08/02/2024 às 11h43min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h06min

Mídia NINJA retorna à Sapucaí para a cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Das ruas à avenida, a rede de midiativismo se soma vem pra contar histórias que vão além dos 75 minutos de desfile

Henrique Aragão
https://midianinja.org
Mídia Ninja
 

Mídia NINJA retorna à Sapucaí para a cobertura dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Das ruas à avenida, a rede de midiativismo se soma vem pra contar histórias que vão além dos 75 minutos de desfile

Foto: Mídia NINJA

Legenda: Pelo segundo ano consecutivo o coletivo de comunicação realiza cobertura dos quatro dias de desfiles da Marquês de Sapucaí

A Mídia NINJA retorna à Marquês de Sapucaí para registrar o Carnaval de 2024. Após o êxito da cobertura em 2023, o movimento independente busca imortalizar o maior espetáculo da Terra nos dias 11 e 12 de fevereiro, com retorno para a apuração e o Desfile das Campeãs.

Em sintonia com os sambas-enredo que refletem a história mundial e o momento socioeconômico e político do Brasil, a NINJA mantém sua vocação narrativa, dando ênfase às tradições carnavalescas e aos personagens negligenciados nas narrativas midiáticas.

Por motivos diferentes, as pessoas e pautas que atravessam as comunidades que realizam o carnaval têm sido frequentemente negligenciadas nas narrativas sobre o evento. Seja por distorções midiáticas ou pela criminalização da festa popular, os personagens cotidianos são deixados à margem. Além disso, há uma tentativa de afastar o visual da festa do seu teor político, sendo que o Carnaval sempre foi uma ferramenta de manifestação e protesto. 

Dríade Aguiar, coordenadora da NINJA na Avenida 2024, destaca a importância de capturar emoções que não se limitam aos 75 minutos de cada escola:

"A Mídia NINJA sempre cobriu o carnaval e os festejos populares, conectando-se às demandas públicas, culturais e artísticas. Além de celebrar, buscamos focar nas pautas sociais frequentemente negligenciadas pela mídia, dando destaque à dimensão política do Carnaval - das manifestações populares do Brasil profundo até as escolas de samba num espetáculo grandioso como esse.", pondera.

Ao retornar à avenida, a NINJA espera mergulhar nas histórias que fazem do Carnaval uma expressão política e cultural profunda no Brasil, celebrando a diversidade da comunidade e destacando momentos memoráveis.

Confira aqui e aqui vídeos de como foi a cobertura em 2023.

Produtos em Destaque:

  • Central da Folia: Matérias e textos aprofundados em tempo real. Site oficial em breve.
  • Notícias: Atualizações e destaques visuais nas redes sociais.
  • Conteúdo Especial: Produção visual, curiosidades e histórias por trás dos desfiles.
  • Tempo Real: Cobertura intensiva de cada desfile, celebrando a diversidade da comunidade.
  • Resumo do Dia: Vídeos destacando o melhor de cada noite, com entrevistas e momentos memoráveis.

Reviva a mágica de 2023 em midianinja.org/ninjanaavenida2023.

 

Ponto Focal: 

 

 

Dríade Aguiar é uma das co-fundadoras da Mídia NINJA e integrante da rede Fora do Eixo. Natural de Cuiabá (MT), é idealizadora da Campanha de Mulher e Pretas no Poder, plataformas de empoderamento feminino na área de política, cultura e comunicação. Em 2022 organizou a campanha Meu Primeiro Voto e derivados, onde mobilizou jovens a se engajarem politicamente nas eleições. Feminista negra, pansexual e ativista da positividade corporal, atualmente é uma das coordenadoras da Campanha de Mulher.

 

Sugestões de fotos:

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp