30/01/2024 às 09h05min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h02min

Dilemas educativos: como enfrentar os desafios na busca da educação ideal?

Andreia Carter, consultora pedagógica da Rede Pitágoras, traz dicas de como quebrar essa barreira

Julia Vitorazzo
FreePik
Educar uma criança pode não ser tão fácil, o dia a dia traz uma série de angústias e dilemas, envolvendo escolhas como selecionar a escola adequada, decidir sobre métodos de ensino e abraçar modelos educacionais contemporâneos.

Este cenário desafiador reflete as crescentes demandas e expectativas colocadas sobre os ombros dos pais modernos, à medida que buscam proporcionar a melhor experiência educacional para seus filhos.

A decisão de escolher uma escola não se resume apenas à proximidade geográfica ou à reputação da instituição. As famílias enfrentam a tarefa árdua de avaliar abordagens pedagógicas, modelos educacionais e metodologias de ensino, buscando a harmonia entre as necessidades individuais de seus filhos e as práticas educacionais contemporâneas.

Segundo Andreia Carter, consultora pedagógica da Rede Pitágoras, normalmente os principais fatores de decisão são a estrutura da escola, o preço e o método de ensino.  “Estes aspectos são importantes, mas quando são considerados isoladamente, pode acontecer ao longo do ano uma frustração da família em relação a escola, uma vez que haverá uma parceria com o objetivo de formar os filhos. Família e escola precisam concordar em suas crenças e valores”, diz ela.
Muitos pais ficam em dúvida se o melhor é colocar os filhos ainda bem pequenos em uma escola que oferece toda a formação básica para que eles não precisem trocá-los de instituição, ou se o melhor é colocar os filhos pequenos em uma escola menor, por sentirem mais segurança.
“O mais importante é buscar compreender o que é mais importante para os filhos em cada fase e para isso, existem hoje em dia muitas fontes de estudo como também, excelentes profissionais para orientar”, alerta a consultora pedagógica.
Na prática, o ideal é que as famílias coloquem em ordem de prioridade o que é inegociável para a escolha da escola. Por se tratar da formação dos filhos, o que deve encabeçar a lista de prioridades para a escolha é a filosofia da escola. O que ela defende? No que acredita? Quais valores e princípios a escola defende?
A partir deste conhecimento, a reputação, os métodos de ensino e a equipe de professores devem ser o ponto de atenção. Os demais critérios devem ser priorizados de acordo com as possibilidades da família.
Andreia Carter comenta que “a mudança de escola como qualquer outra situação que a família possa enfrentar em outra área, só será leve e tranquila, se existir conexão entre o que os pais querem e o que a escola oferece.”
Ideias de critérios para a escolha da escola
Escolha de escolas baseada em metodologias educativas: Famílias estão cada vez mais optando por escolas que adotam métodos de ensino inovadores, como o aprendizado baseado em projetos. Essas abordagens buscam estimular a criatividade, a independência e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.
Educação Personalizada e Tecnologia: A integração da tecnologia na sala de aula tornou-se uma consideração crucial. Famílias enfrentam o desafio de equilibrar o uso de dispositivos eletrônicos na educação de seus filhos, buscando personalização e interatividade sem sacrificar a qualidade da experiência educacional.

Rede Pitágoras: O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos.

Mais informações à imprensa:
Mira Comunicação
Juliana Miranda
Carolina Bessa
Julia Vitorazzo
[email protected]








 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp