29/01/2024 às 11h55min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h06min

Moda em dobro na França: entenda as diferenças entre Semana de Alta Costura e Paris Fashion Week

Consultora de imagem comenta os dois momentos e explica a principal característica que os diferencia 

Jéssica Oliveira
Reprodução: Instagram Schiaparelli
Até quinta passada (25), Paris respirou a Haute Couture, ou Semana de Alta Costura, que começou com Schiaparelli e Dior, e terminará com Fendi e Maison Margiela. Mas cerca de um mês depois começa a Paris Fashion Week, marcada para acontecer de 26 de fevereiro a 5 de março, que também trará gigantes da indústria da moda. Mas o que difere as duas semanas? Por que ter dois grandes momentos dedicados à moda quase seguidos na capital francesa? 

Camile Stefano, consultora de moda e imagem, resume em uma palavra: exclusividade. Exclusividade essa que começa muito antes de acontecer o evento. A especialista explica que, para estar na Haute Couture, as marcas precisam seguir critérios diferenciados e mais restritos, como fabricar vestimentas feitas sob medida; ter ateliers de costura sediados em Paris; fazer a costura das roupas à mão; ter no mínimo 20 profissionais em cada atelier (entre eles costureiros, bordadeiras, alfaiates); fazer desfiles anuais em janeiro e em julho; e ter pelo menos 25 looks por coleção.

Enquanto essas restrições para a Semana de Alta Costura fecham o grupo em poucas grifes, a Paris Fashion Week, apesar do foco e visibilidade ficar concentrado também nos maiores nomes, tem muito mais marcas participando. Tudo isso reflete ainda no objetivo das roupas apresentadas e cada semana tem foco em um público diferentes.

“As peças da Semana de Alta Costura podem ser produzidas de forma exclusiva a interessados. Já as peças do PFW são de coleção da marca e oferecidas nas lojas. Ou seja, a PFW é o prêt-à-porter, pronto para vestir, enquanto a Semana de Alta Costura é apenas para quem busca peças extremamente exclusivas e que está disposta a pagar por isso”, explica Camile.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp