23/01/2024 às 17h27min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h01min

Rainha de Copas, contemplada pelo edital MAR, celebra a força das gerações de mulheres nas ruas de São Paulo

Obra da artista Tikka Meszaros revitalizou também o muro do CCA Santo Expedito.

Tatyanna Hayne
TH Comunicação
Divulgação

O Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo já está embelezando as ruas da região Sítio do Morro com uma contextualização artística única. Rainha de Copas contemplada pelo edital celebra a força das gerações de mulheres nas ruas de São Paulo. Obra da artista Tikka Meszaros revitalizou também o muro do CCA Santo Expedito.

O embasamento teórico e técnico do projeto envolveu a pesquisa sobre o papel das mulheres em diferentes culturas e épocas, a simbologia da Rainha de Copas e a utilização da técnica de graffiti para compor a obra. O projeto busca transmitir essa mensagem por meio de técnicas de pintura e desenho que evocam a imagem da Rainha de Copas e sua energia. “A arte Rainha de Copas é uma homenagem às mulheres, aos seus passados, ao seu carinho e sabedoria que é repassada entre mulheres e gerações”, conta Tikka.

Atuando como parceiras, as produtoras LB Cultura Circular e Magnólia Produções,  tiveram projetos de mais três artistas contemplados pelo Edital Mar - iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura.  Lady Guedes, Geo Cardoso e Bru Yeah, trazem também visões únicas e estilos excepcionais para promover a arte urbana na cidade de São Paulo.

A obra Rainhas de Copa de Tika já pode ser vista na Rua Brigadeiro Xavier de Brito, 335 - Sítio do Morro e mede 35m x 3,10m.

Este projeto foi realizado com recursos financeiros do Projeto MAR – Museu de Arte de Rua - Edital no 03/SMC/2023 - Secretaria Municipal de Cultura - SP. 


Sobre Tika Meszaros

Conhecida por sua habilidade em mesclar elementos de fantasia com a realidade, nascida em São Paulo em 1986, Tika começou a fazer graffiti em 2002, logo se encantou com a possibilidade de interagir com o cotidiano das pessoas inserindo um universo mágico em seus caminhos.

Seus personagens, a maioria femininos, misturam doçura e soturnidade em um contexto lúdico, quase infantil. A forte expressão, mas quase contraditória, permite que o espectador interprete sua arte como mais se identifica, de acordo com seu próprio estado emocional.

Durante sua trajetória já foi citada como um dos 5 grandes artistas do país, participou de eventos importantes como a I Bienal internacional de graffiti e a I e III Bienal de graffiti Fine art, e já expôs seus trabalhos em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Nova York, Los Angeles, Washington, Annapolis, Londres e Paris.

Sobre o Museu de Arte de Rua (MAR):

O Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio de edital da Secretaria de Cultura, que fortalece a arte feminina urbana, começa 2024 com força nas ruas de São Paulo, numa contextualização artística única. Nesta edição, os projetos de intervenções de arte urbana foram contemplados em nove temas diferentes - Infância e Juventude, LGBTQIAP+, Maturidade, Meio Ambiente, Mulheres, Negritude, Povos Indígenas, Trabalhadores e Tema Livre - e se enquadram em cinco categorias distintas características da Arte Urbana (graffiti, estêncil, cartazes, lambe-lambe e fotografias instaladas em paredes). 

O projeto, criado em 2017, busca o fortalecimento e reconhecimento da pluralidade das ações de Arte Urbana. Nesta edição, a iniciativa buscou tornar o processo mais inclusivo e plural, aprimorando a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliando seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo com obras espalhadas pelas cinco macrorregiões da cidade, transformando a cidade em um verdadeiro museu a céu aberto, interferindo na paisagem da população da maior metrópole da América Latina. 

Sobre a LB Cultura Circular 

A LB Cultura Circular tem no seu histórico nesses mais de 10 anos de atuação, a realização de centenas de projetos culturais, pautados na criatividade e na sustentabilidade, com atuação nas cidades de São Paulo, Recife e Bahia.
Conectadas com a agenda 2030 da ONU, as ações de impacto da LB estão focadas na ocupação e transformação de territórios criativos e sustentáveis, na construção de redes colaborativas e na curadoria de projetos criativos, que contemplam diversas linguagens artísticas, promovendo educação através da arte e impulsionando a economia criativa, gerando negócios, conexões e novas perspectivas.

Sobre a Magnólia Produções 

A Magnólia Produções atua desde 2014 na criação de soluções culturais que tenham um impacto significativo em nossa sociedade, utilizando a arte e a criatividade como ferramentas e oportunidades para desenvolvimento, ampliação de horizontes e construção de um novo futuro. Pautadas nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as ações da empresa promovem um futuro com cultura de forma criativa e colaborativa por meio de eventos, exposições e publicações editoriais para a criação de um ecossistema cultural vibrante capaz de impactar positivamente a vida das pessoas e comunidades. ”Buscamos estabelecer parcerias sólidas e duradouras com outros agentes culturais, organizações e empresas que compartilhem nossos valores e visão de mundo. Juntos, potencializamos a nossa cultura para transformações positivas e construção coletiva como caminhos para um futuro mais sustentável e igualitário” indica a diretora executiva, Priscila Oliveira.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp