02/02/2024 às 14h44min - Atualizada em 03/02/2024 às 00h02min

Associação Kinoforum e Spcine levam curtas ao Festival Clermont-Ferrand e participam do Short Film Market

Programação brasileira ocupa as telas do Festival de Clermont-Ferrand de 2 a 10 de fevereiro

ATTi Comunicação & Ideias
Divulgação
A Spcine, o Consulado-Geral do Brasil em Marselha e a Associação Cultural Kinoforum unem esforços em uma ampla parceria que levará à França uma programação de curtas-metragens brasileiros recentes que busca promover a diversidade e a criatividade da produção nacional dentro da maior vitrine mundial dedicado a esse formato – o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que acontece entre os dias 2 e 10 de fevereiro. A ação também levará os cineastas à França, proporcionando uma capacitação in loco em intercâmbio internacional e nos mecanismos do mercado audiovisual mundial.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand é hoje o maior festival de cinema do mundo dedicado a curtas-metragens. Em termos de público e presença profissional, é o segundo maior festival de cinema da França, atrás apenas de Cannes, e recebe anualmente mais de 8.000 inscrições de curtas-metragens de todo o mundo.

Os curtas selecionados para o programa Spcine Brazilian Shorts, que integra a programação do Short Film Market, são: Ava Mocoi - Os Gêmeos, de Luiza Calagian and Vinicius Toro; Meu Amigo Pedro MIXTAPE, de Lincoln Péricles (LK); Combustão Não Espontânea, de Boni Zanatta; Ibirapitanga, de Olinda Tupinambá; e Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo, de Renato Sircilli. O programa será exibido no dia 5 de fevereiro, às 16h, na sala de projeção do Mercado, e contará com a presença dos realizadores Luiza Calagian, Lincoln Péricles, Boni Zanatta e Renato Sircilli.

Além dos curtas desse programa, os cineastas que fazem parte da seleção oficial do festival também contam com o suporte dessa parceria. Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu, faz parte da Competição Internacional; Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, integra a competição do programa Labo; e Lulina e a Lua, de Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos, foi selecionado para a mostra Enfants.

A Kinoforum também estará coordenando o estande Brazilian Shorts, em parceria com a Spcine e o Consulado-Geral do Brasil em Marselha, com o objetivo promover o audiovisual brasileiro e servir de base de apoio para todos os brasileiros presentes no festival. O estande integra o Short Film Market, que terá duração de 4 dias e contará com as presenças de organizações promotoras do cinema de curta-metragem de quase 40 países, entre eles Portugal, Suécia, Japão, Egito, Ucrânia e Colômbia, além da própria França. 
A Kinoforum organiza a representação do Brasil no Short Film Market desde 2011, graças a parceria com o Ministério das Relações Exteriores que possibilita a presença do estande Brazilian Shorts e da realização de uma festa de celebração e promoção do curta-metragem brasileiro através do Consulado-Geral do Brasil em Marselha.

Além da promoção dos curtas e do intercâmbio proporcionado aos cineastas brasileiros, a ação busca também divulgar a próxima edição do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que abre inscrições em fevereiro. Os deadlines são 31 de março (para filmes produzidos em 2023) e 29 de abril (para filmes produzidos em 2024). O evento chega este ano à sua 35ª edição e já tem data de realização definida: 22 de agosto a 1º de setembro de 2024.

A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades e projetos de apoio ao setor audiovisual brasileiro e de promoção da cidadania, com ações que focam na inclusão cultural e social. A Kinoforum também é responsável pela realização do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Supervisiona o desenvolvimento, o financiamento e a implementação de programas e políticas para cinema, TV, jogos digitais e novas mídias, fomentando o potencial econômico e criativo do setor audiovisual de São Paulo e promovendo seu impacto socioambiental e cultural.

O Consulado-Geral do Brasil em Marselha faz parte da rede de postos do Ministério das Relações Exteriores e apoia ações comerciais, culturais e de cooperação científica e tecnológicas brasileiras nos territórios das regiões administrativas da metade sul da França, incluindo a Córsega, assim como no Principado de Mônaco.

Conheça ao final detalhes da programação.

realização 
Associação Cultural Kinoforum
Spcine
Consulado-Geral do Brasil em Marselha

redes sociais
www.instagram.com/curtakinoforum/
www.facebook.com/kinoforum
www.linkedin.com/company/kinoforum/
twitter.com/Kinoforum
www.tiktok.com/@curtakinoforum
www.youtube.com/curtakinoforum

sites de interesse
Kinoforum: www.kinoforum.org 
Spcine: www.spcine.com.br 
Brazilian Shorts @ Clermont-Ferrand ISFF 2024: https://sites.google.com/kinoforum.org/kinoforumcf2024 
Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand: https://clermont-filmfest.org/ 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp