29/01/2024 às 12h46min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h04min

Pluxee capacita mulheres negras empreendedoras em gestão de negócios

Parceria com Aliança Empreendedora levou curso gratuito a 150 donas de pequenos negócios no ramo de alimentação e selecionou cinco destaques para receberem mentoria e incentivo financeiro  

Gabriella Oltramari Romancini
Pixabay

São Paulo, janeiro de 2023.

 

Edimea Thereza e Ana Carol Silva são mulheres negras empreendedoras que apostaram no talento para transformar doces em negócios. Descendente de quilombolas, Edimea fundou o Quilombo Doces, onde apresenta releituras de receitas que fazem parte da sua história e ancestralidade. Já Ana Carol mistura os sabores da Amazônia aos seus bolos, tortas e docinhos vendidos na Doces Granulados. Além de talento e garra, ambas têm em comum a dificuldade de todo o empreendedor: gerenciar seu negócio e abrir canais de vendas, ao mesmo tempo em que estão à frente da produção. 

 

Elas fazem parte de um grupo de empreendedoras que recebeu apoio da Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos. Em parceria com a Aliança Empreendedora, ONG que capacita e apoia microempreendedores formais e informais de todo o Brasil, a Pluxee ofereceu um curso gratuito sobre gestão de negócios para Edimea, Ana Carol e mais 148 mulheres pretas e pardas, que atendem ao ramo da alimentação. Com duas semanas de duração, a capacitação foi ministrada pelo Whatsapp por meio de conteúdos interativos em vídeos, imagens, áudios e textos.  

 

“O objetivo do curso foi levar conhecimento em gestão por meio de análises, reflexões e propostas de atividades práticas para uma parcela muito importante da população que movimenta a economia local, que são as mulheres que administram pequenos negócios. Ao fortalecer a atuação dessas empreendedoras, geramos mais possibilidades de negócio e crescimento tanto para elas quanto para a comunidade onde atua”, afirma Antonio Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Pluxee. 

 

O formato totalmente digital, em um canal amplamente usado por empreendedoras que é o Whatsapp, favoreceu o acesso às aulas e a comunicação entre alunas e a facilitadora que conduziu a capacitação. Por meio de linguagem simples, resumida e direta, o conteúdo foi composto por temáticas como inovação, gestão financeira, precificação, parcerias, relacionamento com fornecedores, divulgação online e planejamento estratégico. O certificado do curso foi concedido a quem assistiu a todas as aulas propostas, participou das conversas no grupo e entregou pelo menos três dos cinco desafios propostos durante o período de capacitação. 

 

“Capacitar e apoiar o crescimento do negócio de mulheres negras está alinhado à nossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa e Diversidade, Equidade e Inclusão. O programa traz essas mulheres para um patamar mais profissional e amplia seu conhecimento em ferramentas que proporcionam o crescimento sustentável de seus estabelecimentos, declara Fabiana Galetol, Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee.

 

A empresa contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua e lidera o setor de benefícios em práticas ESG, promovendo escolhas responsáveis e sustentáveis que melhoram a qualidade de vida dos seus colaboradores, consumidores, clientes, estabelecimentos parceiros, comunidades locais e a sociedade. A companhia tem como estratégia gerar negócios cada vez mais sustentáveis para os estabelecimentos credenciados e demais atores do ecossistema de alimentação.

 

Como ocorreu a capacitação 

Realizado em 2023, o curso recebeu 632 inscrições, das quais 109 foram classificadas como válidas. Do total, 30% dos registros partiram de empreendedoras com estabelecimentos credenciados para aceitar os cartões de benefícios da Pluxee. A capacitação resultou em 93 pessoas certificadas.

 

Ao final, o programa teve 38 empreendedoras destaque, que responderam aos 5 desafios propostos e passaram pela avaliação de três especialistas em quesitos como afinidade com o projeto, histórico empreendedor, qualidade nos resultados, conhecimento do seu negócio e potencial de desenvolvimento. 

 

Os avaliadores levaram em consideração a relação entre o perfil da empreendedora e seu negócio aos objetivos do projeto e identificaram o talento de cada uma para gerenciar as atividades, levando em consideração as competências e habilidades necessárias. A compreensão do conteúdo proposto, a coerência e a coesão nos trabalhos entregues também foram pontos importantes, já que comprovam a absorção da capacitação. Foi considerado, ainda, o domínio, conhecimento e clareza que a profissional tem do seu negócio, bem como seus planos de crescimento. 

 

“Quando me inscrevi no projeto, sabia que algumas mulheres que se destacassem seriam escolhidas para receber mentoria, curso de gestão de bares e restaurantes e aporte financeiro. Me dediquei ao máximo e fui uma das selecionadas! Esse reconhecimento vale muito para uma empreendedora e fico feliz por ter tido a oportunidade de estar entre às destaques e de conhecer outras mulheres incríveis. Espero que seja o primeiro de muitos que vou participar” comemora Ana Carol, da Doces Granulados.
 

Ao final do programa, cinco participantes foram recebidas em um evento presencial na Pluxee, em São Paulo, entre elas Edimea e Ana Carol, onde puderam se conhecer e aproveitar para construir uma rede de apoio. Receberam uma bolsa de estudos para o curso Gestão Bares & Restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apoio financeiro de R$ 3 mil para o desenvolvimento de seus empreendimentos e acesso gratuito, por seis meses, ao app de telemedicina Apoio Pass, que oferece atendimento online de médicos e enfermeiros 24h, 7 dias da semana. Além disso, as empreendedoras receberam mentoria individual durante quatro meses, realizada pela Aliança Empreendedora, para auxiliar no desenvolvimento dos seus negócios. 

 

Conheça as empreendedoras vencedoras

Dentre as cinco empreendedoras de destaque, quatro são do ramo da confeitaria e uma delas é especializada em marmitas:

 

Fernanda Vieira é dona do Doces da Fhê (@docesdafhe). Ela faz bolos festivos, docinhos para a festa, chocolates artísticos e brownies;

Michelle Ferrari tem uma confeitaria (@michelleferrariconfeitaria), faz doces variados e disponibiliza aulas e dicas sobre confeitaria; 

Julia Alves é proprietária do Aromas Marmitas (@aromasmarmitas) e prepara marmitas congeladas tradicionais e para dietas vegetarianas e lowcarb; 

Ana Carol da Silva criou a Doces Granulados (@doces_granulados) e faz doces variados com sabores da Amazônia;

Edmea Thereza está à frente da Quilombo Doces (@quilombo.doces), é nutricionista e faz doces com receitas ancestrais.

Sobre a Pluxee 
 

A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e incentivos para trabalhadores, que abre um mundo de oportunidades para ajudar todos a aproveitarem mais do que realmente importa em suas vidas. Por meio de um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais implantadas em 31 países, a companhia cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos indivíduos no trabalho e fora dele. Desde vale-refeição, vale-alimentação, vale cultura, vale presentes até soluções de bem-estar e mobilidade, os produtos e serviços são criados para trazer mais valor às pessoas.

 

A empresa contribui para amplificar o poder de compra e promover o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores em todo o mundo. Acompanha 500 mil clientes no desenvolvimento de relações mais significativas que melhoram o engajamento dos seus funcionários e simplifica a vida de 1,7 milhão de estabelecimentos todos os dias.

 

Apoiada na forte herança da Sodexo Benefícios e Incentivos, a Pluxee, com os seus 5 mil colaboradores, está empenhada em aumentar a sua influência como líder em responsabilidade social corporativa (CSR), proporcionando aos seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazerem escolhas mais sustentáveis e mais saudáveis todos os dias.

 

Informações à imprensa

JeffreyGroup Brasil
pluxee@jeffreygroup܂com
Bruna Ortega | (11) 98267-012 
Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565 
Simone Sabatini | (11) 99742-1111 
Daniela Teixeira | (11) 3185-0878


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp