05/02/2024 às 14h23min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h06min

Cortes femininos: saiba quais são os modelos mais solicitados no verão 2024

Especialista do Senac EAD explica que as altas temperaturas determinaram os cortes curtos para fios lisos e crespos

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik
O segundo semestre de 2023 foi marcado por altas temperaturas, atípicas para a estação da primavera. Com a chegada do verão, o clima permaneceu quente e úmido, em razão do alto volume de chuvas.

A população sentiu o impacto direto nas roupas, aumento no uso de protetor solar e nos cabelos, principalmente quem gosta de fios médios e longos, já que apresentam o fenômeno de frizz (fios desalinhados por umidade e eletricidade estática).

Desse modo, desde o início do ano, os especialistas apontaram que a tendência de cortes para 2024 seriam os cortes curtos, em razão de serem mais fáceis de arrumar e por livrarem a pessoa da sensação de calor excessivo. Mas, será que essas afirmações são verdadeiras?

Para saber mais sobre as opções de cortes e os cuidados, buscamos informações com a especialista e instrutora do curso de Cabeleireiro Básico do Senac EAD, Karla Alessandra Bonfim Sales.

Quais os destaques de cortes para 2024?

A instrutora do Senac EAD explica que cabelos ondulados ficam muito bem com cortes curtos com volume no topo e franja curta penteada para lateral. “Uma opção para não encurtar muito, é deixar os fios logo abaixo da orelha, com volume na parte superior, conhecida como long bob. Outro modelo muito usado é o blunt bob, reto e na altura do maxilar, que dá um ar fashion em madeixas onduladas”, explica.

Já os fios crespos também ganharam nova modelagem, com nucas e laterais raspadas e a parte superior desconectada, para ressaltar o destaque da parte que foi desbastada. “Os cabelos com cachos ganham cortes arredondados na altura do ombro, com assimetria forte em todas as texturas. O objetivo é valorizar ao máximo a beleza dos diferentes tipos de cachos”, argumenta a educadora.

Karla explica que os lisos também ganharam cortes assimétricos em cortes curtos, com franjão que alonga o rosto e destaca a feição feminina. “Um corte muito indicado é o pixie, bem curto e batidinho na nuca. No topo volume, repicado e assimetria dão um toque muito moderno e feminino para essa opção”, acrescenta.

Sobre a questão da praticidade, a docente do Senac EAD reforça que cabelos curtos podem ser mais rápidos para arrumar, mas toda vez que foram lavados devem ser modelados com pomadas, secador ou babyliss.

Cuidados com hidratação devem ser redobrados

A estação do verão pede mais idas à praia e piscinas, não é mesmo? Por isso, os cuidados com os fios precisam ser reforçados, de modo a evitar ressecamento e opacidade. Karla recomenda o uso de produtos que contenham fator de proteção solar (FPS), e quando sair do ambiente, lavar e repassar o produto. “Na rotina diária, sugiro que a cliente adote um cronograma capilar para hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar”.

Outra recomendação da especialista é de que, antes de adotar um corte muito curto, a cliente converse com a cabeleira e esclareça todos os cuidados que deverá tomar. Depois do corte, o cabelo será lavado e passará pelo secador, além de receber a finalização com pomada modeladora. “É preciso deixar claro que para manter o corte do jeito que ficou no salão, ela terá que fazer a manutenção em casa”, acrescenta.

Se a cliente deseja diminuir o uso do secador durante a semana, a docente do Senac EAD dá uma dica importante: o uso de finalizadores cremosos ou óleo. “Utilizando a quantidade certa, esses produtos não prejudicam os fios, pelo contrário, causam um ótimo efeito e podem até proteger dos danos naturais como poeira, umidade e raios solares”, pontua.

A seguir, Karla elenca a melhor maneira de usar esses produtos e o secadores:
 - Remova o excesso de umidade
 - Aplique um protetor térmico
 - Use o secador na temperatura média, com uma distância de 15 a 20cm entre o cabelo e o secador
 - Mantenha uma rotina de um cronograma capilar para tratamento dos fios.

Como escolher o produto adequado para cada tipo de fio?

Algumas pessoas não têm muita familiaridade para adquirir produtos de hidratação ou que modelem os cabelos, evitando o efeito frizz. Karla esclarece que existem opções para cada tipo de fio, por exemplo, evite usar gel, mousse, pomada e spray em cabelos muito finos.

“Eu explico para minhas alunas que cabelos finos devem ser bem lavados, com atenção especial ao couro cabeludo. Evite usar água quente e aplique pouco condicionador, de modo a evitar oleosidade. Quando for secar, utilize sempre protetor térmico para proteger os fios”, revela.

Outro questionamento comum que a docente recebe são sobre as pomadas que foram retiradas do mercado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A decisão do órgão fiscalizador foi analisar as marcas com alta concentração de uma substância tóxica chamada Ceteareth-20. Alguns produtos foram testados e liberados para comercialização e os que contêm esse elemento continuam proibidos para venda”.

E para concluir, Karla recomenda que antes da cliente adotar um corte radical, é preciso conversar com a cabeleireira, de preferência com especialização visagista, para avaliarem juntas, se o corte combina com o formato do rosto e ainda, os prós e o contras. “Saiba se o modelo combina com seu estilo, e se você tem habilidade para cuidar sozinha das madeixas no dia a dia”, finaliza.

O Senac EAD conta com diversos cursos livres na área de Beleza, com foco em cabelos, maquiagem, visagismo, penteados e unhas decoradas. Se você já é profissional ou quer empreender na área, acesse o site e confira as opções disponíveis.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp