17/01/2024 às 12h29min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h02min

Projeto Mundo da Leitura leva atividades de capacitação a profissionais de entidades e escolas em São Paulo

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Indorama Ventures, incluiu ainda a doação de baús com acervo com 50 títulos de livros infantojuvenis

Fibra Comunicação
Evoluir
 

Incentivar o gosto pela leitura como estratégia para a educação e formação integral dos futuros cidadãos. Com esse propósito, o projeto Mundo da Leitura proporcionou capacitação a 20 educadores de 10 diferentes organizações em São Paulo (SP) no final de 2023, incluindo entidades sociais e escolas, e beneficiando mais de 9 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças que frequentam as instituições contempladas. A iniciativa é da Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e foi patrocinada pela Indorama Ventures e viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

Além dos encontros formativos de três horas sobre estratégias para incentivar a leitura, cada uma das 10 organizações contempladas nesta edição do projeto - Pastoral da Criança, Associação Estrela da Manhã, ACEEM - Associação Cultural Educacional Esportiva Multidisciplinar, Associação de Moradores do Jardim Elizabeth II, Escola Estadual André Nunes, Escola Estadual Orlando Silva,  Centro de Educação Unificado (CEU) São Mateus, CEU São Rafael, CEU Rosa da China e CEU Alto Alegre - recebeu também um colorido baú, contendo 150 livros, sendo 50 títulos infantojuvenis.

 

“Foi uma grande satisfação trabalhar com essas pessoas nos encontros e constatar seu engajamento e entusiasmo com o projeto”, ressalta Francis Dias, formador e coordenador do Mundo da Leitura na Evoluir. “Um dos nossos objetivos é utilizar o amplo universo dos livros para promover cinco competências que consideramos essenciais para uma formação integral: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente. São habilidades valores que consideramos importantes para a vida; foi muito gratificante poder promover essa reflexão com gente engajada em mudanças sociais, que estão ali no dia a dia com crianças, jovens e pessoas adultas com dedicação para levar a leitura de qualidade aos espaços escolares e de outras possibilidades, como as associações de bairro, agora contando com o apoio do novo acervo”.

 

“Participar do Mundo da Leitura foi bem bacana”, diz Carina Gotardelo, articuladora cultural do DICEU (Divisão dos Centros Educacionais Unificados) São Mateus. “O projeto é maravilhoso, os livros são excelentes. Pode auxiliar muito os estudantes e professores, não só na aprendizagem, mas na vida. Acredito que o acesso à literatura diversificada é um ponto de destaque e espero que ele só cresça cada vez mais. A formação também foi maravilhosa!”.

 

“Adquiri vários conhecimentos que contribuíram para o processo de ensino dos meus alunos do 2º ano, pois todos os dias faço uma leitura inicial”, conta  Jhenifer Aline da Silva, professora da Escola Estadual Orlando Silva. “Colabora muito também para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da fala dos estudantes. É um projeto muito interessante, onde consigo, com base no que eu aprendi, ter um modo de leitura diferenciado. Fiquei feliz em ter participado”.

 

“É um projeto que visa trazer a criançada para o mundo das palavras, onde tudo é possível e imaginário, um mundo da fantasia, onde você pode criar diante de alguns textos”, avalia Carmen Rosa Olivares Cornejo Guilherme, representante da Associação Estrela da Manhã. “Um dos livros que achei mais interessante foi o Ernesto que, inclusive, li para profissionais do CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), que atende a crianças com condições como depressão, hiperatividade, dificuldades de aprendizado e Síndrome de Down, pois ele pode ser uma ferramenta a mais ali também. É impressionante como se pode fazer a diferença na vida de uma criança com tão pouco, ao apresentar a ela um livro. Podemos encantar e transformar essas crianças em jovens leitores, quem sabe escritores, ou mesmo que talvez não vá para esse caminho, fazer com que tenham apreço pelo mundo incrível da literatura”. 

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).

 

Sobre o Mundo da Leitura

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.

 

Sobre a Indorama Ventures

A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, com presença global de fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa inclui PET Combinado, Óxidos e Derivados Integrados e Fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, ou seja, segmentos de bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. A Indorama Ventures tem cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e receita consolidada de US$ 14,6 bilhões em 2021. A empresa está listada no Dow Jones Emerging Markets e World Sustainability Indices (DJSI). A Indorama Ventures está sediada em Bangkok, Tailândia, com 136 unidades fabris em 34 países (incluindo a Oxiteno).

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar pensamentos e sentimentos com nitidez por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp