29/01/2024 às 16h58min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h02min

Associações APIMA e BRAVI abrem convocatória para promover coproduções audiovisuais entre Argentina-Brasil

Convocatória, aberta hoje, promove projetos de coprodução de longas-metragens de ficção, animação e/ou documentário realizados por produtoras independentes dos dois países

2PRÓ Comunicação
https://bravi.tv/
Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Convocatória para Desenvolvimento de Projetos de Coprodução entre Argentina e Brasil, promovida pela APIMA - Associação de Produtores Independentes de Mídias Audiovisuais da Argentina e a BRAVI - Brasil Audiovisual Independente. A convocatória, anunciada na última edição do Ventana Sur, no final de novembro de 2023 em Buenos Aires, visa criar uma rede de networking entre produtoras dos dois países, além de promover um ambiente fértil para colaboração em processos criativos do setor audiovisual dos dois países, incentivando a evolução de projetos para as próximas fases de desenvolvimento, financiamento e produção.
 

“Para além do networking, a convocatória lançada trará informações sobre mecanismos e legislações de cada país em uma experiência de compartilhamento que permitirá o desenvolvimento mais robusto para as coproduções, inclusive já buscando aderência às linhas de coprodução lançadas no Brasil pela ANCINE. Trata-se de um passo de continuidade a ações de associações independentes como APIMA e BRAVI”, aponta Mauro Garcia, diretor executivo da BRAVI. Mario Levit, diretor executivo da APIMA, completa: “Esta convocatória é uma ação excepcional. Criativos, roteiristas e produtores dos dois países contarão com o apoio e incentivo de duas associações de produtoras do Brasil e da Argentina para desenvolver as coproduções que sempre quisemos fazer, e ao mesmo tempo promoverá encontros entre as partes para conhecer as características da produção e distribuição de conteúdos entre os dois países.”
 

Os dez projetos finalistas serão aqueles que, além de suas virtudes artísticas, tenham maior potencial de coprodução orgânica entre Argentina e Brasil, cumprindo as condições e limitações dos dois acordos de coprodução existentes, o Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica e o Acordo de Coprodução Argentina - Brasil.
 

PRÊMIOS
 

Os dez projetos selecionados (cinco do Brasil e cinco da Argentina) participarão de reuniões, palestras e workshops com representantes das duas associações sobre mecanismos de financiamento, incentivos públicos e processos de coprodução, além de receber um certificado de participação no programa APIMA e BRAVI – Desenvolvimento de projetos de coprodução entre Argentina e Brasil.
 

Além disso, os projetos argentinos selecionados receberão, cada um, duas credenciais Industry para o Rio2C 2024, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Os custos de voo, hospedagem e alimentação não estão incluídos.
 

Dos cinco projetos brasileiros selecionados, quatro (determinados pelo júri) receberão prêmios para realização do teaser:

  • A LAHAYE oferecerá um pacote de serviços de finalização de imagem para o teaser, incluindo o uso de equipamentos, aplicativos e infraestrutura para uma diária de modelagem on-line e cinco diárias de correção de cores, com delivery em DCP e outros formatos;
  • A JAVIER RUIZ oferecerá duas diárias de mixagem imersiva para um teaser em "Professional Sound Art", estúdio Dolby Atmos aprovado pela Dolby Labs e liderado por Javier Ruiz (profissional certificado Dolby). O delivery será em formato Dolby Atmos 5.1 Stereo;
  • A GANDHI oferecerá um pacote de cinco diárias de equipamentos de câmera (ARRI / SONY) e lentes (Leica/Cooke) para filmagem do teaser.
     

DATAS
 

As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro, e podem ser feitas através deste formulário. A divulgação dos selecionados será feita até o dia 20 de março nos sites da APIMA e da BRAVI.
 

A inscrição de cada projeto terá um custo de US$ 10,00 (BRL 50,00 / ARS 12.500); associados APIMA e BRAVI têm 20% de desconto na inscrição. A convocatória completa, informações sobre documentos necessários para inscrição e formas de pagamento da inscrição estão relacionadas no formulário de inscrição disponível no link acima.
 

Em caso de dúvidas, os interessados deverão entrar em contato através dos e-mails international@braziliancontent.com (BRASIL) ou midia܂moon24@gmail܂com (ARGENTINA).
 

A convocatória tem apoio do Brazilian Content, projeto de promoção de exportação de audiovisual brasileiro promovido pela BRAVI, e das empresas argentinas Gandhi EquiposJavier Ruiz e Lahaye Media.
 

SOBRE A APIMA

Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales (APIMA) é uma entidade que foi criada em 1994 na Argentina, e que hoje conta com mais de noventa associados, promovendo a federalização e a diversidade cultural e incorporando uma abordagem transversal com perspectiva de gênero. A APIMA é um espaço onde projetamos e trabalhamos para o futuro da indústria audiovisual, promovendo a produção nos meios audiovisuais.

Para mais informações, acesse. 
 

SOBRE A BRAVI

BRAVI - Brasil Audiovisual Independente é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1999 com o objetivo de reunir e fortalecer empresas dedicadas à produção e distribuição de conteúdo para televisão e mídia digital no mercado nacional e internacional. Por meio de projetos de capacitação, ações institucionais e alianças sólidas, com apoio dos governos federal, estadual e municipal e outras instituições do audiovisual e da indústria criativa, a BRAVI é hoje uma das maiores e mais atuantes associações do setor audiovisual no Brasil. A associação atualmente reúne 677 empresas em 21 estados das 5 regiões do país, sendo responsável também pelo projeto de promoção de exportação de audiovisual brasileiro independente Brazilian Content. A BRAVI também foi criadora do RioContentMarket em 2011, evento que atualmente integra o Rio2C, um dos maiores e mais importantes eventos de economia criativa do hemisfério sul.

Para mais informações, acesse.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp