16/01/2024 às 13h01min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h02min

Jovem ganha bolsa em Yale com projeto de próteses em impressão 3D

Gustavo Oliveira foi bolsista da Crimson Education, que abre inscrições para novo concurso de bolsas de estudos para ajudar brasileiros a passarem em universidades no exterior

Antonio José
https://www.crimsoneducation.org/br/
Divulgação

Prótese de braço e de dedos, cadeira de rodas vertical para humanos e para cachorros que substituem as pernas traseiras do animal e órteses feitas com impressão 3D concebidas para pessoas carentes são apenas alguns dos projetos que o jovem Gustavo Oliveira desenvolveu no Ensino Médio e que direcionaram seu futuro para a área de engenharia biomédica. Aos 18 anos, ele acaba de passar na Yale University, considerada uma das melhores e mais seletivas universidades do mundo, que também concedeu bolsa de estudos ao campineiro.

 

"Eu sempre fui acostumado a estudar e a tirar boas notas e na pandemia comecei a pensar em fazer faculdade fora, mas tinha aquela ideia de que tinha que ser um gênio para conseguir. Mas eu consegui", vibra Oliveira, que foi bolsista da Crimson Education, consultoria educacional voltada à preparação de estudantes para que tenham mais chances de admissão dos disputados processos seletivos de universidades do exterior e conquistem auxílio financeiro. Com a mentoria, ele aprimorou pontos como redação e entendeu que sua trajetória, até então, tinha muito potencial.

 

Participante do clube de robótica da escola em Rio Claro (SP), onde mora, Oliveira foi convidado a fazer parte do grupo denominado Empresa Júnior em 2021 e logo se interessou pela parte de próteses. "Eu já tinha interesse em exatas e tecnologia, mas meu irmão ficou doente e eu percebi que eu me expresso melhor cuidando, ajudando, do que através de palavras. Então me engajei a esses projetos de construção de próteses e órteses feitas com impressão 3D para pessoas de todo o Brasil que não têm condições de arcar com os tratamentos", conta ele, que pretende atuar na área celular e de doenças, para tornar recursos mais acessíveis e sustentáveis.

 

Enquanto não embarca para a universidade, já que passou em Early Action e as aulas começam apenas em agosto, Oliveira continua dedicando-se aos inventos, como um projeto que cria próteses de mamilos para mulheres mastectomizadas - que retiraram a mama para tratar um câncer, a criação de um leito para bebês com ossos de vidro e o EcoQuad, um carro construído a partir de bicicletas e placas solares usadas. "A minha mãe é professora e dizem que minha aptidão à matemática vem dela, mas a verdade é que a gente se cobra mais do que os nossos pais o fazem", diz o jovem, cujo pai é mediador de processos judiciais.


Crimson dá bolsa de estudos em 7ª edição do Bolsa Crimson Brasil

 

A Crimson Education abre as inscrições para a sétima edição da Bolsa Crimson Brasil, que vai selecionar dois estudantes para terem o suporte completo na preparação e envio de candidaturas para universidades dos Estados Unidos, Canadá, do Reino Unido ou Europa. A mentoria começa em fevereiro de 2024 e vai até julho de 2025 e inclui tutoria para provas, entrevistas e testes padronizados e orientação para solicitação de bolsas de estudo. Os assessorados da Crimson conseguiram mais de R$ 8 milhões em bolsas no último ano.

 

As inscrições para o programa são gratuitas e podem ser feitas até 29 de janeiro aqui nesse link. O processo inclui redação e entrevista e o candidato deve se formar no Ensino Médio ou técnico em 2023 ou 2024, ter nível de inglês avançado ou fluente, apresentar bom desempenho escolar, engajamento em atividades extracurriculares e demonstrar vontade de fazer a diferença. O resultado será divulgado dia 9 de fevereiro e a mentoria inicia no mesmo mês.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp