02/02/2024 às 08h51min - Atualizada em 03/02/2024 às 04h04min

Inscrições abertas para o festival "Quinze Minutos de Fama Com Laura Finocchiaro"

Criado por Laura Finocchiaro, festival visa revelar ao público talentos da comunidade LGBTQIAP+, de todas as idades; inscrições estão disponíveis de 25 de janeiro a 25 de fevereiro

Alisson Schafascheck
Foto: Roberto Setton
No dia em que a cidade de São Paulo comemora seu 470º aniversário, 25 de janeiro, a comunidade LGBTQIAP+ ganha um presente, com a abertura das inscrições para o festival Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro. Com o objetivo de revelar e conectar talentos musicais da comunidade, de todas as idades, o festival tem como meta o fortalecimento, a presença e a representatividade LGBTQIAP+ na cena cultural da cidade. As inscrições devem ser feitas única e exclusivamente via internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link – divulgado também nas redes sociais oficiais do Festival – liberado de 25 de janeiro a 25 de fevereiro. 
O festival é voltado para compositores, compositoras e intérpretes de todas as idades, que se definam pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, e residentes na cidade de São Paulo, no formato solo, duo ou banda (com até cinco participantes), que devem se inscrever com duas canções, uma obrigatoriamente autoral e outra podendo ser uma releitura de livre escolha, nacional ou internacional, em versões música e vídeo. Um júri especializado selecionará oito concorrentes, que disputam as duas vagas para a final em duas eliminatórias, quando o júri ganha o reforço do público. O artista/grupo selecionado receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 para a realização de sua apresentação e o vencedor do festival receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00, além de seus “quinze minutos de fama”. Pensando em descentralizar a informação, os shows acontecem em palcos periféricos. As eliminatórias, com quatro artistas/grupos a cada etapa, acontecem na zona sul e na zona leste. A final, com dois concorrentes, terá como palco a Praça Roosevelt, no centro da capital paulista e, assim como as duas eliminatórias, acontece em abril.
Criado por Laura Finocchiaro, cantora, compositora, guitarrista, arte-educadora e produtora musical, que comemora seus 41 anos de carreira dando voz aos invisíveis talentos das comunidades LGBTQIAP+, o festival procura, através de suas performances, desvendar as rotinas, comportamentos, sentimentos e lutas desta comunidade, muitas vezes velados pelo preconceito.
Embora o mundo das artes seja um dos ambientes sociais onde as pessoas LGBTQIAP+ sofram menos preconceito, muitas vezes as ideias centrais da maioria destas obras ainda representam um mundo que mantém a visibilidade restrita. E, certamente, são muitos os talentos, entre os 19 milhões de brasileiros adultos que se declaram parte da comunidade – de acordo com um levantamento realizado por pesquisador da Unesp e da USP e publicado na revista científica Nature Scientific Reports em 2022. Provavelmente, o preconceito seria muito menor hoje se artistas consagrados pudessem falar abertamente sobre sua sexualidade, como Laura fez em uma entrevista ao Globo Repórter em 1996, opinião reiterada em 2023 no mesmo programa. Essas apresentações e composições musicais podem ser uma fonte inesgotável de informações, oferecendo uma oportunidade única para educar e conscientizar o público sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIAP+”, diz Laura.
“Qual é o maior plural? É a singularidade! É a diversidade!” – canta Laura no Hino da Diversidade, parceria com os amigos Glauco Mattoso e Beto Firmino. E vai além: “Não há o que nos vença! A diferença é viva!”.
Trabalhando e vivendo na praça Roosevelt, onde os quatro cantos da cidade se cruzam, o coração da capital de São Paulo, Laura sente o batimento da cidade sempre nervosa. “Buscando... O quê? Cada um busca seu sonho e sua sobrevivência. E me pergunto: Por que não tentamos nos unir? Somar? Quebrar a solidão e o silêncio. Por que não sorrir e cantar coletivamente já que todes somos segregades – cada qual à sua maneira – e estamos em busca de afeto, aconchego e amor?”. Destas observações de Laura Finocchiaro surgiu a ideia deste projeto.
Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro é uma realização da Sorte Produções editora, produtora e selo musical criado por Laura , através do ProAc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo, sob a direção geral de Laura Finocchiaro, com produção executiva de Luciane Lima, direção gráfica e cenário de Marta Oliveira, Claudia Schapira na direção cênica e figurinos e o músico Ricardo Severo na produção musical, ao lado de Laura. O Embaixador da causa AIDS/HIV/LGBT+ Beto de Jesus foi convidado para auxiliar Laura e Severo, na etapa de seleção, e o ator, performer e músico Cristiano Meireles, ou a Kiki, é o personagem dos vídeos e shows do projeto.

Link para imagens: https://bit.ly/3TNx3tJ
Biografia Laura Finocchiaro: https://bit.ly/3Hc8YoI

Quinze minutos de fama com Laura Finocchiaro
Inscrições: de 25 de janeiro a 25 de fevereiro
Regulamento e Ficha de inscrição: https://bit.ly/3U0D3iW

Ficha Técnica
Realização: Sorte Produções
Direção geral: Laura Finocchiaro
Produção executiva: Luciane Lima
Direção gráfica e cenário: Marta Oliveira
Direção cênica e figurinos: Claudia Schapira
Produção musical: Laura Finocchiaro e Ricardo Severo
Ator, performer e músico (vídeos): Cristiano Meireles
Comunicação (imprensa e mídias sociais): Vicente Negrão Assessoria
Inscrições a partir de 20 de janeiro

Instagram: @festival15minutosdefama
TikTok: @festival15minutosdefama
Facebook: @festival15minutosdefama
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp