um público estimado de três mil pessoas por dia em cada cidade, o CarnaMata 2024 tem o objetivo de promover a cultura local e tradicional, mostrando todo o potencial artístico e turístico da região. “O CarnaMata é uma celebração de todas as pessoas que fazem o carnaval de rua acontecer em Ponte Nova e Oratórios, gerando um sentimento de pertencimento nos munícipes”, declara Lúcia Cruz, produtora executiva e diretora geral do projeto.  

A festa também tem o compromisso socioambiental, e ocupará locais com piso tátil, corrimão, rotas de fácil acesso, contará com espaço de manobra para cadeira de rodas em palcos e camarins, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e outros recursos que garantam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosas e PCD. As estruturas temporárias serão feitas com materiais sustentáveis, haverá pontos de coleta para cultivo ou descarte de materiais recicláveis, orgânicos e resíduos comuns. “Serão selecionados parceiros na área gastronômica que minimizem o uso de produtos aplicados, como copos, pratos e talheres, incentivando a utilização de itens reutilizáveis ou biodegradáveis”, encerra.

O projeto CarnaMata 2024 é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Música na Árvore e Solar Instrumental, realização da Muzak Promoções, André Trindade, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Oratórios, Prefeitura Municipal de Ponte Nova e do Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

Serviço: “CarnaMata 2024” em Ponte Nova e Oratórios
Entrada franca
Mais informações: @instrumentalsolar

Programação:

Ponte Nova


Oratórios
Datas:
08/02 (quinta-feira)
Oficinas de percussão, com Piazza, e sopros, com João Vianna, no Ginásio Poliesportivo Municipal (rua Tabajara, 297, Centro)

09/02 (sexta-feira)
Local: Praça Alípio Martins Pinheiro
Shows:
18h: DJ Edney
19h:  Charanga Pop e bloco Feliz Idade
20h: Banda Charme (axé)
21h40: Intervalo com DJ
22h: Will Motta e Banda
00h: Encerramento

Ficha técnica:
Direção Geral e Produção Executiva: Lúcia Cruz
Coordenação Administrativa e Financeira: Robson Assis
Direção Artística: João Vianna
Coordenação de Palco: André Trindade

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp