31/01/2024 às 20h13min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h02min

Festival CINE CICLO transforma a Ciclovia Rio Pinheiros em palco para a celebração do cinema e da arte

Projeto levará exibições gratuitas em quatro dias de fevereiro, promovendo a cultura cinematográfica ao ar livre

O. Monteiro
Divulgação
Nos dias 3, 4, 17 e 18 de fevereiro, a Ciclovia Rio Pinheiros será palco do Festival CINE CICLO, uma iniciativa que promete transformar a tradicional rota ciclística em um espaço vibrante para a celebração do cinema e das artes. O evento, patrocinado pela Sabesp por meio da Lei de Incentivo à Cultura, trará quatro dias repletos de exibições gratuitas, distribuídas em quatro painéis digitais localizados em pontos estratégicos da Ciclovia, além de uma tela fixa no acesso Miguel Yunes.

O CINE CICLO proporcionará uma experiência cinematográfica única, apresentando aproximadamente 30 filmes entre curtas, médias e longas-metragens brasileiros e vindos de diversos países ao redor do mundo: Estados Unidos, França, Emirados Árabes, Austrália, Canadá e outros. A curadoria é do Festival Rocky Spirit e busca oferecer ao público uma seleção diversificada, cuidadosamente selecionada, que aborda a temática do ciclismo, levando ao público uma consistente safra mundial de obras audiovisuais artísticas que tratam dessa temática.

A abertura da mostra contará com uma palestra inspiradora do paraciclista Filipe Magela, que encontrou na prática do ciclismo a motivação após um acidente que o deixou tetraplégico. A apresentação está marcada para o primeiro dia do evento, 3 de fevereiro, das 8h às 9h, no acesso de Miguel Yunes.

As atividades cinematográficas serão concentradas na Ciclovia do Rio Pinheiros, com as exibições ao ar livre utilizando uma tela de LED no acesso Miguel Yunes, que oferece estacionamento para o público. Além disso, os painéis localizados na Vila Olímpia, Parque do Povo, Estaiada e Pinheiros exibirão curtas e pílulas sobre ciclismo, garantindo uma distribuição democrática do conteúdo por diferentes bairros da cidade.

Sobre a Doc Service

Doc Service é uma empresa do setor sócio-cultural, criada em 2002 com a missão de desenvolver soluções culturais para o meio urbano social e implementar no mercado publicitário brasileiro novas tendências em comunicação. Também atua como idealizadora, gestora, realizadora e captadora de recursos de projetos culturais. Tem como grande premissa transformar a cidade, com o objetivo de gerar experiências cada vez mais qualificadas e acessíveis, contribuindo para que a ocupação urbana desperte cada vez mais o sentimento de pertencimento dos cidadãos com seu entorno.

De forma multidisciplinar e com expertise em acessibilidade e ações formativas qualificadas, realiza projetos na área de restauro de monumentos, intervenções culturais e artísticas, ativações culturais-educativas, no audiovisual e nas artes plásticas.

Sobre a Curadoria

Em 2024, o Rocky Spirit completa 14 anos de existência, sempre com exibições gratuitas e ao ar livre em parques de São Paulo e praias do Rio de Janeiro. O Festival Rocky Spirit apresenta os melhores documentários sobre vida ao ar livre, esportes e meio ambiente produzidos no Brasil e no mundo. Tudo o que faz parte do universo outdoor e que desafia a forma de ver a vida tem espaço no festival. O propósito é inspirar o público a buscar uma vida mais verdadeira, saudável e conectada com a natureza. Nesta parceria com o CINE CICLO, foram selecionados filmes com temas que unem quem ama pedalar: cicloviagens, superação, bom humor, grandes personagens, sonhos criados e realizados em cima da bike. Um programa para todos e todas as ciclistas.

Sobre Filipe Magela

Em maio de 2014, aos 22 anos, Lipe Magela tornou-se paraplégico após um acidente de moto no Capão Redondo, São Paulo. Durante a queda, quebrou três vértebras, quatros costelas, deslocou o ombro esquerdo e sofreu parada respiratória. Após 10 dias internado, passou por cirurgia com a colocação de 10 parafusos, duas placas e uma haste na coluna. Sua recuperação incluiu períodos no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, onde aprendeu a usar a cadeira de rodas e se envolveu no paraciclismo.

O esporte se tornou crucial para sua reabilitação, proporcionando liberdade e autoestima. Lipe conheceu a handbike na instituição e, com o apoio da ONG Pernas de Aluguel, participou de corridas de rua, buscando competitividade. Com a campanha #PedalaLipe, arrecadou fundos para adquirir uma handbike mais leve. Atualmente, compete na categoria H5, sendo vice-campeão brasileiro em 2017 e 2018, e sonha em participar das Paralimpíadas de Paris em 2024.

Sobre a Ciclovia Rio Pinheiros

A Ciclovia Rio Pinheiros é uma ciclovia localizada em São Paulo, na margem leste do Rio Pinheiros, correndo paralelamente à Linha 9 – Esmeralda da CPTM. Atualmente, ela conta com 21,5 quilômetros de extensão, sendo, portanto, a maior ciclovia da região metropolitana de São Paulo e cobrindo quase a totalidade da extensão do Rio Pinheiros. Ela é uma alternativa para o deslocamento diário e opção de lazer.
             
O acesso à Ciclovia é público e gratuito e seu funcionamento é diário, inclusive aos feriados.

Horário de funcionamento:
05h30 às 23h00 trecho Jaguaré – Estaiada
05h30 às 18h30 trecho Granja Julieta – Miguel Yunes

A Ciclovia possui nove acessos destinados ao uso exclusivo para trânsito de bicicletas:
•            Acesso de Miguel Yunes
•            Acesso da Estação Jurubatuba
•            Acesso da Estação Santo Amaro
•            Acesso da Ponte João Dias
•            Acesso da Estação João Dias
•            Acesso da Estação Vila Olímpia
•            Acesso do Parque do Povo
•            Acesso da Ponte da Cidade Universitária
•            Acesso Villa Lobos

Ficha Técnica

Realização: Doc Service
Patrocínio: Sabesp
Curadoria: Rocky Spirit
Apoio: Ciclovia Rio Pinheiros

Serviço

CINE CICLO
Datas: 03 e 04/02 (sáb e dom) / 17 e 18/02 (sáb e dom)
Horário: Das 8h às 12h
03/02 – Sábado – 8h – Abertura e palestra com Filipe Magela.

Local: Ciclovia Rio Pinheiros - Miguel Yunes – com estacionamento disponível
Nos painéis digitais da Ciclovia: Vila Olímpia, Parque do Povo, Estaiada e Pinheiros.

Entrada gratuita.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp