16/01/2024 às 10h34min - Atualizada em 17/01/2024 às 08h02min

Agronegócio: 5 documentários para entender mais sobre o setor

Produções audiovisuais reforçam transformações do mercado agro

PinePR
Shutterstock/Divulgação
 

É fato que o campo, os animais, as fazendas e tudo que esteja ligado ao universo rural chama a atenção do público e, em especial, daqueles que de alguma maneira estão diretamente ligados ao agronegócio. Em uma sociedade cada vez mais conectada com o alimento que consome, o setor tem se reinventado para mostrar ao mundo como a tecnologia pode ser uma aliada para transformar processos e torná-los mais sustentáveis. 

De olho nesse cenário, elencamos 5 documentários para quem deseja entender mais sobre o setor e sobre as transformações que estão sendo realizadas na área. Confira a seguir:

  1. Vida no Campo:

O documentário Vida no Campo foi produzido em uma parceria entre John Deere, Embrapa e o Ministério da Cultura. O filme mostra a história de cinco famílias, de diferentes regiões do país, que tiveram suas vidas no campo transformadas após a implantação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Essa estratégia de produção sustentável gerou um aumento significativo de produtividade nas terras dessas famílias. O filme está disponível no YouTube através deste link.

  1. A lei da água:

Produzido pela produtora O2 Play Filmes, o documentário “A lei da água” retrata as principais mudanças promovidas pelo novo Código Florestal. Para explicar o tema, o longa traz entrevistas com políticos envolvidos na reformulação e importantes personalidades do mercado agro. O documentário pode ser assistido por meio deste link no YouTube.

  1. Brasil orgânico:

O documentário faz uma viagem pelos biomas do país, retratando as histórias de pessoas que têm uma forte conexão com a produção orgânica no Brasil. As histórias vão desde a pecuária, da produção familiar até grandes propriedades e cooperativas. O filme está disponível no YouTube por meio deste link.

  1. Quando ouvi a voz da Terra:

“Quando ouvi a voz da terra” é um documentário que conta a história de Carmen Perez, uma produtora rural que, movida pelo desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais da fazenda, mudou os paradigmas da produção. Por um novo questionamento, ela decide embarcar em uma jornada tocante em outras terras. Em uma viagem pelo coração do Brasil, Carmen busca histórias de pessoas e lugares que compartilham da mesma vontade de produzir alimentos de maneira sustentável e em harmonia com a natureza. O documentário, dirigido por Nando Dias Gomes, pode ser assistido através deste link no YouTube.

  1. Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro:

Produzido pela Prosa Press, o documentário “Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro” visitou alguns dos principais ecossistemas brasileiros do agronegócio, destacando as últimas inovações tecnológicas que estão transformando a produção agrícola no país. O filme apresenta como a adoção de novas tecnologias pode aumentar a produtividade no campo, reduzir o uso de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais ao planeta. O documentário mostra como drones, inteligência artificial e outras soluções digitais estão ajudando os produtores a monitorar o solo, prever o clima, otimizar o uso de insumos e fertilizantes e reduzir o desperdício de água. Além disso, o filme aborda a importância da preservação da biodiversidade em áreas agrícolas e como os ecossistemas locais podem ser beneficiados por práticas sustentáveis.  O documentário está disponível no YouTube por meio deste link.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp