30/01/2024 às 14h21min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h02min

Confira os melhores momentos da cobertura NINJA da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Dando início ao calendário do ano, Cine Ninja e Minas NINJA se uniram na Casa NINJA Tiradentes para mergulhar nas múltiplas dimensões do cinema brasileiro, durante a 27ª Mostra de Tiradentes

Henrique Aragão
https://midianinja.org
Mídia Ninja

A Cine Ninja marcou presença na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que inaugurou o calendário dos festivais de cinema brasileiros e celebrou a diversidade e a riqueza do cinema nacional contemporâneo. Com uma equipe composta majoritariamente por mulheres, a comunidade de cinema cobriu a Mostra, que aconteceu de 19 a 27 de janeiro e reuniu cineastas, artistas, representantes do poder público e entusiastas do audiovisual.


Com 145 filmes programados, o encontro apresentou uma ampla variedade de produções, incluindo 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens, originários de 20 estados brasileiros. Essa diversidade reflete a riqueza cultural e artística do país, proporcionando ao público uma imersão em narrativas e estilos diversos.

 

As produções foram distribuídas em diferentes mostras, como Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Autorias, Deslumbramento, Invenção, Clássicos de Tiradentes, Olhares Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Jovem, Regional, Valores, Mostrinha e Filme de Encerramento. 


Já para o Minas NINJA  o evento serviu de cenário para a discussão e planejamento de projetos da rede em 2024, concentrando esforços na execução de iniciativas que abrangem o circuito mineiro, a itinerância do "Festeja Tradição Mineira" em Belo Horizonte e a promoção de políticas públicas para a cultura e audiovisual. 

Legenda: Equipe da Cine Ninja também entrevistou a atriz Mel Lisboa durante a 27ª Mostra  
 

Talles Lopes, cientista social, ativista cultural e co-fundador do Fora do Eixo e da Mídia NINJA e liderança do Minas NINJA, descreveu a experiência: “Nos últimos dois anos, o Minas Ninja e o Cine Ninja unem forças para realizar a Casa Ninja Tiradentes durante a mostra de cinema na cidade. Essa colaboração é parte de um ecossistema construído pela Mídia Ninja, especialmente pelo Minas Ninja. Além de acompanhar o evento cinematográfico, a Casa Ninja proporciona um espaço crucial para os coletivos de Minas Gerais se encontrarem, planejarem o ano, conspirarem e celebrarem a vida, contribuindo significativamente para a experiência coletiva durante o festival.”.


Talles ressalta a importância das parcerias: “Não posso deixar de falar também da parceria que a gente tem com o Plano B Tiradentes. Um importante espaço cultural da cidade que nos acolhe pelo segundo ano seguido. Esse ano com uma novidade, a gente também fez uma festa Ninja durante a semana. Enfim, então são grandes parceiros. Mariano Mariana, né que estão aí junto com a Casa Ninja Tiradentes e o plano B Tiradentes.".


A cobertura completa da Mídia NINJA na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes está disponível em nas redes sociais e site da mostra. Acompanhe essa jornada cinematográfica, explorando as formas do tempo no rico cenário do cinema brasileiro contemporâneo.

Legenda: Equipe da Cine Ninja, este ano formada majoritariamente por mulheres, com Babi Colen, homenageada da Mostra 2024. 


Destaques da Cobertura NINJA:

 

Karina Nésio, Produtora, Escritora e Artista visual colaborou com a cobertura e destacou os pontos altos da cobertura: “A entrevista emotiva com Matheus Nachtergaele, a exibição de 'Mussum', o Filmis, a presença de Juca Ferreira, planejamentos para 2024, exploração pela cidade, atividades culturais, contato com a natureza, almoço coletivo, forró, debates sobre audiovisual e a memorável festa Ninja em colaboração com o Plano B. A Casa Ninja Tiradentes 2024 foi um sucesso, unindo cultura, arte e celebração. Agradecemos a todos e aguardamos futuras edições impactantes.”.

 

Karina também elogiou a qualidade dos debates: “Os debates sobre audiovisual foram destacados por sua relevância e profundidade, contribuindo para enriquecer ainda mais o ambiente intelectual do evento.”.


Abertura Memorável: A cerimônia de abertura, realizada na noite de 19 de janeiro, foi marcada por uma performance audiovisual que explorou a temática central desta edição, "As formas do tempo". Com a Cine-Tenda repleta, a noite também foi iluminada pelas homenagens ao cineasta André Novais e à atriz Bárbara Colen, destacando suas contribuições únicas ao cinema brasileiro.


 

Encontros e Reflexões: O Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, que teve sua segunda edição este ano, proporcionou uma plataforma para a reflexão propositiva. Coordenado por Débora Ivanov, Mário Borgneth e Raquel Hallak, o fórum reuniu profissionais do setor para celebrar conquistas, discutir desafios e formular perspectivas para o ano de 2024.

 

Homenagens: André Novais e Bárbara Colen: O cineasta mineiro André Novais Oliveira e a talentosa atriz Bárbara Colen foram homenageados nesta edição da Mostra. Suas trajetórias individuais, marcadas por uma contribuição significativa ao cinema de Minas Gerais e do Brasil, foram celebradas como parte do rico patrimônio cinematográfico do país.

 

Entrevistas Exclusivas: A equipe da Cine Ninja esteve presente nas ruas e nos bastidores da Mostra, conduzindo entrevistas com importantes personalidades do cinema brasileiro. O coletivo conversou com Kleber Mendonça Filho, Bia Lessa, Mel Lisboa, Matheus Nnachtergaele o ex -ministro da cultura Juca Ferreira e muito mais, explorando suas visões sobre o audiovisual brasileiro e os desafios enfrentados pelo setor.

Legenda: Bia Lessa em conversa com a Cine NINJA após exibição do seu  "O Diabo Na Rua No Meio do Redemunho," inspirado em "Grande Sertão: Veredas,"  durante a 27ª Mostra de Tiradentes.
 

Bia Lessa exibiu seu novíssimo filme "O Diabo Na Rua No Meio do Redemunho,"  baseado na obra clássica de Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas". Com um elenco estelar, incluindo Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Clara Lessa e Daniel Passi, a produção aborda questões profundas relacionadas à obra original. 


A diretora compartilhou insights valiosos sobre o filme durante uma entrevista com a Cine NINJA, enquanto os atores Lucas Oranmian e Leonardo Miggiorin discutiram o processo criativo e de preparação para o longa. O lançamento do filme nos cinemas é aguardado com expectativa, após sua exibição na mostra cinematográfica.

Legenda: Hirelli, Ana Pessoa, Lilianna Bernartt e Sé Souza, da equipe da Cine NINJA entrevistam cineasta Kleber Mendonça Filho 
 

O renomado cineasta Kleber Mendonça Filho, célebre por obras como "Bacurau", "Aquarius" e "Retratos Fantasmas", marcou presença na 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Participando ativamente do evento, o diretor recifense enriqueceu a discussão na mesa "Quais as formas do tempo no cinema contemporâneo brasileiro?", explorando a intrincada relação temporal presente em diferentes aspectos de nossa cinematografia. 

 

Após o debate, Kleber , o cineasta compartilhou, numa conversa exclusiva com a Cine Ninja, insights sobre o tema da mostra, discutindo também sobre sua notável contribuição para o cenário cinematográfico brasileiro.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp