05/02/2024 às 23h55min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h06min

Músico Ulysses Schmidt lança clipe retrô homenageando clássicos do rock nacional

Compositor, cantor e multi-instrumentista formado pelo Instituto Ian Guest, Ulysses foi aluno do lendário professor e pianista húngaro radicado no Brasil, Ian Guest, responsável pela formação de expoentes da MPB, como Wagner Tiso, Rafael Rabello, Toninho Horta e Almir Chediak

Sheila Fonseca Comunicação
ASCOM
Divulgação /ASCOM

Ulysses, cantor, instrumentista e compositor carioca de 54 anos possui a música em seu DNA. Filho da professora, pianista e cantora lírica Astrogilda Castilho de Freitas, o artista começou com estudo de violão clássico, ainda na adolescência, em meio aos efervescentes aos 80. E não demorou muito para transitar pelo universo do rock, gênero que explodiu no Brasil naquele período com bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Banda Zero, Engenheiros do Hawai, e tantas outras que embalaram toda uma geração. Formou-se em harmonia e improvisação pelo Cigam, onde foi aluno de ninguém menos que o lendário pianista húngaro Ian Guest. Especializou-se ainda em guitarra no gênero Hard Rock, tendo rifes virtuosos como marca registrada de suas composições.

De lá para cá, apesar do ecletismo de gêneros e estilos em seu trabalho, o rock tornou-se mais que uma predileção: uma paixão. Neste início de 2024, essa paixão virou homenagem com o lançamento do videoclipe independente (e caseiro!), Longe de Você.

A inspiração foi das boas: Ninguém menos que o Tremendão do Rock, Erasmo Carlos. Ulysses conta que a canção surgiu num estalo depois de assistir ao filme Minha Fama de Mau (2019), de Lui Farias:

Por muitos motivos, além da referência musical enorme que é o Erasmo, esse filme foi extremamente impactante, pra mim. Assim que o filme acabou, me deu aquele estalo que todo compositor conhece bem… e eu senti uma necessidade de compor para dialogar com aquela experiência. Então, a canção surgiu muito naturalmente.”

Ulysses Schmidt

Para o clipe, Ulysses incorporou outras referências visuais e musicais, de onde surgiu a ideia de fazer uma grande homenagem ao movimento do Rock Brasil 80’s, responsável pela formação artística de sua geração. Com elementos visuais característicos da estética oitentista, como manequins, telefones vintage, máquina de escrever manual, jaqueta rocker, óculos escuros, guitarras antigas, incluindo uma joia rara das guitarras, a Snake semiacústica, instrumento de fabricação brazuca produzido nos anos 1960, item pra lá de cobiçado por colecionadores. E para arrematar essa arquitetura de construção tão afetiva, o artista escolheu a sua própria residência para a gravação e o seu filho de 13 anos, Gabriel Reis, baterista iniciante, como videomaker.
 

A gente escolheu essa praia da estética bem anos 80, de videoclipes do Cazuza, como o clássico Exagerado, de clipes da Banda Zero, dentre outros, que eram simples e comunicavam tão bem. Esse clipe é uma grande brincadeira e homenagem. E a oportunidade de gravar com o meu filho deixou tudo especial… Tem essa afetividade e também o ar retrô, que faz sentido pra tanta gente que viveu essa geração. Espero que assistindo as pessoas curtam e ao mesmo tempo possam reviver um pouquinho desse tempo que foi tão bom. “

Ulysses Schmidt

 

O resultado? Bacaníssimo! E você confere aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=1e48G7hkcFs 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp