24/01/2024 às 15h42min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h06min

Como cuidar dos cabelos no verão para evitar danos

Você sabia que o excesso de sol pode ser a causa da queda capilar e ressecamento dos fios? Especialista ensina como manter a saúde das madeixas

Adriana Fernandes
Freepik

Na estação mais quente do ano, os cuidados com os cabelos dobram, mas não é apenas a praia e a piscina que podem danificar as madeixas, o excesso de exposição à luz solar pode ser a causa de problemas capilares e no couro cabeludo. Por isso, para curtir as altas temperaturas com segurança e fios saudáveis, é fundamental abusar de produtos com proteção UVA/UVB, além de manter a hidratação em dia.

O especialista da Avlon, Ivan Isidio, explica que muitas pessoas chegam ao salão de beleza comentando sobre perceberam um desbotamento da cor das madeixas ou reclamando de queda capilar, o que pode passar despercebido na rotina, na verdade, é um sintoma do excesso de sol - algo que aumenta muito durante o verão.

"A exposição solar excessiva pode levar à vermelhidão, à queimadura, à sensibilidade e até a pequenas bolhas com líquidos no couro cabeludo, ocasionando desbotamento e a queda capilar, isso gera uma condição que afeta os folículos capilar e induz a uma queda transitória, ou seja, por um determinado período, mas que ainda assim afeta diretamente a autoestima", detalha.

Produtos capilares com proteção UV funcionam?

A resposta é sim. Muitas pessoas já tiveram a experiência de voltar para a casa com a pele ardendo por conta do sol, o mesmo acontece com os cabelos, mas como não há um incômodo direto, o problema é facilmente ignorado. Apenas meses depois, com o aumento do ressecamento, pontas duplas, desbotamento da cor ou até demora excessiva para o crescimento dos fios, é que os efeitos da falta de cuidado podem ser sentidos.

"Usar produtos capilares com proteção UVA e UVB ajuda a manter a proteção do fio intacta e reduz a perda de água e nutrientes. Assim, o cabelo fica hidratado, nutrido e forte por mais tempo. Os mais recomendados são os leave-ins, como os da linha Keracare e Uberliss, isso porque como o produto fica no cabelo ao longo do dia, a proteção e os cuidados reparadores da fibra capilar são mais efetivos", aponta o especialista

Cuidados pós-praia e pós-piscina 

Os cuidados com o sol são permanentes, mas quando o verão vem acompanhado de mergulhos na praia ou na piscina, os fios exigem um cuidado adicional. O cloro presente nas piscinas é prejudicial para a saúde capilar, não são apenas as loiras que devem se preocupar com a coloração esverdeada que pode ficar nos cabelos, de maneira geral, acontece a retirada dos óleos naturais do cabelo, deixando-os secos e danificados, consequentemente tornando-os fracos e sem vida, conta a profissional.

Já a água do mar pode levar danos à estrutura dos cabelos devido a velocidade com que o sal acelera a desidratação dos cabelos e o resultado é comum e uma das principais queixas após as férias: fios secos, quebradiços, opacos e ásperos.  Para fugir disso, a receita é simples: o uso de cosméticos capilares é a prática mais comum para o tratamento pré e pós praia e piscina. Seja de maneira preventiva ou corretiva, o ideal é proteger o fio antes e depois para repor a hidratação.

"Tudo começa por uma boa hidratação, beber muita água é fundamental, mas o uso adequado de produtos de alta performance é outro ponto importante. Usar protetores de fio como o Uberliss Smoothing Leave-In e o Keracare Leave-In Conditioner antes de entrar no mar ou na piscina, pode amenizar os danos. Em casa, é hora de repor os nutrientes perdidos com uma linha de tratamento adequada para cada tipo de cabelo, sejam lisos, cacheados, com química ou coloração".

Cabelos bonitos no verão

Para finalizar, antes de atividades ao ar livre, o ideal é caprichar nas máscaras de hidratação ou nutrição, passar um leave-in com proteção solar adequado para cada tipo de cabelo, e, dependendo do clima e da ocasião, usar bonés ou chapéus para criar uma barreira física contra os raios solares, sobretudo pensando no couro cabeludo. São cuidados simples, mas que garantem madeixas bonitas e saudáveis o ano todo.

Para mais dicas e produtos para manter os cabelos saudáveis no verão, acesse: www.avlon.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp