06/02/2024 às 10h12min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h08min

Itaú Cultural recebe Denise Stoklos em peça sobre a obra de Clarice Lispector

Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos resulta da investigação da atriz sobre como o corpo, a voz e a emoção expressam a palavra clariciana. No palco, os passos deste percurso são pontuados por canções imortalizadas na voz de Elis Regina.

Larissa Corrêa
Foto: Leekyung Kim
O Itaú Cultural recebe de 15 a 25 de fevereiro (sempre de quinta-feira a domingo), no palco da Sala Itaú Cultural, a atriz e diretora paranaense Denise Stoklos com o espetáculo Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos. Com direção de Elias Andreato e dramaturgismo de Welington Andrade, trata-se do encontro da obra de uma das maiores escritoras brasileiras com o teatro essencial criado por Stoklos, o qual é construído sobre as relações reflexivas, que se dão dentro de uma dimensão temporal específica.

As apresentações são gratuitas, como toda a programação do Itaú Cultural. Os ingressos são disponibilizados a partir do dia 7 de fevereiro, e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

A relação de Denise Stoklos com a obra de Clarice Lispector é antiga. Nos palcos, a primeira provocação aconteceu há anos, quando o diretor, autor e ator Fauzi Arap (1938-2013) a convidou para criar um espetáculo a partir de textos de Clarice Lispector, de quem ela já era uma dedicada leitora desde os 17 anos. Mas a materialização do projeto aconteceu, de fato, em 2020, com a estreia de Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos, espetáculo que foge das teatralidades convencionais e faz uma investigação radical a respeito de como seu corpo, voz e emoção expressam o indizível da palavra literária de Clarice, como no conto A quinta história, no romance A paixão segundo G.H. e na crônica Vergonha de viver, entre outros.

Este percurso, que vai da negação à constituição do sujeito, é pontuado por canções que ficaram conhecidas na interpretação de Elis Regina, a exemplo de Meio-termo (Lourenço Baeta e Cacaso) e Os argonautas (Caetano Veloso). Em cena, Denise faz uso de materiais dramatúrgicos para que figuras como Clarice Lispector chegue para o público através de seu corpo e sua voz.

Assim, Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos é uma espécie de recital marcado pelas tensões da tragédia e da comédia, assim como o encontro de sua intensidade cênicas com a palavra de uma escritora cuja linguagem é essencialmente dramática. A voz de Elis Regina se junta a esse encontro. Três mulheres ligadas pelo destino artístico. Três mulheres-criadoras que não podem se encontrar fisicamente, mas que estarão juntas durante o período do espetáculo.

Paixões antigas
Desde os 17 anos Denise Stoklos é uma dedicada leitora da obra de Clarice Lispector, escritora com a qual viveu um episódio particular no final da década de 1960, quando contribuía para o jornal do diretório acadêmico da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde estudava.

O fascínio pela escritora levou Denise ao Rio de Janeiro, onde descobriu o endereço de Clarice na lista telefônica. A então estudante ligou para a casa da autora de um telefone público embaixo do prédio, e a própria Clarice atendeu. Ela lhe pediu uma entrevista e a escritora mandou que subisse.

Mas depois das primeiras perguntas, Clarice Lispector disse à jovem estudante: “Você não veio me entrevistar, você veio me conhecer, não é? Então, deixe de lado a caneta e o bloco de anotações e vamos conversar”.

Segundo Denise, do encontro ficou imortalizada a imagem de uma mulher fascinante, ucraniana, igual as suas origens. E uma década mais tarde, a atriz diz que se sentiu naturalmente incluída na referência feita pela escritora em sua última entrevista, concedida à TV Cultura, de que jovens leitoras compreendiam melhor sua obra do que os especialistas.

Ficha Técnica:
Concepção e Interpretação: Denise Stoklos
Direção: Elias Andreato
Dramaturgismo: Welington Andrade
Textos: Clarice Lispector
Canções: Elis Regina
Iluminação: Aline Santini
Espaço Cênico e Figurino: Thais Stoklos Kignel
Fotos: Leekyung Kim
Assistente de Direção/operação de som: Cristina Longo
Segundo Assistente: Wallace Dutra
Cabelo: Eron Araújo
Operação de Luz: Maurício Shirakawa
Diretor de Produção: Ederson Miranda
Assistente de Produção: Sofia Gonzalez
Produção Geral: Mira Produções Culturais


SERVIÇO
Espetáculo Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos
De 15 a 25 de fevereiro (sempre de quinta-feira a domingo) 
De quinta-feira a sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h 
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) 
Capacidade: 224 lugares
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir do dia 7 de fevereiro, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br   
Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média



PROTOCOLOS:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp